Rondônia, - 06:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
agroindústria de frango caipira em Candeias d
Cooperativa do assentamento Flor do Amazonas inaugura agroindústria de frango caipira em Candeias do Jamari
A agroindústria será inaugurada em Candeias do Jamari (RO) e é referência em sustentabilidade
Publicado Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017, às 14:08 | Fonte Jeanne Machado 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336291&codDep=50" data-text="Cooperativa do assentamento Flor do Amazonas inaugura agroindústria de frango caipira em Candeias do Jamari

  
 
 

Uma agroindústria para abate e processamento de frango caipira será inaugurada na quinta-feira (21), na zona rural de Candeias do Jamari (RO), a cerca de 50 quilômetros de Porto Velho, por um grupo de mulheres assentadas da Cooperativa de Agricultura Familiar Flor do Amazonas (Cooaffa). O empreendimento tem a participação da Santo Antônio Energia S.A. (SAE), governo do estado de Rondônia e Incra.A inauguração contará com as presenças do governador Confúcio Moura, do presidente da SAE, Roberto Junqueira Filho e do diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos.

A superintendência do Incra em Rondônia vem investindo desde 2011 na especialização em avicultura das famílias assentadas no Projeto de Assentamento Flor do Amazonas com o Crédito Apoio Mulher e capacitação através do programa de assistência técnica do órgão. A iniciativa prosperou e o grupo consolidado de mulheres participantes do programa do Incra inaugura a Agroindústria Familiar de Abate e Processamento de Aves. Com capacidade para abater até 500 aves por dia, a agroindústria receberá a produção das mulheres da cooperativa que também serão as gestoras do negócio.

O recurso para a construção dos aviários veio da própria cooperativa, O Incra, por meio do Programa Terra Sol, forneceu para o empreendimento os maquinários, instalações frigoríficas, móveis, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPIs), com um investimento de R$ 400 mil reais.

A Santo Antônio Energia (SAE) construiu a estrutura física da agroindústria, levou a energia trifásica, capacitou e criou a cooperativa, mantém o acompanhamento técnico e distribuiu calcário para correção do solo dos cooperados. O governo do estado de Rondônia fez o poço de abastecimento de água com 100 metros de profundidade, equipou com bomba e também doará um caminhão de pequeno/médio porte refrigerado para a entrega dos produtos. A assentada Maria Leonilda Matara, uma das líderes do empreendimento, cedeu parte de seu lote para a construção.

O projeto segue normas sustentáveis, com tratamento no local de resíduos sólidos e efluentes, uso de energia solar, fabricação do próprio gelo, abate humanitário, além de um tratamento especial da alimentação e medicação das aves, com pastagem orgânica e qualidade nutricional agregada, e ainda previsão para instalações destinadas à fabricação de produtos não comestíveis.

Preparação

Durante os cursos realizados pelo Incra, as cooperadas aprenderam sobre vacinação, manejo inicial das matrizes, definição das raças e linhagens, seleção e classificação de ovos, prática de abate, embalagem e comercialização. Ao longo do tempo conquistaram o apoio de instituições como a SAE e governo do estado.

Na Cooaffa foi realizada a análise do solo das trinta propriedades cooperadas para recomendação de adubação e formação de pastagens com nível de produção e valor nutricional adequado ao objetivo da criação. Assim, as aves possuem pasto específico que agrega valor nutricional à carne e não podem receber indutores de crescimento e ingredientes de origem animal na ração. A idade mínima de abate é 85 dias.

O projeto previu a implantação de três aviários por cooperado com ciclo de engorda de 90 a 120 dias, resultando na comercialização de um lote por mês, o que vai assegurar um fluxo contínuo de renda para a família.

Terra Sol

O Programa Terra Sol é uma ação do Incra de fomento à agregação de valor à produção. Apoia a agroindustrialização e a comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica e gestão de agroindústrias. Atividades não agrícolas, como turismo rural, artesanato e agroecologia, também são apoiadas.

Entrega do título da terra

Durante o evento de inauguração o Incra realizará a entrega dos títulos da terra a doze famílias dos assentamentos Flor do Amazonas, cooperadas da COOAFFA, como parte do objetivo institucional de intensificar a regularização fundiária em Rondônia, importante instrumento da política de reforma agrária.

A titulação representa a segurança jurídica para quem trabalha na terra. O processo de titulação também é uma forma de reconhecimento do esforço do assentado em cumprir as exigências feitas no momento da concessão do lote. “Importante destacar que os Títulos Definitivos serão entregues de forma gratuita. O assentado receberá conjuntamente a Certidão de Gratuidade do mesmo, não tendo nada a pagar pela terra. Uma grande conquista do Incra para o agricultor familiar”, informou o superintendente do Incra/RO, Cletho Muniz de Brito.

 

Ascom - Incra/RO - (69) 3229.1545





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Exportação mundial de café cai 3,1% na safra 2014/2015
Organização Internacional do Café acredita que cenário é de demanda global aquedica, apesar do resultado negativo...


Sedam define calendário florestal em reunião com empresários na Fiero
Na verdade, o encontro é uma continuidade ao evento realizado em abril na Casa da Indústria, cujo objetivo foi o de aproximar e fortalecer o diálogo da classe produtiva do Estado, com foco principal direcionado ao......


Secretário de Agricultura fala da Rondônia Rural Show 2016
...


Alunos de nutrição do Senai aprendem a tirar pele de peixe e gastronomia durante 4ª RO Rural Show
Acomodados na arquibancada dessa vitrine, na praça central da 4ª Feira Rondônia Rural Show, 60 alunos de três turmas do curso de técnicas.....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::