Rondônia, - 21:37
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
O Café em Rondônia
Agronegócio: O Café em Rondônia
O Sebrae em Rondônia, com seu projeto CAC (Cafeicultura de Rondônia), tem por objetivo estabelecer e fortalecer a colaboração estratégica.
Publicado Quarta-Feira, 5 de Julho de 2017, às 13:42 | Fonte Mário Antônio Veronese Varanda 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332215&codDep=50" data-text="Agronegócio: O Café em Rondônia

  
 
 

O Sebrae em Rondônia, com seu projeto CAC (Cafeicultura de Rondônia), tem por objetivo estabelecer e fortalecer a colaboração estratégica. Assim, firmou parceria com o governo do estado por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder) para o desenvolvimento da cafeicultura com foco em qualidade, produtividade e gestão da atividade cafeeira.

As atividades do projeto, em 2016, levaram à realização de 861 horas de consultoria. Dessas, 575 horas foram dedicadas à gestão da atividade cafeeira para atendimento a 300 produtores de café dos municípios de Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia D'Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Alvorada D’Oeste e Ministro Andreazza. As 286 horas de consultorias restantes foram utilizadas para a verificação da conformidade do processo de produção de 48 produtores rurais que cultivam café no município de Cacoal.

Por meio do convênio 120/PGE/2016, o Sebrae e a Suder organizaram uma caravana composta de produtores rurais e representantes do Comitê Gestor do projeto para participação no evento Semana Internacional do Café, ocorrido em Belo Horizonte (MG) no período de 21 a 23 de setembro de 2016.

Para promover a marca do café de Rondônia foi produzida a revista Cafés de Rondônia: sabor e qualidade que vêm da Amazônia, uma edição especial para distribuição na Semana Internacional do Café de 2016. A revista permitiu a divulgação das informações de forma assíncrona, estendendo, ainda, para depois do evento. Houve uma tiragem de 1.500 exemplares.

O projeto tem uma estratégia de atuação para realização de capacitações que têm como objetivo disseminar conhecimento atualizado sobre temas importantes da cafeicultura, propiciando o fortalecimento da assistência técnica dos municípios e produtores que participam do projeto. Em junho deste ano, os 300 produtores começaram a receber o serviço de consultoria técnica especializada em Manejo da Cultura do Café e Gestão da Atividade Cafeeira. Essa iniciativa ocorrerá mensalmente nas propriedades rurais durante os anos de 2017, 2018 e 2019, contribuindo significativamente para a transformação do público-alvo, elevando assim a qualidade, a produtividade e a gestão dos empreendimentos rurais de forma sustentável.

Em Rondônia, historicamente, o café veio atrelado à identidade cultural dos pioneiros que trouxeram a prática do cultivo e a vontade de trabalhar nos projetos de colonização. O café de Rondônia é resultante de vários componentes que englobam gestão, tecnologia, tratos culturais e, acima de tudo, a dedicação necessária ao seu aprimoramento.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Rondônia mais que dobrou produção de café nos últimos cinco anos
Do início de 2013 até meados de 2017 a produtividade dos cafezais de Rondônia mais que dobrou, mesmo com a diminuição da área plantada, graças à adoção de mudas clonais, irrigação, colheita tecnificada´......


CHAPA ABCZ UNIDA: A voz do Brasil ressoante no exterior
“Quem cala consente”, diz o velho ditado popular. E é nos momentos de crise que a inércia da conduta mostra as fragilidades do Brasil ao se comunicar com o restante do mundo, quando o assunto é o agronegócio. É para reverter esta realidade que uma ...


Idaron muda horário de atendimento ao público durante campanhas de vacinação
...


Rondônia busca autossuficiência na produção de calcário com investimentos da ordem de R$ 22 milhões
O conjunto móvel de britagem Bercam CBM 920/900, é montado em um chassi de carreta, tendo capacidade de processamento de até duas mil toneladas de calcário por dia....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::