Rondônia, - 21:56
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
SAÚDE
Cerest promove dois dias de esclarecimento sobre risco e notificações de acidentes de trabalho em Porto Velho
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Publicado Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017, às 10:33 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=333354&codDep=34" data-text="Cerest promove dois dias de esclarecimento sobre risco e notificações de acidentes de trabalho em Porto Velho

  
 
 

O Cerest fará orientações de prevenção à acidentes de trabalho nas unidades de saúde do Estado

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A programação se estenderá até sexta-feira (28).

Serão alertados profissionais de saúde, trabalhadores urbanos, produtores rurais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou nesta quarta-feira (26) a gerente do órgão, Ana Flora Camargo Gerhardt.

O Cerest é uma unidade especializada do SUS, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Além de notificar casos de doenças do trabalhador em geral, promove campanhas regulares a respeito da importância da prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalho.

As atividades da equipe do Cerest, nesta quinta-feira, começarão às 8h na Policlínica Oswaldo Cruz e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), prosseguindo às 8h30 no Hospital Infantil Cosme e Damião, às 10h no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e às 11h no Hospital de Base Ary Pinheiro.

No dia 28, outra equipe visitará a Feira do Produtor Rural na Emater, às 8h, na Avenida Farquhar. Das 8h30 às 10h, serão distribuídos panfletos a 25 pequenos agricultores que ali trabalham, alertando-os sobre riscos de acidentes e a necessidade de notificações em geral.

Os feirantes são assentados em projetos originados com a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, no município de Porto Velho. O trabalho de orientação do Cerest visa atender a todos eles, bem como suas famílias.

“Prevenção, promoção e proteção contra intoxicações são os itens que levaremos a esse local, para explicações gerais e reflexões a respeito desse problema que ainda existe em Rondônia”, disse Ana Flora.

Nestes dois dias de programação, o público interno e externo terá à sua disposição informações gerais sobre: acidente de trabalho fatal; acidentes de trabalho com mutilações; acidente com exposição a material biológico; acidentes do trabalho com crianças e adolescentes; dermatoses ocupacionais; intoxicações exógenas, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados; lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); pneumoconioses; perda auditiva induzida por ruído (PAIR); transtornos mentais relacionados ao trabalho; câncer relacionado ao trabalho; acidente de trabalho simples; asma ocupacional; disfonia ocupacional; e dorsopatias.

DIREITOS

O que faz o Cerest?
Ações de Assistência, Vigilância e Educação Permanente em Saúde do Trabalhador.

Quem tem direito?
Quanto à área de Assistência do Cerest, todo trabalhador, independente do vínculo empregatício, que sofreu acidente ou doença do trabalho.

O que é acidente de trabalho?
É o acidente que ocorre dentro ou fora do local de trabalho à serviço da empresa. Provoca lesão corporal ou pertubação funcional e causa direta ou indiretamente morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

O que é acidente de trajeto?
É aquele que ocorre com o trabalhador quando no percurso habitual e rotineiro de casa para o trabalho ou vice versa.

O que é doença ocupacional?
Doença ocupacional é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

O que é a CAT?
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Maicon Lemes e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Estagiários melhoram o serviço público em órgãos do governo de Rondônia
A Superintendência Estadual de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) admitiu mais 16 estagiários para o atendimento às suas demandas de trabalho....


Recuperação de 96 quilômetros da rodovia 387, entre Espigão do Oeste e Boa Vista do Pacarana, está em execução
...


Governo assina contrato com Fundação Getúlio Vargas para realização de concurso público em Rondônia
...


Organização criminosa é presa em ação estratégica da Polícia Militar de Rondônia
A ação estratégica da Polícia Militar de Rondônia e o apoio imediato da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) surpreendeu uma organização criminosa que de forma audaciosa e agressiva invadiu no último domingo (16) uma propriedade rur...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::