Rondônia, - 12:00

 

Você está no caderno - Rondônia
FLORESTA PLANTADA
Reflorestamento com pinus e eucalipto é tema de Dia de Campo em Vilhena
A implantação de políticas públicas pelo governo estadual, em favor do reflorestamento, poderá transformar Rondônia no maior produtor da região Norte de floresta plantada até o ano de 2020.
Publicado Terça-Feira, 4 de Julho de 2017, às 10:26 | Fonte Secom - Governo de RO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332100&codDep=34" data-text="Reflorestamento com pinus e eucalipto é tema de Dia de Campo em Vilhena
ADS NEWS 3

  
 
 

Edgar Cardoso anuncia Dia de Campo voltado ao incentivo do plantio de pinus e eucalipto

 

A implantação de políticas públicas pelo governo estadual, em favor do reflorestamento, poderá transformar Rondônia no maior produtor da região Norte de floresta plantada até o ano de 2020. Pinus e eucalipto são temas prioritários do Dia de Campo, que será realizado no dia 7 de julho, em Vilhena.

O evento será efetivado na Fazenda Londrina, a 42 quilômetros do centro de Vilhena, no sentido Pimenta Bueno. A entrada é franca aos produtores da agricultura familiar, estudantes e demais interessados em conhecer técnicas, benefícios e lucratividade do plantio de floresta.

A proposta do governo de Rondônia neste primeiro momento é incentivar o reflorestamento, especialmente em locais degradados e de solo pobre, como é o caso da região compreendida entre Vilhena e Pimenta Bueno, uma área de um milhão de hectares. De acordo com a fertilidade do solo nas demais regiões do estado, haverá incentivos para o plantio de outras espécies, como a teca, paricá e o mogno asiático, que também são florestas consideradas lucrativas.

“No trecho de Vilhena até Pimenta Bueno, o solo é propício ao bom desenvolvimento do eucalipto e do pinus, madeiras de alta rentabilidade a longo prazo”, explicou o coordenador estadual de Floresta Plantada, o engenheiro florestal Edgar Menezes Cardoso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), órgão organizador do evento em Vilhena.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Para incentivar e alavancar o reflorestamento, o governo estadual está em fase de conclusão de um diagnóstico minucioso sobre o potencial do segmento. Na análise, a Sedam deverá apresentar fatores que viabilizam o negócio, principalmente para o pequeno produtor.

“No diagnóstico vamos apresentar várias viabilidades econômicas do plantio levando em consideração o acesso às linhas de créditos, bem como, as taxas de juros e a carência para o produtor começar a pagar o financiamento”, informou o coordenador da Sedam. Atualmente os juros nos bancos oficiais estão em torno de 5,6% ao ano e a carência é de quatro anos.

O eucalipto começa a ser comercializado no quarto ano após o plantio. “No primeiro desbaste, que corresponde a 30% da lavoura, a madeira já tem valor comercial garantido”, pontuou Edgar Cardoso, acrescentando que está em fase de instalação em Vilhena a primeira serraria voltada a trabalhar exclusivamente com pinus e eucalipto.

Edgar Cardoso assinala, ainda, que do eucalipto até a casca da madeira tem aproveitamento. “Este material poderá ser triturado e/ou decomposto naturalmente servindo de adubação para a própria floresta ou utilizado em outras culturas”.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

 






ADS NEWS 4

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Rondônia


Programa vai beneficiar 850 famílias com regularização fundiária urbana em Corumbiara
Distante cerca de 840 km da capital Porto Velho, o município de Corumbiara é um dos contemplados pelo programa Papel Passado que tem como proposta a regularização fundiária urbana. ...


Rondônia realiza curso de formação continuada destinado a gestores de escolas estaduais
Vilhena é um dos nove polos onde acontece o primeiro curso de formação continuada direcionada a gestores de escolas estaduais. ...


Operação Esforço Integrado combate crimes na região de fronteira em Rondônia
A faixa de fronteira brasileira corresponde a 16.886 quilômetros, engloba 588 municípios de 11 estados da federação e faz divisa com dez países....


Caminhão de combate a incêndio e posto de identificação são entregues durante o 3º Portal do Agronegócio em Vilhena
O município de Vilhena, localizado no Cone Sul de Rondônia, tem avançado na agricultura, especialmente na produção de soja. ...

 

::: Publicidade :::

ADS NEWS 1

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM