Rondônia, - 16:52
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Vaticano proíbe hóstias sem glúten
Publicado Sexta-Feira, 14 de Julho de 2017, às 14:39 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332703&codDep=67" data-text="Vaticano proíbe hóstias sem glúten

  
 
 

 

Communion Wafers

Recentemente, o Vaticano proibiu hóstias sem glúten. No entanto, o uso de ingredientes transgênicos ainda é permitido. (//iStock)

 

 

 

 

No último sábado, o Vaticano determinou que a farinha utilizada para a fabricação de hóstias não deve ser livre de glúten. De acordo com o documento, as regras são necessárias pois, atualmente, as hóstias podem ser adquiridas em supermercados e pela internet, o que pode gerar dúvidas sobre sua procedência.

Hóstia inválida

O cardeal Robert Sarah informou a determinação a pedido do Papa Francisco por meio de uma carta dirigida a todos os bispos. Conforme o texto, a adição de outros produtos, como frutas, açúcar e mel, para a Igreja Católica, é considerada  “abuso grave” e torna inválida a comunhão.

Na tradição católica, na comunhão, o pão e o vinho se convertem no corpo de Cristo, mas essa transformação só ocorreria com produtos feitos de acordo com as regras eclesiásticas. Ou seja, a partir do pão sem levedura, feito apenas de farinha, e do vinho puro e íntegro, conservado e feito unicamente da uva, sem a mistura de outras substâncias.

Celíacos

Segundo o comunicado do Vaticano, para a eucaristia daqueles com intolerância à proteína, o glúten pode ser reduzido na hóstia, desde que não seja necessária a adição de outros ingredientes, respeitando as normas católicas que prevê que outros cereais só são permitidos em proporções mínimas.

Transgênicos

No entanto, a carta oficial diz que “a eucaristia preparada com organismos geneticamente modificados pode ser considerada válida”. Dessa forma, a Igrejanão se opõe a ingredientes transgênicos na fabricação das hóstias.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa reconhece martírio de bispo assassinado na Colômbia
...


Vaticano autoriza licença de cardeal Pell para defesa de acusações de pedofilia
...


Papa Francisco afasta Cardeal Müller e coloca jesuíta à frente da doutrina da Igreja
...


''Proibido reclamar''. A mensagem de férias do Papa Francisco
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE