Rondônia, - 00:03
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - POLÍTICA
espinha na garganta
SUCESSÃO ESTADUAL DE RONDÔNIA: EXISTE UM FAVORITO? Por Antônio Almeida
Torna-se muito simples diagnosticar, escrever e divulgar que a crise do Brasil é política, econômica e que o quadro social é agravado com a má gestão dos recursos públicos, a ausência de probidade da maioria dos gestores públicos
Publicado Domingo, 3 de Setembro de 2017, às 07:31 | Fonte Antônio de Almeida Sobrinho 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335392&codDep=19" data-text="SUCESSÃO ESTADUAL DE RONDÔNIA: EXISTE UM FAVORITO? Por Antônio Almeida

  
 
 

Torna-se muito simples diagnosticar, escrever e divulgar que a crise do Brasil é política, econômica e que o quadro social é agravado com a má gestão dos recursos públicos, a ausência de probidade da maioria dos gestores públicos que administram o país, em todos os níveis da máquina pública, quando a maioria quer tirar proveito da situação, corroborando com a máxima que diz: “o brasileiro quer tirar vantagem em tudo”.

 

O VOTO POPULAR:

Nós brasileiros teremos que pensar duas vezes antes de dar o nosso sagrado voto, na hora H, ao lado da urna eletrônica, sob pena em estarmos incorrendo nos mesmos erros anteriores, quando se vota em um candidato e quem vai administrar são os correligionários, os familiares, os ratos de plantão, devidamente preparados para se locupletarem e subtrairem os recursos do erário público — em detrimento da saúde pública, da educação e da segurança da população — que hoje vive angustiada, com a carência e deficiência da atuação do Estado, em todos os segmentos da administração pública,  quando a população vem morrendo nas filas e nos corredores dos hospitais e nas mais diversas unidades de saúde.

 

ESCOLHA CORRETA:

Quando se escolhe um governante competente e honesto você está cumprindo com um dever cívico e patriótico e, ao mesmo tempo, você está atuando em benefício do bem estar social de sua família e de toda a população.

Quando você escolhe um candidato, comprovadamente corrupto, o que você pode esperar?

PARA GOVERNADOR DE  RONDÔNIA:

Veja na lista de candidatos que estão aí, divulgados na mídia — que já se apresentam como pretensos candidatos ao Governo de Rondônia.

Tenha muita cautela para não se enganar com as falsas propagandas e votar em falsos profetas que quando chega ao poder vai continuar repetindo as mesmas coisas, repetindo a mesma roubalheira e defender apenas seus próprios interesses.

Neste sentido, veja quem são os nomes que estão aí para o eleitor fazer a sua escolha:

ACIR GURGACZ (PDT-RO) - SENADOR

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

POSITIVO: Senador e Empresário bem sucedido, no ramo de Transportes Coletivos (EUCATUR) e das comunicações (TV e Jornal), o Senador Acir Gurgacz está em seu segundo mandato de Senador da República e tem tido uma performance atuante no Senador da República, em busca de melhorias para o estado de Rondônia.

Acir Gurgacz tem a seu favor a sua performance política e sua atuação como um político popular, com penetração em todas as classes sociais. Tem uma condição financeira que por si só contribui para viabilizar uma campanha para o Governo do Estado que, não atual conjuntura política, todos os candidatos irão ter dificuldades em obter doações, uma vez que não irão contar com doações de empresas. Tem chances em disputar um segundo turno e se tornar o Governador Eleito de Rondônia, para o período de 2018-2022).

NEGATIVO: Acir Gurgacz está no PDT que é uma Partido Político que não está devidamente estruturado, em nível estadual, com lideranças não expressivas, não compatíveis para respaldar e dar musculatura política a uma candidatura ‘puro sangue’ e concorrer ao Governo do estado de Rondônia. 

Para tanto, torna-se necessária a estruturação do PDT, em todos os municípios de Rondônia,  mesmo sabendo que terá um possível candidato a presidente da República — o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) que em nível de Rondônia não será puxador de votos, ou, em último caso, concorrer por uma outra legenda, devidamente estrutura e que tenha dificuldade em encontrar um candidato com o perfil deste postulante.

 

EXPEDITO JUNIOR (PSDB-RO) - EX-SENADOR

Ex-Senador Expedito Junior (PSDB-RO)

O ex-Senador Expedito Junior (PSDB-RO) é atualmente o presidente Regional do PSDB-RO e tem uma trajetória política com quatro mandatos de Deputado Federal e um mandato de Senador da República, interrompido, acusado de abuso de poder econômico.

Na eleição de 2014, concorreu ao Governo do estado de Rondônia contra o então candidato e atual Governador Confúcio Moura, disputando o segundo turno, com uma votação  expressiva e obtendo um resultado muito apertado, com o seguinte resultado: Expedito Junior 46,57% x Confúcio Moura 53,43%, dos votos válidos.

POSITIVO: Com a provável candidatura  do atual Governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, a presidência da República, a candidatura tucana terá bons dividendos políticos em Rondônia e, direta e indiretamente, os candidatos tucanos de Rondônia, tanto ao Governo, quanto ao Senador, serão beneficiados com a preferência do voto popular.

O partido tucano tem uma densidade eleitoral expressiva em Porto Velho, capital de Rondônia, quando conta com a densidade eleitoral da Deputado Federal Mariana Carvalho, quando foi a Deputada Federal mais bem votado de Rondônia; contando, também, com o peso político do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Vereador Maurício Carvalho, irmão da Deputada Mariana Carvalho; a força política de Aparício Carvalho, ex-Deputado Federal; ex-vice Governador e Reitor e Proprietário da FINCA;  e do prefeito eleito da Capital, Hildon Chaves, que como recém eleito Prefeito de Porto Velho, tem um expressivo contingente de eleitores que ao frigir dos ovos serão significativos e podem decidir um segundo turno, em uma eleição para Governador de Rondônia.

NEGATIVO: O Candidato tucano Expedito Junior, apesar de estar muito bem servido com vários puxadores de votos na capital do estado, Porto Velho, o mesmo não podemos falar no interior.

Neste caso, torna-se necessário a busca urgente por um nome com liderança e densidade eleitoral no interior do estado. Cogita-se —  e isto pode ter fundo de verdade, que se o atual senador Ivo Cassol não conseguir emplacar a sua candidatura ao Governo do Estado ou para a sua reeleição, por se encontrar ainda inelegível, ele possa endossar e viabilizar a candidatura de sua irmã, Jaqueline Cassol (PR), como vice-governador, e sua esposa, Ivone Cassol, para concorrer uma vaga ao Senado da República. Em política é assim: hoje briga e amanhã estarão aliados.

 

MARIANA CARVALHO (PSDB-RO) — DEPUTADA FEDERAL

Deputada Federal Mariana Carvalho (PSDB-RO)

POSITIVOA Deputada Federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) teve uma votação expressiva na capital, Porto Velho, responsável por sua eleição para Deputada Federal com a maior número de votos recebidos por um candidato para este cargo na capital do Estado.

A Deputada Federal Mariana Carvalho tem tido uma performance marcada por projetos e com uma atuação exemplar, até então atingida por parlamentares de Rondônia. Ao se  tornar segunda Secretária da Mesa Diretora,  da atual Legislatura da Câmara dos Deputados, a Deputada Mariana Carvalho foi a responsável por parte da Relatoria da Mesa, em sessão ao vivo,  durante a votação do Relatório do Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) para a votação da admissibilidade do Processo de Impeachment contra o presidente Michel Temer, acusado por corrupção passiva.

A Deputada Federal  Mariana Carvalho vem sendo cognominada como a queridinha de Rondônia e, não temos dúvida, se a postulante for realmente confirmada como candidata dos tucanos a concorrer ao Governo de Rondônia e, dependendo da conjuntura política do momento, no período das eleições, e se depender dos votos da capital, como vem ocorrendo sempre nas últimas eleições, e estes votos têm decidido as eleições para governador, por certo, a postulante tem chances em disputar o segundo turno e até em ganhar as próximas eleições.

                De acordo com fontes de seus assessores mais próximos, se depender da escolha pessoal, o ex-Senador Expedito Junior escolheria uma candidatura a uma das duas vagas ao Senador da República e, assim, as urnas por si só se encarregariam em desempenhar os seus devidos pais.

NEGATIVO: O PSDB  irá se ressentir de um candidato a vice-governador, e se depender de costuras políticas há fortes indícios da reaproximação política do Expedito Junior e Ivo Cassol e, desta forma os problemas poderão ser minimizados e as dificuldades políticas serão agasalhadas, se assemelhando as melancias nos assoalhos de carrocerias das carroças e de caminhões que transportam estes produtos hostifrugranjeiros.

 

MARINHA RAUPP (PMDB-RO) — DEPUTADA FEDERAL

Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB-RO).

 

POSITIVO: A atual Deputada Federal Marinha Raupp, (PMDB-RO), em seu sexto  mandato consecutivo na Câmara Federal, tem uma densidade eleitoral significativa,  que quando adicionada com o peso político do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), será capaz de se eleger como a candidata do PMDB ao Governo de Rondônia.

NEGATIVO: Acredita-se que com o desgaste político do presidente Michel Temer, que não sobrevive ao próximo possível processo de Impeachment, que não tenham dúvida, se avizinha,  e isto dependendo da intensidade e das consequências dos danos políticos acarretados pelas ondas deste provável tsunami político, que tem dias contados para vir — quando até se pode cogitar, caso isto realmente venha a acontecer, que o PMDB nem tenha candidato próprio, nestas próximas eleições para a sucessão estadual a exemplo do Partido dos Trabalhadores (PT), diante de tanto descredito da legenda dos vermelhos.

Neste caso,  pode-se pré-anunciar  que irá cair a ficha para os menos avisados, se entender o quebra-cabeça e se justificar aquela fumaça que saiu de uma fagulha que acendeu de que o Governador Confúcio Moura estaria trocando de legenda, saindo do PMDB e indo para o PSB e, assim, passaria a concorrer a uma cadeira de Senador da República, pelo PSB, em dobradinha com o atual vice-governador, Daniel Pereira (PSB-RO).

Todas as avaliações políticas acenam para que a atual Deputada Federal Marinha Raupp não pretenda realmente trocar a sua cômoda situação, como Deputada Federal, onde tem desempenhado um trabalho grandioso, em defesa de Rondônia, para se aventurar a uma candidatura muito competitiva e barulhenta, com altos níveis de custos financeiros, com resultados incertos, ao Governo Rondônia, ao considerar que todos sem a participação da máquina pública terá muitas dificuldades em arcar com os custos das próximas campanhas, sem o financiamento e doações de empresas e sem caixa 2.

 

MAURÃO DE CARVALHO (PP) – DEPUTADO ESTADUAL

Deputado Estadual Maurão de Carvalho (PP-RO)

Presidente da ALE-RO.

 

POSITIVO: O postulante a candidato ao Governo de Rondônia, Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE-RO, vem há muito tempo com seu bloco nas ruas, e alimenta um sonho de se tornar o próximo Governador do Estado de Rondônia.

Se depender de sua disposição e dos sonhos de um contingente de seguidores e de correligionários e de seus assessores — que atualmente trabalham  em seu gabinete, espalhados por quase todos os municípios de Rondônia, o Deputado Maurão de Carvalho espera contar com o apoio do atual Governador Confúcio Moura, mesmo sabendo que o Senador Ivo Cassol irá tentar, a todo custo se livrar das garras da justiça e pretende viabilizar sua candidatura por esta mesma legenda.

NEGATIVO: O Deputado Maurão de Carvalho tem uma estrutura partidária frágil e dividida. Se o atual Senador Ivo Cassol se livrar das unhas dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ficar elegível — ele terá um vou certeiro para concorrer ao Governo de Rondônia e, desta forma, esvazia-se  a postulação d Deputado Maurão de Carvalho — que nesta altura do campeonato não terá tempo hábil suficiente para mudar de legenda, de acordo com a legislação eleitoral vigente, para concorrer estas próximas eleições.

 

DANIEL PEREIRA (PSB-RO) — VICE-GOVERNADOR

Daniel Pereira(PSB-RO) — Vice-governador

 

Como Deputado Estadual e sindicalista, o Prof. Daniel Pereira teve uma atuação destacada no cenário político e sindical de Rondônia, e como frutos do desempenho deste binômio, viabilizaram à concorrer às eleições em 2014, na condição de vice-governador, chapa encabeçada por Confúcio Moura (PMDB-RO), então governador de Rondônia, em busca de um segundo mandato.

Como atual vice-governador, Daniel Pereira teve uma atuação impecável, ora atuando como um político atípico, cumpridor de seus compromissos e fiel à agendas e a suas promessas. Em outros momentos, como um profissional preparado e disposto a cumprir com dedicação e fidelidade política — que se tornou uma marca registrada de sua atuação, como um político cumpridor de suas obrigações e preocupado com o bem estar da população.

Nesta atual conjuntura política, quando a sociedade necessita de seriedade e de combate à corrupção, o governador Confúcio Moura irá fazer uma jogada de mestre e celebrar a realização de um GOOL DE PLACA, em lançar o atual vice-governador Daniel Pereira, com candidato ao Governo do estado de Rondônia e, assim, assegurar a eleição de ambos: Daniel Pereira eleito Governador para o quadriênio 2018-2022 e sua eleição (Confúcio Moura) para ocupar uma das duas vagas para o Senado da República, para 2018-2025.

 

Tenham todos um ótimo final de semana.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em POLÍTICA


Em reunião extraordinária, PSTU Rondônia define diretrizes para 2018
Em reunião realizada nesta quarta-feira ( 15/11) a direção estadual do PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados em Rondônia definiu diretrizes para participação do partido no pleito eleitoral em 2018 no estado....


Mariana Carvalho acompanha trabalho da Marinha do Brasil em Rondônia
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) visitou nesta quarta – feira, 15, o Navio Patrulha Fluvial Rondônia da Marinha do Brasil....


Por que 60% dos eleitores de Bolsonaro são jovens?
...


‘PSDB terá de ressurgir das cinzas’, diz Mariana Carvalho
Mariana Carvalho, tucana de Rondônia e segunda-secretária da Câmara, diz que a candidatura de Tasso Jereissati se fortalece e afirma que o PSDB...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::