Rondônia, - 20:53

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Mapa interativo mostra todos os cabos submarinos que formam a internet
Publicado Sábado, 12 de Agosto de 2017, às 08:41 | Fonte Olhar Digital 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=334442&codDep=41" data-text="Mapa interativo mostra todos os cabos submarinos que formam a internet
ADS NEWS 3

  
 
 

 

(Foto: reprodução)

 

 

 

 

 

Ontem, a empresa Angola Cables começou a instalar um cabo de rede que ligará o Brasil a Angola com capacidade de transmitir informações numa taxa de até 40 Tbps. Ele também será o primeiro cabo do tipo a atravessar o atlântico sul, ligando o Brasil diretamente ao continente africano. Mas ele está longe de ser o primeiro cabo submarino de rede do mundo.

Praticamente tudo aquilo que nós chamamos de "internet" só é possível graças a uma vasta rede de cabos submarinos que ligam os principais pólos de informação do mundo. E se você quiser visualizar toda essa rede para entender melhor como os sites, vídeos e dados que você acessa no seu computador chegam até você, há um site dedicado a isso: trata se do Submarine Cable Map.

Mapa dos cabos

A tela inicial do site mostra um mapa-mundi acinzentado, com os cabos submarinos representados por linhas coloridas. Esses cabos se conectam a pontinhos localizados nas regiões costeiras, e cada um deles representa uma "landing station", uma estação terrestre que recebe esses cabos e ramifica-os para a infraestrutura de rede local. Clicando em um desses pontinhos, você pode ver exatamente em que cidade ele fica, e quais cabos de rede de quais empresas chegam até lá.

Se quiser, você também pode clicar em um dos cabos. Ao fazer isso, o cabo fica destacado no mapa para que você possa ver melhor o "caminho" que ele faz. Também é possível ver, do lado direito da tela, informações como o comprimento total do cabo, os pontos pelos quais ele passa, quando ele começou a funcionar e qual é a empresa responsável por ele.

Os ossos da internet

Esses cabos são praticamente a espinha dorsal da internet: sem eles, a rede não conseguiria se sustentar. Naturalmente, eles geram bastante interesse. O Olhar Digital já escreveu uma matéria bem completa sobre o assunto, incluindo o primeiro cabo do tipo a ser instalado, o que aconteceu em 1856.

Também é interessante notar que os cabos são colocados apenas como resultado de um enorme esforço de engenharia de telecomunicações. O vídeo abaixo mostra uma ilustração de como os cabos são instalados no fundo do oceano:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






ADS NEWS 4

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Tinder adiciona Bitmoji às conversas
...


Apple usou membrana de silicone para evitar que sujeira trave as teclas dos novos MacBooks
...


Google revive emojis de gotinha em teclado do Android; veja como usar
...


MediaTek anuncia novo processador voltado para celulares baratos
...

 

::: Publicidade :::

ADS NEWS 1

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM