Rondônia, - 16:36
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Doentes renais crônicos expõe as dificuldades
Comissão de saúde recebe doentes renais crônicos para ouvir demandas
Com o comando da reunião do vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), deputado Dr. Neidson (PMN), a reunião desta terça-feira (12) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia para ouvir suas demandas.
Publicado Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017, às 20:41 | Fonte Ale - Ascom 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335903&codDep=53" data-text="Comissão de saúde recebe doentes renais crônicos para ouvir demandas

  
 
 

 

Com o comando da reunião do vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), deputado Dr. Neidson (PMN), a reunião desta terça-feira (12) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia para ouvir suas demandas.

O deputado Dr. Neidson (PMN) abriu a reunião explanando os tópicos sobre as reivindicações dos doentes renais crônicos.

O presidente da Associação dos Renais Crônicos, Jonas Cavalcante, falou dos problemas dos pacientes, que sofrem com a doença e disse que faltam campanhas de esclarecimentos sobre a doença e para a doação de órgãos.

O deputado Geraldo da Rondônia (PSC) disse que, após ser procurado pela associação, se sensibilizou a causa até por ter um irmão que foi transplantado. E que a situação dos renais crônicos especialmente de Guajará-Mirim são os que mais sofrem pela distância que tem de percorrer, pela falta de alimentação e desgaste físico e psicológico.

A deputada Rosangela Donadon salientou que em Vilhena, felizmente, o serviço de atendimento de hemodiálise já está presente e se colocou à disposição para auxiliar.

Jonas também afirmou que o aporte nutricional aos pacientes é de responsabilidade das clínicas, mas que não está sendo feita a contento. “Pão com manteiga não é uma alimentação balanceada”, afirmou. 

O presidente da associação pede também uma Casa de Apoio aos renais crônicos para receber os pacientes que vem do interior para o transplante ou tratamento. Querem um terreno para construção ou o aluguel de uma casa e campanha de conscientização para a doação de órgãos.

Dr. Neidson disse que quanto a Doação de órgãos já preparou anteprojeto de lei para que as famílias doadoras de órgãos de parente que tenha sofrido morte cerebral e doem os órgãos, não paguem por serviços funerários.

Jonas falou que desde a criação da central de transplantes em Rondônia, 59 pacientes já foram transplantados e pediu celeridade nas ações, pois as pessoas estão morrendo.

Outro ponto abordado é a questão do transporte em Porto Velho, que a prefeitura não banca mais para os renais crônicos desde que o SIM assumiu, enquanto que em outros Estados o sistema funciona. Vários pacientes foram maltratados pelos motoristas.

Só na Bença (PMDB) relatou o acompanhamento dos doentes crônicos em todo o Estado e está disponível para auxiliar nas questões levantadas.

Ao final o deputado Dr. Neidson encaminhou propostas que foram aprovadas pelos demais, como a realização de audiência pública para instalação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim, a convocação do secretário de Saúde do município, vereadores, Comissão de Saúde Municipal; esclarecimentos sobre a complementação alimentar e que doará, através de emenda para o próximo ano, o veículo para o transporte dos renais crônicos na capital.

 

 

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno
Foto: Lusãngela França

 

 

FOTOS

 

 

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


Deputado Jesuíno Boabaid solicita prorrogação de concursos da Polícia e Bombeiro Militar
O deputado Jesuíno Boabaid (PMN), fez indicação ao Poder Executivo, solicitando a prorrogação dos concursos públicos da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia....


Deputados asseguram emenda extra de R$ 1 milhão para asfaltamento em Ariquemes
Graças a uma emenda em conjunto dos deputados Adelino Follador (DEM), Saulo Moreira (PDT), Alex Redano (PRB) e Geraldo da Rondônia (PSC), a cidade de Ariquemes vai receber um recurso extra, no valor de R$ 1 milhão, para obras de asfaltamento urbano...


Assembleia Legislativa discute Projeto de Lei que faz alterações na administração do Estado
A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (16) audiência pública para discutir o Projeto de Lei que prevê alterações na administração do Poder Executivo Estadual com a categoria de socioeducadores....


Lazinho da Fetagro indica instalação de câmeras monitoras em escolas
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao Poder Executivo para que, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sejam implantadas câmeras de segurança nos redores das escolas não militarizadas de Rondônia....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::