Rondônia, - 00:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi
Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi
É missão da Igreja “preocupar-se com a saúde das instituições da sociedade civil, pronunciando-se sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG 183).
Publicado Domingo, 27 de Agosto de 2017, às 09:44 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335170&codDep=67" data-text="Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  
 
 

Dom Moacyr Grechi

A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no Brasil e na democracia”. Fortalecer aqueles “que têm medo do presente e do futuro e temem pelas ameaças aos seus direitos”.

É missão da Igreja “preocupar-se com a saúde das instituições da sociedade civil, pronunciando-se sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG 183).

Uma fé autêntica comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela. Amamos este magnífico planeta, onde Deus nos colocou, e amamos a humanidade que o habita, com todos os seus dramas e cansaços, com os seus anseios e esperanças, com os seus valores e fragilidades. A terra é a nossa casa comum, e todos somos irmãos (EG 183).

Embora a justa ordem da sociedade e do Estado seja dever central da política, a Igreja não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça.

A liturgia nos ensina a confiar em Deus e a viver uma fé transformadora, que liberta e é “sinal de esperança que brota do coração amoroso de Jesus Cristo”.

Hoje, pela força de nosso batismo, somos chamados a testemunhar nossa fé, mesmo diante dos ambientes mais desencorajadores. “O sofrimento recorda-nos que o serviço da fé ao bem comum é sempre serviço de esperança que nos faz olhar em frente, sabendo que só a partir de Deus, do futuro que vem de Jesus res­suscitado, é que a nossa sociedade pode encon­trar alicerces sólidos e duradouros” (LF 57).

Para seus seguidores, Jesus garante sua presença contínua, a solicitude e o amor de Deus, ao longo de toda a sua caminhada pelo mundo. Ao enviar seus discípulos para anunciar e implantar o reino de Deus, ele nos ensina a firmeza profética. Ensina-nos a não ter medo daqueles que matam o corpo, mas a viver em temor diante daquele que tem poder para destruir corpo e alma no inferno,

Jesus representa o Pai, e o Pai endossa a obra de Jesus. Quem for testemunha fiel de Cristo será por ele recomendado a Deus. Em Jesus está nossa firmeza.

Os discípulos não devem ter medo, porque a missão se baseia na verdade, que põe a descoberto toda a mentira de um sistema social que não mostra a sua verdadeira face (BP).

Mateus apresenta motivos para não temer as ameaças: a afirmação de que o discípulo não está acima do mestre; a condição para seguir o Mestre é abraçar a cruz (Mt 10,26-33). O perseguidor só poderá tirar a vida do corpo, mas não a vida depois da morte, que está nas mãos de Deus; confiar na divina Providência: Deus cuida até dos pardais, quanto mais de seus discípulos.
Aos que derem testemunho de Cristo diante dos homens, Ele dará testemunho diante do “Pai que está nos céus”.

O caminho que Jesus nos mostra, e a respeito do qual ele pede nosso testemunho, é o caminho da vida. Não podemos, diante do mundo, professar o contrário, pois então negamos, sob os olhos de Deus, o caminho de vida que, em Jesus, ele nos proporciona. É uma questão que diz respeito a Deus, referência última do nosso viver.

Não podemos concordar com um sistema econômico, social, político e até pretensamente cultural que exclui, cada dia mais, as pessoas da paz e do bem-estar comum e, inclusive, leva ao abismo o próprio ambiente da vida humana. Não é para um sistema de morte que Jesus deu sua vida. Devemos professar Jesus que deu sua vida para que todos tenham vida e possam viver na abundância da graça que ele trouxe ao mundo.

O profeta Jeremias é o paradigma do profeta sofredor, que experimenta a perseguição, a solidão, o abandono por causa da Palavra; no entanto, não deixa de confiar em Deus e de anunciar, com coerência e fidelidade, as propostas de Deus para os homens (Jr 20,10-13).

Inúmeros – hoje mais que nunca – são os perseguidos, martirizados e mortos por defenderem a justiça e a solidariedade. Quem é profeta é perseguido, mas, se permanece fiel à sua missão, Deus não o abandona. Quem luta por Deus pode contar com ele (Konings).

Paulo Apostolo demonstra aos cristãos de Roma como a fidelidade aos projetos de Deus gera vida e como uma vida organizada numa dinâmica de egoísmo gera morte. O cristão pode, por vezes, sentir-se impotente diante das estruturas do pecado, do qual ele é vitima e também culpado. Mas, pela fé ele sabe que pode vencê-las pela solidariedade sacramental, eclesial e existencial com a morte e ressurreição de Cristo. (Rm 5,12-15).

Possam as palavras do saudoso Pe. Libanio motivar nossa reflexão e vivencia da fé nesta semana:

Num mundo de desesperança e desânimo, sejamos sinal de coragem e engajamento. Num mundo que só valoriza o presente, acreditemos no futuro, forjando utopias.

Num mundo hedonista, mostremos que o verdadeiro prazer está na entrega de si aos outros. Num mundo de corrupção política, que possamos exercer vigilante controle sobre a administração pública para evitar a malversação dos bens públicos.

Num mundo de violência, revelemos a liberdade e transparência acolhedora da tolerância e do amor. Enfim, anunciemos em palavras e ações que é possível criar uma sociedade alternativa a esta que aí está, começando já (em nosso meio) o ensaio do mundo futuro de fraternidade, igualdade, acolhida, paz e amor.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


A polêmica orientação da Igreja Anglicana para que escolas deixem crianças vestir roupas identificadas com outro gênero
...


Papa diz estar preocupado com ''retorno dos nacionalismos'' na Europa
...


Papa fala com tripulação da ISS sobre lugar do homem no universo
...


Papa celebra beatificação no Brasil de sacerdote italiano
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::