Rondônia, - 13:58
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Avanço em eletrônicos flexíveis pode transformar suas camisetas em alto-falantes e carregadores
Publicado Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017, às 11:55 | Fonte GIZMODO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=329076&codDep=41" data-text="Avanço em eletrônicos flexíveis pode transformar suas camisetas em alto-falantes e carregadores

  
 
 

 

eletronicos-flexiveis

 

 

 

 

 

 

O ano de 2017 pode entrar para a história como aquele em que aquelas caixas de som enormes que seu pai ainda usa enfim começaram a entrar em extinção. Após o desenvolvimento de um chip de grafeno abastecido a calor que poderia substituir o alto-falante do seu celular, cientistas da Universidade Estadual de Michigan desenvolveram um painel eletrônico flexível, fino como uma folha de papel, que poderia transformar tecidos em alto-falantes, carregadores de bateria, entre outras aplicações.

No fim de 2016, Nelson Sepulveda, professor associado de Engenharia Elétrica e Computação na Universidade Estadual de Michigan, e sua equipe revelaram um dispositivo flexível, semelhante a um filme, chamado de nanogerador ferroelétrico biocompatível — ou FENG, na sigla em inglês —, que poderia gerar eletricidade e abastecer outros eletrônicos simples conforme se dobrava e deformava.

Feito de camadas de silício, prata e poliamida repletas de íons (parecidas com o tecido de nylon artificial) cobertas com um material semelhante à espuma, chamado de ferroelétrico de polipropileno, o filme de FENG é comprimido e produz energia elétrica. Um teclado feito de FENG funcionou sem precisar puxar energia de um computador, e os pesquisadores imaginam um futuro em que seu material seja usado em roupas que possam gerar energia para carregar dispositivos, conforme as pessoas se mexem.

Porém, conforme a equipe da Universidade Estadual de Michigan continuou desenvolvendo sua tecnologia FENG, eles descobriram que o dispositivo era tão sensível que mesmo as deformações mais sutis, feitas por ondas de som, produziam carga elétrica. Como é detalhado em um estudo publicado nesta semana na Nature Communications, isso significou que o filme ultrafino podia servir como um microfone, tão sensível à voz humana que seria quase impossível enganar um sistema de segurança de reconhecimento de voz que usasse a tecnologia.

E pelo fato de um microfone ser apenas um alto-falante trabalhando inversamente, os pesquisadores também mostraram que o filme de FENG poderia converter energia elétrica em energia mecânica com a mesma eficácia. O material foi embutido em uma simples bandeira e, quando alimentado com um sinal de um iPad passado por um amplificador, o tecido reproduzia os sons com clareza notável.

Então, um dia, em vez de ter que levar um megafone a um protesto, o cartaz que você estiver carregando poderia ser usado para amplificar seus gritos, com a tecnologia FENG embutida. Esse filme fino também poderia levar a melhorias mais profundas em dispositivos móveis, substituindo o alto-falante tradicional e os componentes do microfone com apenas um módulo que faça as duas tarefas com maior eficácia, ajudando a estender a duração da bateria do seu dispositivo. E mesmo que o seu smartphone chegue àquela preocupante marca de 10% de bateria, talvez um dia a sua jaqueta equipada com o FENG o carregue rapidamente durante uma caminhada.

 

[Nature Communications via Michigan State University]

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Insetos, novas texturas e comida impressa em 3D: autor prevê a alimentação do futuro
...


Como homem que vivia com ajuda do governo fundou o WhatApp e virou multimilionário do Vale do Silício
...


Uma pessoa precisará ver sua foto íntima antes de impedir que ela se espalhe no Facebook
...


WhatsApp deixa apagar mensagens que você se arrependeu de enviar
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::