Rondônia, - 19:39
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Porto Velho
parabéns aos comerciantes de rondônia
16 de julho dia do comerciante
O imperador francês Napoleão Bonaparte, ao fim do século XVIII, fez uma sequência de incursões nos países da Europa, lutou em mais de sessenta batalhas e provocou verdadeiras...
Publicado Sábado, 15 de Julho de 2017, às 08:25 | Fonte Dayan Cavalcante Saldanha 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332739&codDep=27" data-text="16 de julho dia do comerciante

  
 
 

O imperador francês Napoleão Bonaparte, ao fim do século XVIII, fez uma sequência de incursões nos países da Europa, lutou em mais de sessenta batalhas e provocou verdadeiras transformações nas nações. Consequentemente, no início do século XIX, aconteceram mudanças que alteraram o curso de nossa história, entre elas o deslocamento da corte portuguesa para o Brasil. Antes de instalar-se no Rio de Janeiro, Dom João VI passou pela Bahia, onde conheceu uma importante figura.

Quando a família real portuguesa chegou à Bahia, Dom João VI conheceu José Maria da Silva Lisboa, nascido em Salvador em 16 de julho de 1756. Lisboa estava em Portugal, em 1801, quando publicou o livro Princípio de Direito Mercantil, que foi a primeira obra de um brasileiro sobre economia política. Ele era um político e advogado formado em Coimbra e favorável à abertura dos portos brasileiros. O príncipe regente foi receptivo às ideias do advogado, que teve seus referenciais utilizados na elaboração da Carta Régia de 24 de janeiro de 1808, a qual autorizou o comércio entre o Brasil e outros países.

O Dia do Comerciante, em homenagem ao dia do nascimento de Lisboa, foi instituído pela Lei Federal nº 2.048, publicada em 26 de outubro de 1953.

Esta é a história da escolha da data para comemoração do dia do comerciante. Muito embora a abertura dos portos já estivesse na mente de Dom João VI, com a devida orientação recebida na Convenção Secreta de Londres –um tratado internacional celebrado em 22 de outubro de 1807 –, José Maria da Silva Lisboa contribuiu com seus conhecimentos para a elaboração da Carta Régia que oficializava a abertura do comércio brasileiro a outras nações. Em 1826, recebeu o título de Visconde de Cairu agraciado por Dom Pedro I.

Respeitando a História, Rondônia apresenta, no cenário atual, vertentes de recuperação econômica que trazem ânimo ao comércio de bens e serviços. O Sebrae em Rondônia está presente nas iniciativas que apoiam o dia do comerciante. Esse apoio está no cotidiano dos comerciantes, dos varejos aos projetos de desenvolvimento. O Sebrae dedica especial atenção à gestão e àinovação nas inciativas empresariais do comércio.

Para mais informações acesse o site sebrae.ro, pela Central de Relacionamento 0800 570 0800 ou entre em contato pelo WhatsApp (69) 98130-5656.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Porto Velho


DTET orienta motoristas sobre condução segura através da ação Motorista Camarada
Os educadores de trânsito estiveram em bares da zona sul e da região central entregando material de comunicação e orientando as pessoas sobre os riscos da embriaguez ao volante, atitude que causa muitas mortes no trânsito....


PORTO VELHO: NOTIFICAÇÃO SOBRE ROTA DAS ÁGUAS
...


COMPLEXO DA EFMM CONTINUA ABANDONADO SOB A COMPLACÊNCIA DAS AUTORIDADES
...


Cantora Joelma se apresenta em Porto Velho neste sábado (2)
Evento que comemora o aniversário da RedeTV! RO e o lançamento do programa ''Você é Show'' começa a partir das 17 horas...

 

::: Publicidade :::

a



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE