Rondônia, - 09:02
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
FLORESTA PLANTADA
Reflorestamento com pinus e eucalipto é tema de Dia de Campo em Vilhena
A implantação de políticas públicas pelo governo estadual, em favor do reflorestamento, poderá transformar Rondônia no maior produtor da região Norte de floresta plantada até o ano de 2020.
Publicado Terça-Feira, 4 de Julho de 2017, às 10:26 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332100&codDep=34" data-text="Reflorestamento com pinus e eucalipto é tema de Dia de Campo em Vilhena

  
 
 

Edgar Cardoso anuncia Dia de Campo voltado ao incentivo do plantio de pinus e eucalipto

 

A implantação de políticas públicas pelo governo estadual, em favor do reflorestamento, poderá transformar Rondônia no maior produtor da região Norte de floresta plantada até o ano de 2020. Pinus e eucalipto são temas prioritários do Dia de Campo, que será realizado no dia 7 de julho, em Vilhena.

O evento será efetivado na Fazenda Londrina, a 42 quilômetros do centro de Vilhena, no sentido Pimenta Bueno. A entrada é franca aos produtores da agricultura familiar, estudantes e demais interessados em conhecer técnicas, benefícios e lucratividade do plantio de floresta.

A proposta do governo de Rondônia neste primeiro momento é incentivar o reflorestamento, especialmente em locais degradados e de solo pobre, como é o caso da região compreendida entre Vilhena e Pimenta Bueno, uma área de um milhão de hectares. De acordo com a fertilidade do solo nas demais regiões do estado, haverá incentivos para o plantio de outras espécies, como a teca, paricá e o mogno asiático, que também são florestas consideradas lucrativas.

“No trecho de Vilhena até Pimenta Bueno, o solo é propício ao bom desenvolvimento do eucalipto e do pinus, madeiras de alta rentabilidade a longo prazo”, explicou o coordenador estadual de Floresta Plantada, o engenheiro florestal Edgar Menezes Cardoso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), órgão organizador do evento em Vilhena.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Para incentivar e alavancar o reflorestamento, o governo estadual está em fase de conclusão de um diagnóstico minucioso sobre o potencial do segmento. Na análise, a Sedam deverá apresentar fatores que viabilizam o negócio, principalmente para o pequeno produtor.

“No diagnóstico vamos apresentar várias viabilidades econômicas do plantio levando em consideração o acesso às linhas de créditos, bem como, as taxas de juros e a carência para o produtor começar a pagar o financiamento”, informou o coordenador da Sedam. Atualmente os juros nos bancos oficiais estão em torno de 5,6% ao ano e a carência é de quatro anos.

O eucalipto começa a ser comercializado no quarto ano após o plantio. “No primeiro desbaste, que corresponde a 30% da lavoura, a madeira já tem valor comercial garantido”, pontuou Edgar Cardoso, acrescentando que está em fase de instalação em Vilhena a primeira serraria voltada a trabalhar exclusivamente com pinus e eucalipto.

Edgar Cardoso assinala, ainda, que do eucalipto até a casca da madeira tem aproveitamento. “Este material poderá ser triturado e/ou decomposto naturalmente servindo de adubação para a própria floresta ou utilizado em outras culturas”.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Superlotado; presídio inaugurado em 27 de julho com um custo de R$ 10 milhões é ''campeão de fugas''
Sete presos fugiram da unidade prisional na madrugada desta quarta (22), diz Sejus. Ainda não há informações de como aconteceu a fuga e a identificação dos fugitivos....


Aumento de 8,41%: Energia elétrica mais cara em Rondônia a partir desta quinta-feira (30)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, hoje (28), que o reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada em Rondônia......


Programa Luz Para Todos em Rondônia foi enganação política por parte da Eletrobras e a União
Mais de 20 mil famílias ainda estão sem luz na zona rural de Rondônia, mas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera que desde 2014 estado já teria acesso universalizado à energia elétrica...


Marcos Rogério celebra inauguração do Hospital de Amor da Amazônia, em Porto Velho
A construção da unidade hospitalar teve início em 2015, e contou com recursos doados por empresários....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE