Rondônia, - 01:44
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
dia de São Jorge
Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.
Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.
Publicado Domingo, 23 de Abril de 2017, às 11:10 | Fonte Sílvio Santos - Zé Katraca 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=327147&codDep=67" data-text="Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.
  
 
 

Lenha na Fogueira



Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.


*********

Tem devoto do santo aqui em Porto Velho, que no dia de hoje, faz a maior festa, oferecendo aos convidados almoço com cardápio variado. Fui convidado para uma dessas festas e o anfitrião solicitou que não divulgasse seu nome, para não encher sua festa de penetra. Estarei lá com certeza!

********

O culto a São Jorge teve início na Palestina praticamente junto com o próprio cristianismo, e o local onde o mártir foi sepultado se tornou um importante centro de peregrinação durante a época das Cruzadas. Infelizmente, a igreja que abrigava sua tumba foi destruída no século 12 a mando do sultão Saladino.

********

E o São Jorge da Umbanda? Calma! São Jorge não é umbandista, nem praticante de candomblé — mas sua relação com essas religiões é fascinante! Com a chegada dos escravos africanos no Brasil, esses povos encontraram muita resistência para praticar suas próprias religiões e rituais por aqui. Para contornar essa situação, os escravos começaram a adotar alguns santos da Igreja Católica para poder exercer suas crenças e, isso acabou por criar um sincretismo entre algumas divindades africanas e figuras do catolicismo. Segundo as lendas, os africanos criavam seus altares e colocavam as estátuas dos santos católicos sobre eles, ao passo que guardavam representações de suas divindades sob essas estruturas.

*********

Além disso, muitas vezes os donos das fazendas eram devotos de um santo determinado, e obrigavam seus escravos a adorar o mesmo personagem. Sendo assim, é por isso que é possível encontrar várias diferenças entre o sincretismo de santos e divindades pelo país. Uma delas é São Jorge que, em alguns locais onde a Umbanda e o Candomblé são praticados, ele corresponde a OGUM, o orixá da guerra, muitas vezes invocado para abrir caminhos.

********

O sambista Zeca Pagodinho gravou a música “Ogum” que termina com a oração de São Jorge. Veja!

********

Eu sou descendente Zulu sou um soldado de Ogum. Um devoto dessa imensa legião de Jorge. Eu sincretizado na fé sou carregado de axé, protegido por um cavaleiro nobre. Sim vou à igreja festejar meu protetor.

*********

E agradecer por eu ser mais um vencedor. Nas lutas nas batalhas. Sim vou ao terreiro pra bater o meu tambor. Bato cabeça firmo ponto sim senhor. Eu canto pra Ogum

********

Ogumm - Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais. Ogumm - Ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz.

********

Ogumm - Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz.

********

Ogumm - Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão.

*********

Ogumm - É quem da confiança pra uma criança virar um leão.

*********

Ogumm - É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração.

*********

Deus adiante paz e guia. Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe. Os doze apóstolos meus irmãos.

*********

Andarei nesse dia nessa noite. Com meu corpo cercado vigiado e protegido. Pelas as armas de São Jorge.

********

São Jorge sendo com praça na cavalaria. Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia. Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.

********

Para que meus inimigos tendo pé não me alcancem. Tendo mãos não me pegue não me toquem. Tendo olhos não me enxerguem. E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançara. Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar. Cordas e correntes se arrebentem se ao meu corpo amarrar. Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.

*********
 


Jorge é da Capadócia. Salve Jorge!
 

Tag's: São Jorge, Salve Jorge, Zekatraca, Porto Velho, Cultura, Sesc, Dança








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa: a misericórdia abre a porta da mente e do coração
Aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro, Francisco explicou que este domingo, na tradição da Igreja, era chamado “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa ...


Pastorinhos vão ser canonizados a 13 de Maio
...


Papa pede humildade a poderosos em participação inesperada em conferência TED
...


4º Congresso Espírita do Maranhão
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE