Rondônia, - 01:22
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Tudo o que você faz no banheiro e que lhe tira a saúde
Publicado Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2017, às 20:57 | Fonte Notícias ao Minuto 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335830&codDep=42" data-text="Tudo o que você faz no banheiro e que lhe tira a saúde

  
 
 

 

Tudo o que você faz no banheiro e que lhe tira a saúde

© DR

 

 

 

 

 

 

É no banheiro que cuidamos da nossa intimidade, mas é também nesta divisão da casa que mais facilmente conseguimos danificar a própria saúde.

Alguns dos hábitos diários que temos - muitos deles realizados já de forma quase automática - podem ser os principais responsáveis pelo aparecimento de alguns problemas de saúde. É o que acontece, por exemplo, quando a mulher se limpa da trás para a frente.

Como explica o site Bustle, depois de defecar, jamais se deve fazer a limpeza íntima no sentido ânus-vagina, pois tal aumenta consideravelmente o risco de contaminação por vírus e bactérias, podendo desenvolver uma infecção do trato urinário, uma vaginose bacteriana ou uma infecção por E.coli, por exemplo.

As mulheres correm ainda um outro risco no banheiro associado à limpeza da vagina. Na prática, não usar um gel de limpeza vaginal adequado e usar muita água na hora de limpar esta parte íntima pode levar a um desregulamento do pH da vagina, que fica, assim, mais suscetível a infecções bacterianas e a odores indesejados. Também as 'bombas de banho' são um risco por interferirem com o pH natural da vagina.

Usar os produtos para pele e cabelo errados é também incorreto, não só por não respeitar o tipo de pele que se tem, mas também por aumentar o risco de possíveis irritações e até mesmo inflamações externas. Optar por shampoos e condicionadores que sejam isentos de sulfatos (como o Sodium Laureth Sulfate) é meio caminho andado para uma boa saúde cutânea. Para que a pele esteja sempre cuidada, nutrida e saudável, são estes os seis passos a dar (e abrandar com as esfoliações também).

Como já lhe contamos aqui, levar o smartphone/tablet para a casa de banho é também um risco tremendo para a saúde, não estivesse em causa a probabilidade de uma propagação (quase desmedida) de bactérias.

Lavar as mãos é um dos primeiros hábitos a ensinar a uma criança, mas também um dos que mais facilmente se esquece no dia a dia. A consequência de não o fazer? Um risco tremendo de infecções e a possível resistência a antibióticos. O alerta foi dado este ano pela Organização Mundial da Saúde(OMS). E já agora, devemos lavar as mãos com água quente ou com água fria?

E como o banheiro é uma das partes da casa mais sujas, também o hábito de deixar a escova e a pasta de dentes abertas é um risco. Em causa, mais uma vez, está a contaminação bacteriana. E quem diz pasta de dentes diz, claro, qualquer outro produto que deva ficar devidamente fechado.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Descubra por que a fome muda o humor
...


Aprenda a fazer uma máscara de rosto caseira para cada tipo de pele
...


Restrição calórica emagrece, mas promove aumento de pelos, diz estudo
...


Pediatras alertam para risco de ingestão de álcool por grávidas
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::