Rondônia, - 04:20

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
Exportação: Tambaqui enlatado de Rondônia
Tambaqui enlatado de Rondônia gera interesse de espanhóis
Produto foi criado a partir de uma pesquisa iniciada em 2013.
Publicado Sábado, 27 de Maio de 2017, às 16:00 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=329832&codDep=50" data-text="Tambaqui enlatado de Rondônia gera interesse de espanhóis

  
 
 

Tambaqui enlatado foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ifro e a Unir

O tambaqui enlatado é um produto cárneo industrializado concebido de uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), no campus de Ariquemes, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), e patenteado com reconhecimento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As formulações desse peixe de água doce produzido em cativeiro no Estado, que apresenta níveis de gordura insaturada e grande concentração de ômega 3, desperta interesse em várias indústrias de processamento e enlatamento de alimentos e as indústrias Gomes da Costa, do grupo espanhol Calvo, líder do segmento na América Latina, tem interesse em industrializar o tambaqui moído enlatado.

Essa patente é sobre enlatamento de tambaqui e algumas tecnologias relacionadas a esse produto. O reitor do Ifro, professor doutor Uberlando Tiburtino Leite, afirmou que a instituição está negociando a patente do produto, tem algumas empresas interessadas e a Gomes da Costa é uma delas.

“O valor comercial da patente a gente está negociando. Há quinze dias, nós tivemos reunião com a Gomes da Costa lá em Santa Catarina (na unidade de Itajaí) para fazer a apresentação, eles tiveram muito interesse e agora eles virão a Rondônia para conhecer e até discutir parcerias para que a gente continue essa pesquisa”, anuncia.

O tambaqui enlatado é um produto criado a partir de uma pesquisa iniciada em 2013 pela professora Juliana Minardi Galo com focos na “Produção de Tambaqui para a fabricação de enlatados como alternativa de comercialização para piscicultores na região do Vale do Jamari (RO)” e “Fabricação de Tambaqui moído enlatado”.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Banco da Amazônia exclui tarifa para agronegócio
Segundo a CNA, produtor era cobrado indevidamente pela análise de projetos apresentados para financiamento no Fundo Constitucional do Norte...


Estudantes visitam Viveiro Cidadão em Rolim de Moura
Os estudantes participaram de uma visita guiada, onde conheceram as etapas de produção de mudas que são produzidas no viveiro e as sementes de diversas espécies nativas......


Embrapa lança boletim periódico com dados agropecuários de Rondônia
A primeira edição traz informações dos últimos 40 anos de atividades do setor...


Diretoria técnica do Sebrae se reúne com comitê gestor da cafeicultura de Rondônia
O Projeto Cafeicultura de Rondônia oferece e divulga conhecimentos inovadores sobre assuntos pertinentes à atividade....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM