Rondônia, - 01:51

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Departamento de Informática da ALE
Departamento de Informática da ALE inicia implantação do Interlegis em câmaras municipais
Após compromisso firmado no Encontro Interlegis, um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), realizado de 15 a 19 de maio, em Ji-Paraná, o Departamento de Informática da Assembleia Legislativa, já iniciou o atendimento às câmaras municipais de Rondônia.
Publicado Sexta-Feira, 2 de Junho de 2017, às 08:31 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

Após compromisso firmado no Encontro Interlegis, um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), realizado de 15 a 19 de maio, em Ji-Paraná, o Departamento de Informática da Assembleia Legislativa, já iniciou o atendimento às câmaras municipais de Rondônia.

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB), explicou que, além de economia, a ideia é promover a todas as câmaras, a implantação do mesmo sistema já utilizado pelas comunidades legislativas estaduais.

"É um avanço que a Assembleia está colocando à disposição das Câmaras Municipais. Uma ferramenta que permite mais celeridade e transparência nos atos, entre outros benefícios", destacou Maurão.

De acordo com o diretor do Departamento de Informática da ALE, Jamilton Costa, além de treinamentos, o programa prevê a implantação, a publicação e a hospedagem das ferramentas desenvolvidas pelo ILB Interlegis, de forma gratuita.

O objetivo do programa, segundo o diretor, é fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.

Em Rondônia, as câmaras municipais de Ji-Paraná e Parecis já contam com o sistema. Segundo Jamilton, nas próximas semanas, os parlamentos mirins de Castanheiras, Buritis e Santa Luzia do Oeste também serão atendidos pelo Departamento de Informática da Assembleia.

 

Interlegis

Sem custos para as casas parceiras, o Interlegis disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos à distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela comunidade legislativa.

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de Portal Modelo na internet, personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas assim como, seu armazenamento no datacenter do programa (hospedagem), a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (dominio.leg.br), além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

 

 

ALE/RO - DECOM – Juliana Martins

Foto: 

 

 

 

FOTOS

 

 







Veja também em Ação Parlamentar


Facebook é uma mídia ainda muito dominante
Não se pode negar as grandes vantagens que as redes sociais nos proporcionam...


Léo Moraes concede medalhas de Mérito Legislativo a servidores da Polícia Militar
O deputado Léo Moraes (Podemos) elaborou Projetos de Decretos Legislativos para conceder medalhas de Mérito Legislativo a dois tenentes-coronéis, um sub-tenente, uma sargento e um soldado da Polícia Militar de Rondônia pelos serviços prestados ao E...


Taxistas pedem regulamentação de lei que foi sancionada em 2010
Reunidos com deputados estaduais, na tarde desta terça-feira (24), representantes dos taxistas solicitaram a regulamentação da Lei Estadual 2366, de 15 de dezembro de 2010, que instituiu o Serviço de Transporte Público Alternativo Intermunicipal de...


Luizinho Goebel cobra manutenção da BR 364
O deputado Luizinho Goebel (PV), durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), contestou a falta de comprometimento do órgão responsável pela manutenção da BR 364....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News