Rondônia, - 08:45

 

Você está no caderno - Porto Velho
parabéns aos comerciantes de rondônia
16 de julho dia do comerciante
O imperador francês Napoleão Bonaparte, ao fim do século XVIII, fez uma sequência de incursões nos países da Europa, lutou em mais de sessenta batalhas e provocou verdadeiras...
Publicado Sábado, 15 de Julho de 2017, às 08:25 | Fonte Dayan Cavalcante Saldanha 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332739&codDep=27" data-text="16 de julho dia do comerciante

  
 
 

O imperador francês Napoleão Bonaparte, ao fim do século XVIII, fez uma sequência de incursões nos países da Europa, lutou em mais de sessenta batalhas e provocou verdadeiras transformações nas nações. Consequentemente, no início do século XIX, aconteceram mudanças que alteraram o curso de nossa história, entre elas o deslocamento da corte portuguesa para o Brasil. Antes de instalar-se no Rio de Janeiro, Dom João VI passou pela Bahia, onde conheceu uma importante figura.

Quando a família real portuguesa chegou à Bahia, Dom João VI conheceu José Maria da Silva Lisboa, nascido em Salvador em 16 de julho de 1756. Lisboa estava em Portugal, em 1801, quando publicou o livro Princípio de Direito Mercantil, que foi a primeira obra de um brasileiro sobre economia política. Ele era um político e advogado formado em Coimbra e favorável à abertura dos portos brasileiros. O príncipe regente foi receptivo às ideias do advogado, que teve seus referenciais utilizados na elaboração da Carta Régia de 24 de janeiro de 1808, a qual autorizou o comércio entre o Brasil e outros países.

O Dia do Comerciante, em homenagem ao dia do nascimento de Lisboa, foi instituído pela Lei Federal nº 2.048, publicada em 26 de outubro de 1953.

Esta é a história da escolha da data para comemoração do dia do comerciante. Muito embora a abertura dos portos já estivesse na mente de Dom João VI, com a devida orientação recebida na Convenção Secreta de Londres –um tratado internacional celebrado em 22 de outubro de 1807 –, José Maria da Silva Lisboa contribuiu com seus conhecimentos para a elaboração da Carta Régia que oficializava a abertura do comércio brasileiro a outras nações. Em 1826, recebeu o título de Visconde de Cairu agraciado por Dom Pedro I.

Respeitando a História, Rondônia apresenta, no cenário atual, vertentes de recuperação econômica que trazem ânimo ao comércio de bens e serviços. O Sebrae em Rondônia está presente nas iniciativas que apoiam o dia do comerciante. Esse apoio está no cotidiano dos comerciantes, dos varejos aos projetos de desenvolvimento. O Sebrae dedica especial atenção à gestão e àinovação nas inciativas empresariais do comércio.

Para mais informações acesse o site sebrae.ro, pela Central de Relacionamento 0800 570 0800 ou entre em contato pelo WhatsApp (69) 98130-5656.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Porto Velho


Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing
Vinte pescadores concluíram o curso de condutores de pesca esportiva e vão atuar profissionalmente na região...


Entrada gratuita: Mais de 400 crianças vão ao teatro em Porto Velho
o roteiro da peça teatral infantil, que foi vista por adultos e mais de 400 crianças no Teatro Guaporé, nessa terça-feira (22)....


MPF manda município retirar imóveis ilegais da Madeira Mamoré
...


Neste sábado tem mobilização nacional de vacinação contra a gripe
Neste sábado, 12, as unidades básicas de saúde da cidade de Porto Velho e dos distritos ao longo da BR estarão abertas das 8h às 17h para mobilização nacional de vacinação contra a gripe....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM