Rondônia, - 18:50
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
O Orkut voltou? Não caia nessa
Publicado Domingo, 16 de Julho de 2017, às 15:00 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332827&codDep=41" data-text="O Orkut voltou? Não caia nessa

  
 
 

 

Orkut.li - Orkut voltou?

(Reprodução/Reprodução)

 

 

 

 

 

 

A internet está indo à loucura com a nova notícia de que o Orkut estaria de volta. Muitos usuários compartilharam prints de suas páginas e se logaram na saudosa rede social do “legal, confiável e sexy”. Mas o problema é que a rede social não está de volta. O site, Orkut.li, é uma cópia quase perfeita do local digital mais habitado pelos brasileiros nos anos 2000.

Quando os usuários tentam acessar o site pelo Google Chrome, são surpreendidos por uma (enorme) tela vermelha indicando que o endereço não é confiável. O mesmo ocorre com o Mozilla Firefox.

 

 

 

 

Orkut.li - Orkut não voltou

(Reprodução/Reprodução)

 

 

 

 

 

“Os invasores em orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone, ou cartões de crédito)”, afirma o aviso.

De acordo com Emilio Simoni, gerente de segurança da empresa PSafe, o site não está em nenhum servidor do Google – o dono da finada rede social.

“Todo domínio tem um registro e conseguimos rastreá-lo usando algumas ferramentas. O que se espera é que este site, se verídico, esteja hospedado no servidor do Google, mas identificamos que esta página, na verdade, foi registrada em 2006 por um brasileiro”, afirma.

Ameaça

O site se trata de um Phishing, ameaça que “rouba” dados dos usuários. “Nós vimos que o site usa exatamente a identidade visual de outra entidade e pede alguns dados pessoais. Percebemos também que a plataforma apresenta perfis com fotos de pessoas diferentes, mas que publicam o mesmo texto – o que pode indicar a atividade de algum bot (robôs que realizam publicações)”, diz o especialista.

Mesmo assim, a internet está cheia de pessoas saudosas dessa (maravilhosa) rede social – e mais cheia ainda de usuários muito curiosos. Se você se enquadra nesse perfil – e quer desesperadamente entrar no site – o principal, segundo Emilio, é ter um bom antivírus com antiphishing no celular: isso vai impedir o malware no ato, caso o endereço tente acessar dados ou baixar qualquer arquivo na máquina.

“Sugerimos também criar um e-mail que servirá apenas para fazer o login neste site e uma senha que jamais será usada novamente. Como não temos como saber exatamente a procedência da página, nós não recomendamos que a senha usada seja a mesma de outras redes sociais, por exemplo”, comenta.

A equipe da Psafe, no entanto, ainda não identificou nenhuma atividade maliciosa na página. “Até o momento, não sabemos qual é a real intenção desse endereço. Por isso pedimos muita cautela aos usuários. Assim como o site pode não enviar nada malicioso agora, pode começar a fazê-lo conforme aumente o número de acessos”, diz.

Posicionamento

O Google afirmou que não possui um posicionamento sobre o site “clone”, mas indica que: 1) o Orkut está mesmo morto; e 2) o site não está no domínio da empresa. Além disso, no blog oficial do Google, você pode conferir o adeus do Orkut em dois tempos: um, em meados de 2014, e o fim real e oficial em abril deste ano.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Spotify é alvo de processo de US$ 1,6 bilhão por não pagar royalties para compositores
...


Apple trocará bateria pelo preço reduzido mesmo se ela estiver saudável
...


Facebook admite que seus moderadores não estão conseguindo definir discurso de ódio
...


Ver uma GoPro descer por um poço de calcário é surpreendentemente relaxante
...

 

::: Publicidade :::

a



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE