Rondônia, - 22:42
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Este coração artificial de silicone é incrível
Publicado Sábado, 15 de Julho de 2017, às 19:55 | Fonte GIZMODO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332781&codDep=42" data-text="Este coração artificial de silicone é incrível

  
 
 

 

coracao-silicone-capa

 

 

 

 

 

Pesquisadores na Europa criaram um coração artificial que imita o verdadeiro. Ele ainda não está pronto para brilhar, mas o método, no qual os desenvolvedores utilizam silicone e impressão 3D, pode revolucionar a maneira como pacientes de doenças cardíacas são tratados.

Pacientes com problemas cardiovasculares severos muitas vezes são ligados a bombas de sangue enquanto esperam pelo órgão de um doador ou pela recuperação do próprio coração. Mas essas máquinas possuem muitas desvantagens, incluindo a possibilidade de uma falha mecânica, produção de infecções e formação de coágulos, para citar algumas delas. O que é necessário nesse meio tempo é um dispositivo que se pareça mais com um coração real, e foi exatamente isso que o time de pesquisadores liderado por Nicholas Cohrs, da ETH Zurich, fez.

 

 

 

 

 

coracao-silicone

Imagem: ETH Zurich

 

 

 

 

“Nosso objetivo é desenvolver um coração artificial que tem praticamente o mesmo tamanho do órgão do paciente e que imita um coração humano da maneira mais perfeita possível em sua forma e função”, disse Cohrs em um testamento. O novo coração maleável artificial, agora descrito no periódico científico Artificial Organs, funciona apenas por cerca de 45 minutos, mas passou por alguns testes críticos em termos de seu potencial.

O coração artificial foi fabricado a partir de silicone, utilizando impressão 3D. Ele pesa 390 gramas (o peso médio de um coração humano é de cerca de 310 gramas), e tem um volume de 679 centímetros cúbicos (tamanho comparável com o nosso órgão). Assim como o coração humano, ele tem um ventrículo direito e um esquerdo, mas eles não são separados por um septo. Em vez disso, uma câmara adicional é utilizada, que é inflada e deflacionada com ar pressurizado. Isso cria a ação de bombeamento, substituindo a contração muscular do órgão.

 

 

 

 

coracao-silicone-gif

 

 

 

 

 

 

Os pesquisadores conseguiram avaliar a perfomance do coração em um ambiente de testes que simula o sistema cardiovascular humano. Usando um fluido com a mesma viscosidade do sangue, pesquisadores bombearam o líquido nas câmaras do coração artificial. Esses testes provaram que o sistema funciona a um nível fundamental e que o coração artificial se moveu de uma forma similar ao original.

Infelizmente, o dispositivo consegue durar apenas até cerca de três mil batidas, o que na média representa cerca de 45 a 60 de funcionalidade. Depois disso, o material não consegue resistir à pressão e começa a desmontar. Mas os pesquisadores não estão desanimados com isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Esse foi um simples teste de viabilidade”, disse Cohrs. “Nosso objetivo não era apresentar um coração pronto para o implante, mas pensar sobre uma nova direção para o desenvolvimento de corações artificiais.” A partir de agora, o time vai trabalhar para aumentar a resistência à tração do material e melhorar sua performance geral.

Definitivamente, esse é um método sólido e que poderia inspirar o desenvolvimento de outros órgãos artificiais. Quanto mais nossos dispositivos protéticos se assemelharem ao órgão real, mais eficazes serão.

[Artificial Organs]








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Fígados criados em laboratório podem salvar vidas mais cedo do que você imagina
...


Tratamento controverso parece ter revertido dano cerebral em uma criança
...


Os lasers conseguem acabar com aqueles pontos doidos que vemos no canto dos olhos?
...


Esponja acumula 680 milhões de fungos e bactérias em 15 dias
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE