Rondônia, - 15:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
“DIA DE CAMPO DE BANANA”
ESBR e Embrapa realizam “Dia de Campo de Banana” em projeto piloto da uhe Jirau
Parceria existe há cinco anos e tem como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar na região por meio da pesquisa e transferência de tecnologia
Publicado Quinta-Feira, 18 de Maio de 2017, às 08:54 | Fonte Assessoria 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328936&codDep=50" data-text="ESBR e Embrapa realizam “Dia de Campo de Banana” em projeto piloto da uhe Jirau
  
 
 

Agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de Ciências Agrárias e agentes de fomento participaram do Dia de Campo de Banana, realizado no dia 12 de maio pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa/RO). O evento aconteceu no Projeto Piloto da Usina, situado a 115 km de Porto Velho. Os produtores do Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova também marcaram presença para ampliar seus conhecimentos.

O Engenheiro Agrônomo da Embrapa, Davi de Oliveira, explicou que o Dia de Campo de Banana foi dividido em quatro estações temáticas: cultivares e pragas, doenças, comercialização e custo de produção e manejo da cultura. O público teve a oportunidade de passar pelas diferentes estações e conhecer algumas práticas e tecnologias. O engenheiro contou que no Projeto Piloto da UHE Jirau o trabalho desenvolvido é tanto de pesquisa quanto de transferência de tecnologia. Na pesquisa estão inclusos experimentos, testes e avaliações e na transferência de tecnologia, a unidade demonstrativa, de aprendizagem ou observação. “Nesta última colocamos no campo o que a pesquisa já testou e validou e apresentamos aos produtores”, disse.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, lembrou que a parceria entre a concessionária da UHE Jirau e a Embrapa existe há cinco anos. No projeto piloto estão sendo cultivados abacaxi, açaí, banana, mandioca, pupunha, entre outros tipos de culturas. “São várias experiências para verificarmos quais plantações se adaptam melhor em nossa região de forma que o agricultor produza bem e com mais qualidade e possa gerar renda para toda a sua família”, destacou.

O Senhor Raymundo Luiz da Silva, agricultor e membro da diretoria da Associação Vida Nova, informou que faz questão de participar de todos os eventos promovidos pela ESBR e Embrapa. “É uma ótima oportunidade de ampliar os meus conhecimentos a respeito da produção. Sempre digo que a pessoa que gosta de trabalhar fica contente onde está e eu estou muito feliz em poder contribuir com o crescimento da região onde moro”, enfatizou.

Prefeito de Porto Velho visita Projeto Piloto

Depois de conhecer Nova Mutum Paraná, a convite de lideranças da comunidade e da ESBR, o Prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, participou do Dia de Campo de Banana acompanhado do Secretário Municipal da Agricultura, Francisco Evaldo. Na ocasião, o Prefeito aproveitou para conhecer as dependências do Projeto Piloto da UHE Jirau e falou a respeito do trabalho que está sendo desenvolvido junto aos agricultores familiares da região. “É importante fazer com que a tecnologia chegue aos pequenos produtores para que estes venham a produzir mais e melhor. Portanto, parabenizo a ESBR por todas as atividades que estão sendo implementadas neste local”, afirmou.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Cafés do Brasil geraram US$ 1,78 bilhões de receita cambial no primeiro quadrimestre de 2017
...


Fomento a economia: Banco da Amazônia promete descontos de até 85% em renegociação
Dívidas dos produtores rurais serão repactuadas com recursos do Fundo de Financiamento do Norte (FNO)...


Oportunidade: IBGE abriu inscrições para 24.984 vagas do Censo Agropecuário
Os interessados têm até o dia 23 de maio para fazer a opção pelos cargos...


Ariquemes: ACIA e SUDER avaliam resultados da EXPOVALE
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE