Rondônia, - 15:13
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado
Publicado Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017, às 10:34 | Fonte DC 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=327255&codDep=67" data-text="Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado
  
 
 

 

Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado Caio Marcelo / Especial/Especial

Praça de Nossa Senhora, com a igreja principal do santuário ao fundo - Foto: Caio Marcelo / Especial / Especial

 

 

 

Com o apoio da comunidade católica do Sul de Santa Catarina, o segundo maior santuário diocesano do Estado foi inaugurado neste domingo, em Içara. Com a presença de pelo menos 6 mil pessoas na missa solene, além de centenas de visitantes, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus iniciou oficialmente as atividades, quase quatro anos após a instalação da pedra fundamental, em 30 de junho de 2013. A estrutura, que fica dentro de uma área de 13,5 hectares, só é menor do que o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

 

Com programação intensa ao longo do dia, milhares de fiéis aproveitaram o domingo ensolarado para conhecer o local, que além de um espaço de fé e contemplação, é mais uma opção para o turismo religioso. Segundo dados do Ministério do Turismo, os destinos religiosos representam mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de R$ 492 bilhões ao ano.

 

O santuário está localizado na comunidade de Morro Bonito, interior de Içara. A ideia de construir um santuário da região da Diocese de Criciúma é um sonho antigo. Nasceu com o primeiro bispo em 1998, Dom Paulo de Conto, e mais tarde, quando assumiu em 2009, Dom Jacinto Inácio Flach abraçou o compromisso. Anos depois, Dom Jacinto conheceu o arquiteto Maurício Carneiro, e iniciaram as conversas sobre a construção do santuário. Com a doação do terreno em 2013 pelo empresário Zefiro Giassi, começou a busca por parceiros para realizar a obra. Foram investidos pelo menos R$ 5 milhões, recebidos de doação. Material de construção, pisos e revestimentos também foram doados por empresários da região, para que a obra saísse do papel.

 

— Quando relatamos sobre este Santuário, muitos bispos ficam admirados e encantados. É uma obra para a Igreja do Sul do Brasil, não é uma obra restrita à nossa diocese, pois os santuários não têm este tipo de geografia. No futuro, hão de vir muitas pessoas aqui — projeta o bispo.

 

Segundo o bispo, a intenção de unir a devoção a Jesus Misericordioso à devoção ao Sagrado Coração é uma mensagem sobre misericórdia. A história reconhecida pela Igreja mostra que o Sagrado Coração de Jesus primeiro se revelou à Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVI, e mais tarde, no século XX, à Santa Faustina Kowalska, como Coração Misericordioso de Jesus.

 

O turismo religioso tem impulsionado a economia das cidades e atraído novos negócios. No estado, Nova Trento é um exemplo de como esse segmento pode movimentar o setor. Além do maior santuário do Estado, de Santa Paulina, a cidade também contempla a estrutura dedicada à Nossa Senhora do Bom Socorro, que juntas atraem cerca de 840 mil turistas ao ano. 

 

 

ESTRUTURA CONTEMPLA IGREJAS, PRAÇAS E VIA SACRA 

 

 

Além da igreja principal, com 3,2 mil m² e capacidade para até cinco mil pessoas, sendo 1,5 mil delas sentadas, o santuário tem uma estrutura que impressiona. No terreno de 13,5 hectares, um estacionamento para mais de mil veículos, incluindo ônibus, oferece conforto e praticidade aos visitantes.

 

Um jardim com 33 oliveiras vindas de Jerusalém e a Capela do Getsêmani, de onde inicia a Via Sacra com suas 14 estações, são encontrados ao longo do caminho. A Praça de Nossa Senhora, Capela de São João Paulo II e Santa Faustina, Casa do Peregrino e Casa do Reitor, completam a estrutura do complexo religioso.

 

Apesar da obra em andamento, desde abril do ano passado o Santuário passou a contar com a celebração da missa, todos os domingos, às 15h. A ideia era aproximar a população do Santuário, e para que pudessem acompanhar de perto a evolução da obra. A visitação se popularizou e diariamente o local passou a receber visitantes, de diversos lugares.

 

Mesmo inaugurado oficialmente, o complexo religioso terá mais um ano pela frente até a conclusão total da obra, com calçadas e avenida pavimentadas e jardinagem completa. Segundo o presidente da Comissão Pró-Construção e reitor do santuário, padre Antonio Vander da Silva, a obra só foi possível graças ao apoio da comunidade.

 

— As pessoas que nos apoiaram, que estiveram à frente, empresários, do mais rico ao mais pobre, todos colaboraram de uma forma muito bonita, muito especial. Só temos a agradecer e bendizer a Deus por tão grande dádiva e estamos prontos para levar a frente até o fim — destaca.

 

Com o santuário inaugurado, a Casa do Peregrino passa a abrir diariamente, com a venda de artigos religiosos e salas para atendimento. As missas passarão a ser celebradas todos os sábados, às 15h, e todos os domingos, às 11h e às 15h. Toda primeira sexta-feira do mês, também haverá missa às 19h30min. 

 

Na programação do santuário, celebrações de Vigília Eucarística serão todas as sextas-feiras, às 20h, na igreja da Agonia, e de terça a sexta, o terço da misericórdia, às 15h, na Capela de Santa Faustina. O atendimento do Reitor será sempre às quintas-feiras, das 09h às 16h.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa: a misericórdia abre a porta da mente e do coração
Aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro, Francisco explicou que este domingo, na tradição da Igreja, era chamado “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa ...


Pastorinhos vão ser canonizados a 13 de Maio
...


Papa pede humildade a poderosos em participação inesperada em conferência TED
...


4º Congresso Espírita do Maranhão
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE