Rondônia, - 01:36
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Cadastro Ambiental Rural
Caravana percorre cidades da Amazônia para divulgar Cadastro Ambiental Rural
Monitores vão mostrar como registrar propriedades em banco de dados que monitora desmatamento
Publicado Domingo, 21 de Maio de 2017, às 17:36 | Fonte Flavia Dratovsky - Gerência de Comunicação/Approach 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=329271&codDep=38" data-text="Caravana percorre cidades da Amazônia para divulgar Cadastro Ambiental Rural

  
 
 

Considerado uma das grandes inovações do Código Florestal Brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de 4 milhões de imóveis registrados. A área cadastrada, cerca de 408 milhões de hectares, corresponde a aproximadamente metade do território nacional e está perto de contemplar grande parte das áreas ocupadas por propriedades e posses rurais do país.

 

O prazo para fazer o CAR termina no dia 31/12, e, para garantir o maior número possível de imóveis no cadastramento, entre os dias 16 e 26 de maio, técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), equipes das prefeituras locais e da Fundação Roberto Marinho estão promovendo encontros nas cidades de Macapá (AP); Belém e Santarém (PA); Manaus e Boca do Acre (AM); Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A caravana tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do CAR e divulgar o curso online com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais. O curso é gratuito e já está disponível para todos os interessados, no endereço cursodecar.frm.org.br. Nesta terça-feira, dia 23, o encontro será em Porto Velho, no Auditório da EMATER.

 

De acordo com o diretor-geral do SFB, Raimundo Deusdará, a Caravana faz parte do esforço do órgão e das instituições parceiras para garantir o maior número possível de imóveis na base do CAR. “Estamos muito próximos disto, mas até o final do ano persistiremos na busca ativa para ajudar os proprietários e posseiros que, por algum motivo, ainda não tenham feito o cadastro. O CAR é obrigatório e é o primeiro passo para a regularização ambiental destes imóveis”, afirmou. O diretor ainda acrescentou que quem faz o cadastro garante o acesso ao crédito e seguro agrícola e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), além de obter outras vantagens. “Mais do que isso, estamos percebendo que o CAR ajuda o produtor rural a acessar os mercados, que estão cada vez mais rigorosos em relação à comprovação de origem legal e sustentável dos produtos”, explica.

 

 

Curso Online

 

O Curso Online de CAR do Florestabilidade apresenta conceitos, práticas e ferramentas para aumentar a qualidade dos cadastros. O conteúdo do curso foi produzido pela área de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, em parceria com técnicos do Serviço Florestal Brasileiro, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e apoio da Skoll Foundation. O curso, que é gratuito e totalmente online, é dirigido aos profissionais envolvidos no cadastramento de imóveis rurais no CAR e a proprietários/possuidores de imóveis rurais, mas todos os interessados podem participar.

 

“É muito positiva essa união de forças com o Ministério e as instituições para tornar o CAR realidade”, diz Georgia Pessoa, gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho. Para ela, iniciativas como a caravana são essenciais, pois ajudam a simplificar as informações em torno do cadastro. “Quem estiver confuso ou encontrar dificuldades na hora de cadastrar o CAR, pode contar com o auxílio do curso para não cometer nenhum erro”, explica.

 

 

Saiba mais sobre o CAR

 

O Cadastro Ambiental Rural é auto declaratório e é uma etapa fundamental para a regularização ambiental dos imóveis rurais.

 

O cadastro forma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais vegetações nativas do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Com a base de dados, o CAR integra e amplia o conhecimento sobre o uso dos recursos florestais do país. O cadastro contempla dados do proprietário e do imóvel rural, incluindo documentos que comprovem a propriedade ou posse, e um mapa da propriedade, feito com base em imagens de satélite, que identifica as áreas produtivas, remanescentes de vegetação nativa, nascentes e cursos de água.

 

 

MANAUS: Dia 22, das 9h às 12h

Local: Auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM)

Avenida Pedro Teixeira, 2354 – Dom Pedro

 

 

PORTO VELHO: Dia 23, das 15h às 18h

Local: Auditório da EMATER – em frente ao CPA

Avenida Farquar, 3055 – Bairro Panair

 

 

RIO BRANCO: Dia 24, das 14h30 às 17h30

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco

Rua Rui Barbosa - nº 285 - Centro Rio Branco – AC

 

 

BOCA DO ACRE: Dia 25, das 15h às 18h

Local: Universidade Estadual Amazonas (UEA) - Núcleo de Ensino Superior de Boca do Acre

Avenida Mário Diogo de Melo - Bairro Platô do Piquiá





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Amazônia


Uso da Amazônia e de outras florestas como ''moeda'' é tema-chave para Brasil na Conferência do Clima
Uso da Amazônia e de outras florestas como ''moeda'' é tema-chave para Brasil na Conferência do Clima...


Amazônia ajuda a salvar o planeta – Artigo de Elson Martins
Um dos nove estados da Amazônia Legal no Brasil, o Acre tem reconhecimento internacional na agenda da sustentabilidade....


Governador Confúcio Moura diz que é preciso lutar para que a Amazônia seja conhecida e respeitada
A nova forma de cobrar um olhar diferenciado para a Amazônia defendida por Confúcio virá com a formalização, já em andamento, do consórcio interestadual da Amazônia Legal. As demandas não serão mais apresentadas isoladamente, mas em bloco....


SIPAMHidro é implantado no Centro Regional de Porto Velho
O sistema fornece informações hidrometeorológicas para a Amazônia com intuito de monitorar e prever diariamente as condições dos níveis dos rios e a ocorrência de tempestades severas que possam ocasionar alagamentos e inundações nas áreas urbanas....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::