Rondônia, - 03:40
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
amapá
Indígenas em cargos no governo do Amapá facilitam acesso de povos a serviços
Gerências foram criadas em 2015 e são indicadas pelas próprias aldeias em Macapá e Oiapoque. Aproximação visa auxílio rápido em serviços de saúde, educação e assistência social.
Publicado Quinta-Feira, 4 de Maio de 2017, às 11:15 | Fonte Por John Pacheco, G1 AP, Macapá 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328073&codDep=38" data-text="Indígenas em cargos no governo do Amapá facilitam acesso de povos a serviços

  
 
 

Mais de 7 mil indígenas vivem em terras dentro do estado (Foto: Antonio Sena/Divulgação/Agência Amapá)

As aldeias do Amapá indicam desde 2015 representantes indígenas para atuarem em cargos dentro do governo, com o objetivo de aproximar e elaborar políticas públicas de atendimento em várias áreas, como saúde, infraestrutura, assistência social e educação.

A Secretaria Especial dos Povos Indígenas (Sepi) destacou que ao longo de dois anos, os povos têm indicado indígenas para gerências em Macapá e Oiapoque, onde parte dos servidores atuam na linguagem com índios que não falam o idioma português.

Os cargos em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, foram distribuídos nas aldeias Manga, Kumenê e Kumarumã. Outros foram destinados ao atendimento de povos que vivem ao longo do rio Oiapoque. Na capital, foram contempladas as etnias Apalaí, Tiriyó, Wayana e Waiãpi.

 

A titular da Sepi, Eclemilda Macial, disse que os cargos são remunerados pelo governo do Amapá com valores entre R$ 1,8 mil e R$ 2,4 mil, e que a indicação para nomeação é feita pelas próprias aldeias, onde os índios têm autonomia para sugerir os escolhidos.

"Esse trabalho que eles fazem é uma intermediação do governo do estado e população indígena. A secretaria vem fazendo a articulação e isso vem acontecendo de uma forma muito próxima. As populações estão sendo atendidas de forma gradativa", falou Eclemilda.

Entre as ações, a Sepi aponta que as aldeias iniciaram o cadastro para inclusão no programa "Luz Para Todos", que pode fornecer redução e isenção nas tarifas de energia, além disso, nas duas cidades existem guichês específicos dentro do Super Fácil para atendimento aos índios.

 

População indígena no Amapá

O Amapá tem mais de 7 mil índios habitando 4 terras indígenas, tanto em zonas rurais quanto urbanas dos municípios, segundo o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Censo, 80,4% dos índios, quase 6 mil, vivem em mais de 80 aldeias nas terras. Pelo menos 1,4 mil já moram fora delas, seja na capital ou nas sedes dos municípios amapaenses.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Amazônia


Uso da Amazônia e de outras florestas como ''moeda'' é tema-chave para Brasil na Conferência do Clima
Uso da Amazônia e de outras florestas como ''moeda'' é tema-chave para Brasil na Conferência do Clima...


Amazônia ajuda a salvar o planeta – Artigo de Elson Martins
Um dos nove estados da Amazônia Legal no Brasil, o Acre tem reconhecimento internacional na agenda da sustentabilidade....


Governador Confúcio Moura diz que é preciso lutar para que a Amazônia seja conhecida e respeitada
A nova forma de cobrar um olhar diferenciado para a Amazônia defendida por Confúcio virá com a formalização, já em andamento, do consórcio interestadual da Amazônia Legal. As demandas não serão mais apresentadas isoladamente, mas em bloco....


SIPAMHidro é implantado no Centro Regional de Porto Velho
O sistema fornece informações hidrometeorológicas para a Amazônia com intuito de monitorar e prever diariamente as condições dos níveis dos rios e a ocorrência de tempestades severas que possam ocasionar alagamentos e inundações nas áreas urbanas....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::