Rondônia, - 11:50

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
roraima
Roraima: Famílias são retiradas de 7 comunidades isoladas por cheia de rio em área indígena
Ações foram feitas pelo Exército em Kumapai, Nova Esperança, Monte Moriá 1, Sitio São Mateus Prototó, Canã, Ximaral e Lage.
Publicado Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017, às 11:19 | Fonte Por G1 RR 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=329062&codDep=71" data-text="Roraima: Famílias são retiradas de 7 comunidades isoladas por cheia de rio em área indígena

  
 
 

Militares instalaram bases com água potável para famílias afetadas com a cheia em Uiramutã (Foto: Exército/Divulgação)

Famílias de sete comunidades indígenas no Uiramutã, região Norte de Roraima, foram retiradas das localidades pelo Exército nesta quinta-feira (18). Devido à cheia do rio Maú a região ficou isolada e muitas casas estão submersas.

As comunidades atendidas foram Kumapai, Nova Esperança, Monte Moriá 1, Sitio São Mateus Prototó, Canã, Ximaral e Lage, informou o Exército. O número de pessoas retiradas ainda não foi divulgado.

De acordo com o prefeito Dedel Araújo (PP) as comunidades indígenas Kumapai e Caxirimã são as mais afetadas pelo cheia do rio.

Os locais prejudicados pela cheia ficam na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS). Segundo o Exército, as famílias foram retiradas das áreas isoladas, juntamente com pertences individuais, e levadas para um local seguro.

Foram instalados ainda postos de abastecimento de água potável. O acesso à região é feito pela BR-17. Uma ponte que leva ao município está submersa, segundo o prefeito.

A ação de retirada das famílias isoladas foi executada por militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) e do 6º Pelotão Especial de Fronteira (6º PEF) .

O município de Uiramutã fica no extremo Norte de Roraima e possui cerca de 9 mil habitantes, segundo o IBGE.

 

Corpo de Bombeiros avalia situação

Em nota à Rede Amazônica Roraima, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que uma equipe foi enviada ao município para avaliar a situação. Na sexta (19) outros militares deve ir para a região.

"A equipe está a caminho do município do Uiramutã em uma caminhonete com embarcação. Essa equipe fará uma vistoria inicial e a baldeação de moradores para locais seguros", detalhou a nota.

A previsão é que os bombeiros permaneçam no município até a segunda feira (22), quando haverá a troca de militares, ou até a normalização da situação.

Ainda na sexta a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deve fazer um sobrevoo no município a fim de levantar os locais mais atingidos pela cheia dos rios da região.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Região Norte


Órgãos de segurança do Amazonas fazem varredura em veículos que serão usados por seleções do Brasil e México
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e os órgãos do sistema de segurança pública do Estado já entraram em campo com as ações do plano de segurança para o Amistoso Sub 20 entre Brasil...


Atendimentos prosseguem até a próxima terça-feira
...


Governo confirma repasse de cerca de R$ 8 milhões aos 139 municípios tocantinenses
O encontro de gestores municipais da saúde está reunindo representantes dos 139 municípios do Tocantins para apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS nº 3.992/2017, que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais ...


Hospital das Clínicas terá mais de 400 servidores
O Hospital das Clínicas Doutor Wilson Franco, inaugurado no último sábado (24), começará a receber pacientes a partir de segunda-feira (2). ...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM