Rondônia, - 10:05
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Testes com animais: ruim, mas necessário
Publicado Sábado, 12 de Agosto de 2017, às 12:21 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=334500&codDep=52" data-text="Testes com animais: ruim, mas necessário

  
 
 

 

AO VIVO - Aula de veterinária na USP: o projeto aprovado na Assembleia restringia a utilização acadêmica de todas as espécies, mesmo as da dieta humana (a exemplo dos bovinos) (Jonne Roriz/VEJA)

 

 

 

 

 

 

“Deveríamos nos aventurar no estudo de animais de todo tipo sem desgosto, pois cada um deles e todos nos revelarão algo natural e algo bonito”, escreveu Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), um dos gigantes do pensamento grego, em seu livro História dos Animais (350 a.C.). Considerado pioneiro no uso de cobaias em pesquisas científicas, o pensador dedicou parte de seus esforços à caracterização das diferenças entre os seres estudados nesse verdadeiro tratado zoológico. Séculos depois, o uso de animais ainda se mostra essencial ao progresso das ciências, em especial como modo de realizar testes de medicamentos e vacinas sem pôr em risco vidas humanas. Não há, pelo menos até agora, uma forma segura e financeiramente viável de substituir todas as cobaias — e o homem, claro, é a prioridade das pesquisas científicas.

Apesar de todas essas evidências, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em junho, um projeto de lei, de autoria do deputado Feliciano Filho (PSC), que vetava a “utilização de animais em atividades de ensino” em instituições de todo o estado. É uma medida muito desejável, mas ainda inaplicável. Em 26 de julho, pouco mais de um mês depois, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) derrubou a chamada Lei Anticobaia. Reportagem de VEJA debate a necessidade do uso de animais nos experimentos acadêmicos.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Variedades


A beleza da escuridão
...


Cassini inicia suas cinco órbitas finais ao redor de Saturno
...


Por que a humanidade sempre teve medo de eclipses?
...


Dakota Johnson revela que se arrepende das suas tatuagens
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE