Rondônia, - 08:29

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Brasil cai em ranking global de universidades; veja as melhores
Publicado Sábado, 9 de Setembro de 2017, às 11:51 | Fonte MS Notícias 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335720&codDep=30" data-text="Brasil cai em ranking global de universidades; veja as melhores

  
 
 

 

Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor universidade do paísFoto: Francisco Emolo/Jornal da USP/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou a nova edição do seu tradicional ranking de universidades, que neste ano classifica as 1000 melhores faculdades de 77 países e traz uma má notícia para o Brasil.

Apenas 21 instituições de ensino superior do país entraram para a lista referente a 2018, contra 27 no ano passado.  

“É decepcionante que a participação do Brasil entre as principais universidades globais tenha diminuído”, afirma Phil Baty, diretor editorial dos rankings globais da THE. “Os resultados refletem a pressão que as universidades do país sofrem com a crise econômica e a crescente concorrência global no setor”.

Baty também afirma que o Brasil deve garantir a continuidade dos investimentos no ensino superior e “libertar suas instituições da burocracia desnecessária” se quiser expandir seu papel no cenário do ensino superior global.

O mau desempenho da economia cortou verbas do ensino superior e reduziu o salário dos pesquisadores. Este mês, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) anunciou que não tem recursos para pagar bolsas até o final do ano.

Embora o número universidades brasileiras no ranking da THE tenha diminuído, o desempenho daquelas que permanecem continua relativamente estável. A Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a líder brasileira, na faixa entre a 251ª e a 300ª posição.  

O Brasil também emplacou quatro novas participantes na edição deste ano: a Universidade Federal de Itajubá (601-800) e também Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Estadual de Ponta Grossa, todas na faixa 801-1000.

A metodologia leva em conta 13 indicadores de desempenho. São avaliadas variáveis como qualidade de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e relevância internacional e proporção de alunos e professores estrangeiros.

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Caça da FAB cai no Rio de Janeiro, pilotos conseguem ejetar - veja o vídeo
Modelo F-5F fazia voo de rotina quando teve pane; não há informações de vítimas...


Remédio preventivo ao HIV será produzido em Farmanguinhos
...


Brasil recebeu mais de 33,8 mil pedidos de refúgio em 2017
...


Ligações gratuitas para o CVV são estendidas para 23 estados
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM