Rondônia, - 21:40
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Oskar Fischinger: quem foi o pai dos efeitos visuais do cinema
Publicado Sábado, 24 de Junho de 2017, às 10:39 | Fonte Revista Exame.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=331460&codDep=41" data-text="Oskar Fischinger: quem foi o pai dos efeitos visuais do cinema

  
 
 

 

Quem foi Oskar Fischinger

Oskar Fischinger: o artista passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações (Laguna Art Museum/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

São Paulo – O Google homenageia nesta quinta-feira (22) o aniversário de 117 anos de Oskar Fischinger, artista alemão reconhecido por criar efeitos visuais e vídeos com som, muito antes do surgimento do design gráfico e dos clipes de música. Conhecido por seus trabalhos no cinema e na pintura, Fischinger ganha um Doodle interativo que permite que você crie a sua própria música visual.

Nascido em 1900, o artista é uma figura importante no mundo do design, especialmente nas áreas de motion graphics e animação. Sua capacidade de combinar visões abstratas e manualmente sincronizá-las com música é considerada até hoje uma das técnicas cinematográficas mais influentes de todos os tempos. Mestre de movimento e cor, Oskar Fischinger passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações. Técnicas:Tecnologias do cinema têm aplicações científicas 

 

 

 

 

Oskar Fischinger

(Google/Reprodução)

 

 

 

 

Suas produções cinematográficas, a maioria construídas entre 1920 e 1930, chamam atenção por conta da técnica adotada: com poucos recursos, o artista usava uma câmera e recortava frame por frame a filmagem de suas pinturas em acrílico, até chegar no resultado desejado.

Oskar Fischinger também é considerado o precursor da mídia interativa e dos jogos touch. Ele inventou o Lumigraph, uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas e gerava exibições cromáticas fantásticas de acordo com os movimentos das mãos.

Grande parte de seu acervo está reunido no site Oskar Fischinger e pode ser acessado gratuitamente.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Bitcoin: o que é e como funciona a moeda virtual
...


1 em cada 3 jovens no mundo não tem acesso à internet, diz Unicef
...


Insetos, novas texturas e comida impressa em 3D: autor prevê a alimentação do futuro
...


O fone de ouvido que é capaz de traduzir 15 idiomas praticamente ao vivo
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE