Rondônia, - 20:26

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Descubra por que a fome muda o humor
Publicado Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017, às 21:50 | Fonte Notícias ao Minuto 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335933&codDep=42" data-text="Descubra por que a fome muda o humor

  
 
 

 

Descubra por que a fome muda o humor

© iStock

 

 

 

 

 

 

   

Você sente fome e começa a ficar irritado, sem paciência e só consegue pensar em comida. Identificou-se com o quadro? Pois é, a fome realmente nos deixa menos racionais e mais emocionais, conforme já foi provado em um estudo realizado em 2014 e publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, que concluiu que quanto menores eram os níveis de glicose no sangue, maior era a irritação e raiva dos voluntários. As dietas restritivas são outro gatilho para ficar com muito mau humor e irritação. Mas por quê? Segundo o Clique Ciência, do UOL, a culpa é da queda nos níveis de glicose no sangue, a chamada hipoglicemia.

"A hipoglicemia leva à liberação de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina", comenta o endocrinologista Márcio Mancini. Comportamentos mais agressivos também podem surgir devido a liberação do neuropeptídeo Y (NPY), um potente estimulador do apetite.

A explicação para o comportamento de raiva pode estar nos nossos antepassados e na evolução. No período primitivo, encontrar alimento era uma tarefa difícil e muitas vezes era preciso brigar e lutar pela comida. Por esta razão, o corpo precisava de uma 'injeção' de cortisol e adrenalina para saír à caça. "A agressividade para um caçador pode ter sido fundamental para sua sobrevivência", afirma o endocrinologista Márcio Mancini.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Sobe para 3 o número de mortes confirmadas por raiva humana no Pará
Dois novos casos foram confirmados nesta terça-feira, 22, após exames. Vítimas são crianças....


O uso de boné pode provocar calvice? Descubra
...


9 motivos pelos quais os idosos devem fazer Pilates
...


Abertas as inscrições para a terceira edição do Exame do Cremero
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realizará no próximo dia 19 de agosto mais uma prova do Exame do Cremero, um instrumento de avaliação externa dos profissionais médicos....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM