Rondônia, - 11:21

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Saiba o que muda nas missas após decisão histórica do Papa Francisco
Publicado Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017, às 10:33 | Fonte Blasting News 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336175&codDep=67" data-text="Saiba o que muda nas missas após decisão histórica do Papa Francisco

  
 
 

 

Papa Francisco dá passo importante na igreja católica

Papa Francisco dá passo importante na igreja católica

 

 

 

 

 

 

 

Os católicos podem encontrar missas bem diferentes em breve na paróquia mais próxima das suas casas. O motivo é uma decisão assinada em um documento pelo #Papa Francisco no dia 9 desse mês, quando ele visitava a Colômbia. Na decisão, o papa argentino deu direito às chamadas conferências episcopais de alterarem a tradução do livro sagrado, a Bíblia.

No Brasil, esse trabalho poderá ser feito pela chamada CNBB. Antes, os livros e toda a liturgia católica tinha que ser traduzida e pregada ao pé da letra. O máximo que existia é a leitura acontecer, em cada país, conforme a língua local. Agora expressões locais e até temas contemporâneos vão poder estar na liturgia, deixando essa a mais atual possível.

Liturgia nas missas deve mudar, após documento aprovado pelo Papa Francisco

O documento assinado pelo Papa chama-se motu proprio. Ele é criado pelo pontifície e dá direito à mudança, através da adaptação. Com isso, momentos importantes para as famílias católicas, como batizados, casamentos ou uma simples #missa podem ser alteradas. A ideia é que, a partir de agora, tudo fique o mais próximo possível da realidade, fazendo com que o público entenda melhor o que é dito pelo religioso que estiver à frente do rito sagrado.

Essa é a mudança mais importante nas missas desde que essas deixaram de serem feitas em latim e passaram a ser traduzidas para a língua de cada país católico. Apesar de serem adaptadas à realidade local, a liturgia, no entanto, como mostra uma matéria do site da Revista Veja, não deve ferir o chamado rito romano.

Igrejas vão ter que enviar novos textos da missa para a Santa Sé

Antes de acontecerem as missas, no entanto, as paróquias vão ter um trabalhinho: enviar para a Santa Fé cada texto. Não haverá revisão do clã romano. Os textos apenas ficarão lá para serem arquivados. Eles serão automaticamente confirmados. A mudança já acontecia em algumas paróquias sem a autorização da Igreja e agora elas apenas podem fazer isso com aprovação. O Papa Francisco aprovou tudo após pressão de anos de igrejas de todo o mundo.

Grupo conservador tentou impedir mudança na Igreja Católica

O motu proprio de Francisco também surge para aplacar as chamadas “guerras litúrgicas”, que ganhou força sobretudo no prelado americano. O termo refere-se a uma série de batalhas internas sobre como o culto católico deveria ser. Isso fez com que aumentasse o poder e a presença dos evangélicos em todo o mundo. A mudança demorou bastante, pois um lado conservador era contra a troca.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Representantes do Regional Noroeste participam de seminário sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019
Durante os dias 24 a 26 de agosto estiveram reunidos na sede da CNBB em Porto Velho, representantes do regional Noroeste (arquidiocese de Porto Velho, Diocese de Guajará-Mirim, Diocese de Ji-Paraná, Diocese de Rio Branco, Diocese de Cruzeiro do Sul...


Papa convoca os presidentes de todas as conferências episcopais para conter abusos sexuais
...


Pastoral da Juventude se prepara para a XVII assembleia arquidiocesana da região pastoral Porto Velho
Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17)......


Arquidiocese de Porto Velho realiza Seminário do Grito dos/as Excluídos/as
Pastorais, movimentos sociais e entidades realizaram no dia 24 de agosto de 2018, no salão paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Seminário do 24º Grito dos/as Excluídos/as....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM