Rondônia, - 08:59
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
A Disney está construindo um sistema para saber quando você ri durante um filme
Publicado Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017, às 11:32 | Fonte GIZMODO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=333450&codDep=41" data-text="A Disney está construindo um sistema para saber quando você ri durante um filme

  
 
 

 

disney-reconhecimento-facial

 

 

 

 

 

A Walt Disney Company está usando inteligência artificial para determinar o quanto o público aprecia cada momento de seus filmes. Durante a conferência IEEE’s Computer Vision and Pattern Recognition no último fim de semana, a Disney Research e a Caltech explicaram sua técnica para rastrear expressões faciais de pessoas assistindo a filmes.

A equipe de pesquisa chama seu novo algoritmo de “autocodificadores variacionais factorizados” (FVAEs, na sigla em inglês). Eles alegam que a tecnologia é tão eficaz em reconhecer expressões complexas que, depois de analisar o rosto de um simples membro do público por cerca de dez minutos, consegue até mesmo prever as futuros expressões desse rosto ao longo do restante do filme.

 

 

 

 

a2fifpqujialhy6a9bxz

Imagem: Disney Research e Caltech

 

 

 

 

Para construir uma base de dados de milhões de marcas faciais para alimentar uma rede neural, os pesquisadores usaram câmeras infravermelho para filmar públicos de 150 pessoas assistindo a nove filmes, incluindo filmes recentes da Disney, como Star Wars: O Despertar da Fora, Zootopia, Divertida Mente e Operação Big Hero.

O sistema de inteligência artificial resultante foi então testado em outras plateias. Depois que ele rastreou os padrões de reação facial dos frequentadores de cinema por alguns minutos, os FVAEs foram capazes de prever quando eles iriam sorrir ou dar risada (ligados a momentos significativos dos filmes), superando em desempenho outros métodos de análise preditiva alimentados por muito mais dados. Conforme a pesquisa avançar, os FVAEs poderão também supostamente rastrear outras emoções, como medo e tristeza.

 

 

 

 

 

gjy20cpc0h1gtpqzjspc

Imagem: Disney Research e Caltech

 

 

 

 

 

 

A Disney não é a única empresa da indústria do cinema que quer entender melhor como os espectadores reagem a filmes. Nos último cinco anos, a Dolby Laboratories tem estudado espectadores de filmes em um nível neurofisiológico, amarrando biossensores a voluntários para rastrear suas reações conforme eles vivenciam um filme. A empresa faz esses testes para provar que sua tecnologia audiovisual pode provocar respostas mais fortes do que a de sua concorrência.

Porém, será interessante ver como a Disney, o segundo maior conglomerado de mídia do mundo, usa os dados que eles coletaram do rastreamento facial de plateias, considerando que esse sistema de inteligência artificial poderia ajudá-los a entender as reações do público de maneira muito melhor que os pesquisadores humanos. “Entender o comportamento humano é fundamental para desenvolver sistema de IA que exibam maior inteligência comportamental e social”, disse o professor de aprendizado de máquina da Caltech Yison Yue, em um comunicado à imprensa. “Afinal, as pessoas nem sempre dizem explicitamente que estão infelizes ou que têm algum problema.”

Críticos, atores e diretores já reclamaram que as demandas dos estúdios de Hollywood estão tirando dos diretores seu controle criativo. Imagine como serão a produção e o processo de edição uma vez que os executivos possam usar inteligência artificial para garantir que cada cena provoque a resposta apropriada.

[Caltech, Disney Research, Tech Crunch]

Imagem do topo: Getty

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Bitcoin: o que é e como funciona a moeda virtual
...


1 em cada 3 jovens no mundo não tem acesso à internet, diz Unicef
...


Insetos, novas texturas e comida impressa em 3D: autor prevê a alimentação do futuro
...


Como a invenção da geladeira mudou a história - e a forma como fazemos comércio
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE