Rondônia, - 01:43
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Saiba quanto café você pode beber por dia
Publicado Sexta-Feira, 12 de Maio de 2017, às 11:58 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328691&codDep=42" data-text="Saiba quanto café você pode beber por dia
  
 
 

 

Barista preparando cafés de máquina

Uma revisão de estudos já publicados confirmou que 400 mg diários - ou 3 xícaras de 150 ml de café - da substância é o limite para adultos saudáveis. Para mulheres grávidas, essa quantidade cai para 300 mg por dia. (IStock/Getty Images)

 

 

 

 

 

Vício para uns, necessidade para outros. A verdade é que quase ninguém resiste a uma xícara de café pelo menos uma vez por dia. Mas, se você é daqueles que não resiste a várias xícaras de café, saiba que existe uma quantidade máxima de cafeína que você pode consumir por dia para não prejudicar o organismo. Uma nova revisão de estudos sobre o assunto confirmou que 400 miligramas diários – o correspondente a três xícaras de 150 ml de café – da substância é o limite para adultos saudáveis. Para mulheres grávidas, essa quantidade cai para 300 miligramas por dia.

A revisão

Publicada recentemente no periódico científico Food and Chemical Toxicology, a análise baseou-se na revisão de 426 estudos publicados anteriormente, todos focados em como a cafeína estava relacionada a cinco tópicos específicos: toxicidade, saúde óssea e ingestão de cálcio, efeitos cardiovasculares (incluindo pressão arterial e freqüência cardíaca), saúde comportamental (dores de cabeça, humor e sono) e reprodução e desenvolvimento (incluindo fertilidade, aborto e defeitos congênitos).

Os resultados confirmaram um estudo feito em 2003, que recomendava o consumo máximo de 400 miligramas diários de cafeína. “Depois de décadas de pesquisa e milhares de artigos, sabemos muito sobre a cafeína. E o que nossos resultados confirmam verdadeiramente é que ter a cafeína como parte de sua dieta diária é aceitável e sem efeitos adversos”, diz Daniele Wikoff, líder da prática de ciências da saúde da ToxStrategies, empresa de consultoria científica que realizou o estudo.

Proveniência da cafeína

Apesar dos resultados, é preciso ressaltar que diversos alimentos e bebidas têm cafeína, como café, chás, refrigerantes, chocolate e energéticos. Portanto, ao considerar a ingestão total de cafeína, é importante ter em mente todas as fontes de consumo. Além disso, cada alimento ou bebida que contém a substância, também é composto por outros ingredientes, que podem vir a prejudicar a saúde.

Enquanto o café puro, por exemplo, é rico em antioxidantes e pode reduzir o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes, o refrigerantes e cafés cheios de complementos podem ser ricos em calorias ou adoçantes artificiais, enquanto bebidas energéticas podem conter açúcar e outros estimulantes que são associados a riscos para a saúde.

Cada pessoa metaboliza de um jeito

Roshini Raj, editor médico do site especializado Health.com, ressalta também que, apesar de 400 miligramas diários serem considerados seguros para a saúde, não significa que todos podem ou devem tomar. “Nem todos metabolizam a cafeína da mesma maneira: para algumas pessoas, uma pequena xícara de café ou chá é o suficiente para deixá-las inquietas”. E recomenda: “Ouça o seu corpo, e se você tende a ficar agitado, tente espaçar suas bebidas com cafeína”.

Veja, na tabela abaixo, quanto você pode consumir por dia, de cada bebida, para não ultrapassar o limite diário recomendado:

 

 

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Uso medicinal da Cannabis sativa chega à culinária
...


A hora e a vez do parto natural
...


Estudo identifica mutação responsável pela ‘cara’ dos Pugs
...


Partícula revestida com antibiótico elimina bactérias resistentes
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE