Rondônia, - 08:25
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
Áudio sobre a Globo é falso: diretor não se demitiu e voz não é dele
Publicado Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017, às 16:04 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=334904&codDep=19" data-text="Áudio sobre a Globo é falso: diretor não se demitiu e voz não é dele

  
 
 

 

Novo logomarca da Globo

Novo logomarca da Globo (Divulgação/VEJA)

 

 

 

 

 

 

A Rede Globo é a nova vítima dos criadores de fake news. Circula nesta sexta-feira um áudio falso no WhatsApp atribuído a um suposto funcionário da emissora, alardeando que a companhia se “alinhou à esquerda para preparar a volta do Lula”. Para isso, a diretoria da empresa teria orientado os seus programas jornalísticos a tratarem “de forma caluniosa” o presidente Michel Temer, o prefeito de São Paulo, João Doria, e os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. A voz ainda acrescenta que o logo da Globo ganharia novos tons de vermelho, numa demonstração do seu alinhamento com a esquerda. O conteúdo é tão inverossímil que nem valeria o registro, mas como o áudio viralizou nas redes sociais o Me engana que eu posto foi atrás para saber se há pelo menos algum fundo de verdade nele. E não há.

O locutor inicia a gravação avisando que “por questões óbvias” não irá se identificar. O arquivo, no entanto, é compartilhado junto com a foto e o nome do atual diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, que supostamente teria se demitido do cargo na última sexta-feira, o que também é mentira. Recentemente, saíram notícias em portais de entretenimento dando conta de que ele e a mulher, que também trabalha na Globo, iriam se aposentar no fim do ano. Como é de praxe no mundo do fake news, os boateiros se aproveitam de uma informação aparentemente verdadeira para basear uma notícia complemente mentirosa.

Ao blog, o diretor do Fantástico enviou a seguinte nota sobre o áudio: “Não pedi demissão, a voz não é minha e esse texto falso também não é meu. Acho lamentável — e me causa profunda indignação — que máquinas de propaganda condenáveis e protegidas por um anonimato criminoso usem as redes sociais para propagar mentiras com objetivos obviamente escusos”.

Procurada, a Rede Globo afirmou que tudo, absolutamente tudo, no áudio é falso.”Máquinas de propaganda se utilizam cada vez mais de fake news com propósitos escusos. Mas pesquisas mostram que temos uma vantagem: como líder absoluta, todos veem nossos noticiários e o público não acredita nos boatos, porque eles não são compatíveis com o que vai ao ar de fato”, diz o texto.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em POLÍTICA


Andrade Gutierrez relata pagamento para 1ª campanha de Dilma
...


Cunha quer que PMDB decida sobre saída do governo
...


Eduardo Braga recebeu entre R$ 20 e R$ 30 milhões em propina, diz delator
...


''Não há motivos jurídicos que impeçam Lula de assumir ministério'', diz Dalmo Dallari
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::