Rondônia, - 06:36
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
segurança cnh rondônia
Detran Rondônia implanta CNH com QR Code para evitar fraudes
O código é impresso no verso do documento, e é válido em todo o território nacional. A medida garante maior autenticidade ao documento e facilita sua verificação junto aos agentes de trânsito.
Publicado Sábado, 6 de Maio de 2017, às 11:31 | Fonte Assessoria 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328212&codDep=26" data-text="Detran Rondônia implanta CNH com QR Code para evitar fraudes

  
 
 

O Governo do Estado de Rondônia, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), iniciou na última terça-feira (2), a emissão das carteiras de habilitação com o código QR Code. O código é impresso no verso do documento, e é válido em todo o território nacional. A medida garante maior autenticidade ao documento e facilita sua verificação junto aos agentes de trânsito.

O Detran-RO está cumprindo a Resolução 650, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 10 de janeiro deste ano, que altera o layout da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acrescentando requisitos de segurança. A normativa foi regulamentada pela Deliberação 162, do Contran, publicada no Diário Oficial da União do último dia 28 de abril e já está em vigor. O regulamento altera a Resolução 598, do Contran, de 24 de maio de 2016, passando a incluir código de barras bidimensional (Quick Response Code - QR Code).

Essa medida não acarretará nenhum reajuste de valores do documento para os usuários. Também não haverá exigência de substituição para CNHs antigas. O modelo com QR Code será disponibilizado para todos os novos documentos emitidos a partir deste mês, informa o Diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira.

“O Detran está investindo fortemente em tecnologia e capacitação de servidores e desburocratização. Como resultado disso, começou a emitir carteiras de habilitação em menos de uma hora, dando destaque a Autarquia por ter um dos sistemas de emissão de habilitação mais rápidos do Brasil ”, complementa Acássio Figueira.

Com a implantação do QR Code nas CNHS, agentes de fiscalização e população, utilizarão aplicativos da Serpro (Lince) para efetuar a leitura do QR Code das carteiras de habilitação, onde poderá checar a autenticidade, dados e foto do condutor. A expectativa do Detran-RO é reduzir o número de fraudes no documento, haja vista que o código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar informações.

Hoje a CNH é um dos principais documentos de identificação, que chega a substituir até mesmo a Identidade e CPF, utilizada além da esfera do trânsito, como também no comércio, por isso, precisamos de mecanismo tecnológicos de segurança para evitar fraudes e prejuízos para população. Essa nova CNH chega para dificultar possíveis adulterações e garantir agilidade, segurança e rigor nas fiscalizações. “Essas checagens de autenticidade serão efetuadas por aplicativos em smartfones, tanto por agentes de transito, comércio e população em geral”, disse José de Albuquerque Cavalcante – Diretor Geral do Detran – Rondônia.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Ariquemes: Curso de primeiro socorros é oferecido para professores da Rede Pública de Ensino
De acordo com a Coordenadora da ação, Maria Geralda Lima da Silva a proposta é que os participantes sejam orientados a reconhecer sinais e sintomas......


Ariquemes: Curso de Pintura em Tecido é finalizado
As aulas foram ministradas no auditório do CRAS....


AROM e Receita Federal chamam Municípios para tratarem dívida previdenciária
Dezesseis anos e oito meses. Este é o novo prazo de parcelamento que os Municípios adquiriram para liquidarem as dívidas previdenciárias. ...


Jaru: Novo anexo do posto de saúde do setor três está quase pronto
A obra de construção de um novo anexo no Centro de saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva (antigo Sesp), localizado na esquina das ruas Ricardo Cantanhede com Tapajós, no setor três, está praticamente pronta....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE