Rondônia, - 09:01
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
SAÚDE
Cerest promove dois dias de esclarecimento sobre risco e notificações de acidentes de trabalho em Porto Velho
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Publicado Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017, às 10:33 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=333354&codDep=34" data-text="Cerest promove dois dias de esclarecimento sobre risco e notificações de acidentes de trabalho em Porto Velho

  
 
 

O Cerest fará orientações de prevenção à acidentes de trabalho nas unidades de saúde do Estado

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A programação se estenderá até sexta-feira (28).

Serão alertados profissionais de saúde, trabalhadores urbanos, produtores rurais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou nesta quarta-feira (26) a gerente do órgão, Ana Flora Camargo Gerhardt.

O Cerest é uma unidade especializada do SUS, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Além de notificar casos de doenças do trabalhador em geral, promove campanhas regulares a respeito da importância da prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalho.

As atividades da equipe do Cerest, nesta quinta-feira, começarão às 8h na Policlínica Oswaldo Cruz e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), prosseguindo às 8h30 no Hospital Infantil Cosme e Damião, às 10h no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e às 11h no Hospital de Base Ary Pinheiro.

No dia 28, outra equipe visitará a Feira do Produtor Rural na Emater, às 8h, na Avenida Farquhar. Das 8h30 às 10h, serão distribuídos panfletos a 25 pequenos agricultores que ali trabalham, alertando-os sobre riscos de acidentes e a necessidade de notificações em geral.

Os feirantes são assentados em projetos originados com a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, no município de Porto Velho. O trabalho de orientação do Cerest visa atender a todos eles, bem como suas famílias.

“Prevenção, promoção e proteção contra intoxicações são os itens que levaremos a esse local, para explicações gerais e reflexões a respeito desse problema que ainda existe em Rondônia”, disse Ana Flora.

Nestes dois dias de programação, o público interno e externo terá à sua disposição informações gerais sobre: acidente de trabalho fatal; acidentes de trabalho com mutilações; acidente com exposição a material biológico; acidentes do trabalho com crianças e adolescentes; dermatoses ocupacionais; intoxicações exógenas, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados; lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); pneumoconioses; perda auditiva induzida por ruído (PAIR); transtornos mentais relacionados ao trabalho; câncer relacionado ao trabalho; acidente de trabalho simples; asma ocupacional; disfonia ocupacional; e dorsopatias.

DIREITOS

O que faz o Cerest?
Ações de Assistência, Vigilância e Educação Permanente em Saúde do Trabalhador.

Quem tem direito?
Quanto à área de Assistência do Cerest, todo trabalhador, independente do vínculo empregatício, que sofreu acidente ou doença do trabalho.

O que é acidente de trabalho?
É o acidente que ocorre dentro ou fora do local de trabalho à serviço da empresa. Provoca lesão corporal ou pertubação funcional e causa direta ou indiretamente morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

O que é acidente de trajeto?
É aquele que ocorre com o trabalhador quando no percurso habitual e rotineiro de casa para o trabalho ou vice versa.

O que é doença ocupacional?
Doença ocupacional é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

O que é a CAT?
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Maicon Lemes e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Superlotado; presídio inaugurado em 27 de julho com um custo de R$ 10 milhões é ''campeão de fugas''
Sete presos fugiram da unidade prisional na madrugada desta quarta (22), diz Sejus. Ainda não há informações de como aconteceu a fuga e a identificação dos fugitivos....


Aumento de 8,41%: Energia elétrica mais cara em Rondônia a partir desta quinta-feira (30)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, hoje (28), que o reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada em Rondônia......


Programa Luz Para Todos em Rondônia foi enganação política por parte da Eletrobras e a União
Mais de 20 mil famílias ainda estão sem luz na zona rural de Rondônia, mas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera que desde 2014 estado já teria acesso universalizado à energia elétrica...


Marcos Rogério celebra inauguração do Hospital de Amor da Amazônia, em Porto Velho
A construção da unidade hospitalar teve início em 2015, e contou com recursos doados por empresários....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE