Rondônia, - 13:32
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado
Publicado Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017, às 10:34 | Fonte DC 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=327255&codDep=67" data-text="Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado

  
 
 

 

Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado Caio Marcelo / Especial/Especial

Praça de Nossa Senhora, com a igreja principal do santuário ao fundo - Foto: Caio Marcelo / Especial / Especial

 

 

 

Com o apoio da comunidade católica do Sul de Santa Catarina, o segundo maior santuário diocesano do Estado foi inaugurado neste domingo, em Içara. Com a presença de pelo menos 6 mil pessoas na missa solene, além de centenas de visitantes, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus iniciou oficialmente as atividades, quase quatro anos após a instalação da pedra fundamental, em 30 de junho de 2013. A estrutura, que fica dentro de uma área de 13,5 hectares, só é menor do que o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

 

Com programação intensa ao longo do dia, milhares de fiéis aproveitaram o domingo ensolarado para conhecer o local, que além de um espaço de fé e contemplação, é mais uma opção para o turismo religioso. Segundo dados do Ministério do Turismo, os destinos religiosos representam mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de R$ 492 bilhões ao ano.

 

O santuário está localizado na comunidade de Morro Bonito, interior de Içara. A ideia de construir um santuário da região da Diocese de Criciúma é um sonho antigo. Nasceu com o primeiro bispo em 1998, Dom Paulo de Conto, e mais tarde, quando assumiu em 2009, Dom Jacinto Inácio Flach abraçou o compromisso. Anos depois, Dom Jacinto conheceu o arquiteto Maurício Carneiro, e iniciaram as conversas sobre a construção do santuário. Com a doação do terreno em 2013 pelo empresário Zefiro Giassi, começou a busca por parceiros para realizar a obra. Foram investidos pelo menos R$ 5 milhões, recebidos de doação. Material de construção, pisos e revestimentos também foram doados por empresários da região, para que a obra saísse do papel.

 

— Quando relatamos sobre este Santuário, muitos bispos ficam admirados e encantados. É uma obra para a Igreja do Sul do Brasil, não é uma obra restrita à nossa diocese, pois os santuários não têm este tipo de geografia. No futuro, hão de vir muitas pessoas aqui — projeta o bispo.

 

Segundo o bispo, a intenção de unir a devoção a Jesus Misericordioso à devoção ao Sagrado Coração é uma mensagem sobre misericórdia. A história reconhecida pela Igreja mostra que o Sagrado Coração de Jesus primeiro se revelou à Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVI, e mais tarde, no século XX, à Santa Faustina Kowalska, como Coração Misericordioso de Jesus.

 

O turismo religioso tem impulsionado a economia das cidades e atraído novos negócios. No estado, Nova Trento é um exemplo de como esse segmento pode movimentar o setor. Além do maior santuário do Estado, de Santa Paulina, a cidade também contempla a estrutura dedicada à Nossa Senhora do Bom Socorro, que juntas atraem cerca de 840 mil turistas ao ano. 

 

 

ESTRUTURA CONTEMPLA IGREJAS, PRAÇAS E VIA SACRA 

 

 

Além da igreja principal, com 3,2 mil m² e capacidade para até cinco mil pessoas, sendo 1,5 mil delas sentadas, o santuário tem uma estrutura que impressiona. No terreno de 13,5 hectares, um estacionamento para mais de mil veículos, incluindo ônibus, oferece conforto e praticidade aos visitantes.

 

Um jardim com 33 oliveiras vindas de Jerusalém e a Capela do Getsêmani, de onde inicia a Via Sacra com suas 14 estações, são encontrados ao longo do caminho. A Praça de Nossa Senhora, Capela de São João Paulo II e Santa Faustina, Casa do Peregrino e Casa do Reitor, completam a estrutura do complexo religioso.

 

Apesar da obra em andamento, desde abril do ano passado o Santuário passou a contar com a celebração da missa, todos os domingos, às 15h. A ideia era aproximar a população do Santuário, e para que pudessem acompanhar de perto a evolução da obra. A visitação se popularizou e diariamente o local passou a receber visitantes, de diversos lugares.

 

Mesmo inaugurado oficialmente, o complexo religioso terá mais um ano pela frente até a conclusão total da obra, com calçadas e avenida pavimentadas e jardinagem completa. Segundo o presidente da Comissão Pró-Construção e reitor do santuário, padre Antonio Vander da Silva, a obra só foi possível graças ao apoio da comunidade.

 

— As pessoas que nos apoiaram, que estiveram à frente, empresários, do mais rico ao mais pobre, todos colaboraram de uma forma muito bonita, muito especial. Só temos a agradecer e bendizer a Deus por tão grande dádiva e estamos prontos para levar a frente até o fim — destaca.

 

Com o santuário inaugurado, a Casa do Peregrino passa a abrir diariamente, com a venda de artigos religiosos e salas para atendimento. As missas passarão a ser celebradas todos os sábados, às 15h, e todos os domingos, às 11h e às 15h. Toda primeira sexta-feira do mês, também haverá missa às 19h30min. 

 

Na programação do santuário, celebrações de Vigília Eucarística serão todas as sextas-feiras, às 20h, na igreja da Agonia, e de terça a sexta, o terço da misericórdia, às 15h, na Capela de Santa Faustina. O atendimento do Reitor será sempre às quintas-feiras, das 09h às 16h.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa pede que Igreja tenha mais compaixão de fiéis que se divorciaram
...


Quem são os ''Trabalhadores da Luz''?
...


Pastora evangélica provoca polêmica no Canadá após declarar que não acredita em Deus
...


Judeu salvo por muçulmano em atentados de Bruxelas combate islamofobia
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::