Rondônia, - 00:10
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Mapa interativo mostra todos os cabos submarinos que formam a internet
Publicado Sábado, 12 de Agosto de 2017, às 08:41 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=334442&codDep=41" data-text="Mapa interativo mostra todos os cabos submarinos que formam a internet

  
 
 

 

(Foto: reprodução)

 

 

 

 

 

Ontem, a empresa Angola Cables começou a instalar um cabo de rede que ligará o Brasil a Angola com capacidade de transmitir informações numa taxa de até 40 Tbps. Ele também será o primeiro cabo do tipo a atravessar o atlântico sul, ligando o Brasil diretamente ao continente africano. Mas ele está longe de ser o primeiro cabo submarino de rede do mundo.

Praticamente tudo aquilo que nós chamamos de "internet" só é possível graças a uma vasta rede de cabos submarinos que ligam os principais pólos de informação do mundo. E se você quiser visualizar toda essa rede para entender melhor como os sites, vídeos e dados que você acessa no seu computador chegam até você, há um site dedicado a isso: trata se do Submarine Cable Map.

Mapa dos cabos

A tela inicial do site mostra um mapa-mundi acinzentado, com os cabos submarinos representados por linhas coloridas. Esses cabos se conectam a pontinhos localizados nas regiões costeiras, e cada um deles representa uma "landing station", uma estação terrestre que recebe esses cabos e ramifica-os para a infraestrutura de rede local. Clicando em um desses pontinhos, você pode ver exatamente em que cidade ele fica, e quais cabos de rede de quais empresas chegam até lá.

Se quiser, você também pode clicar em um dos cabos. Ao fazer isso, o cabo fica destacado no mapa para que você possa ver melhor o "caminho" que ele faz. Também é possível ver, do lado direito da tela, informações como o comprimento total do cabo, os pontos pelos quais ele passa, quando ele começou a funcionar e qual é a empresa responsável por ele.

Os ossos da internet

Esses cabos são praticamente a espinha dorsal da internet: sem eles, a rede não conseguiria se sustentar. Naturalmente, eles geram bastante interesse. O Olhar Digital já escreveu uma matéria bem completa sobre o assunto, incluindo o primeiro cabo do tipo a ser instalado, o que aconteceu em 1856.

Também é interessante notar que os cabos são colocados apenas como resultado de um enorme esforço de engenharia de telecomunicações. O vídeo abaixo mostra uma ilustração de como os cabos são instalados no fundo do oceano:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Veja um motoqueiro cair de uma montanha de 70 metros e milagrosamente sobreviver
...


Gastos com cibersegurança devem superar R$ 270 bilhões neste ano
...


Ninguém notou que o Bing, da Microsoft, ficou fora do ar
...


Edição clássica do Super Nintendo chega com 21 jogos em setembro
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE