Rondônia, - 08:22

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
AGRONEGÓCIO
Condições climáticas colaboram para produção recorde de grãos
Chuva bem distribuída, emprego de tecnologia e aumento na área de plantio contribuem para a grande safra de grãos.
Publicado Sábado, 22 de Abril de 2017, às 13:48 | Fonte Globo Rural - Caroline Dulley / Luiz Patroni / Lahis Welter / Wesley Cunha 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=327069&codDep=50" data-text="Condições climáticas colaboram para produção recorde de grãos

  
 
 

Chuva bem distribuída, emprego de tecnologia, aumento na área de plantio. Tudo isso colabora para o país colher mais uma grande safra de grãos, como mostram os dados de abril da Conab. A previsão é de que a produção recorde chegue a quase 228 milhões de toneladas, um aumento de pouco mais de 22% em relação à safra passada, e de 2,2% na comparação com o levantamento de março.

 

A soja continua sendo o principal produto, com crescimento esperado de 15,4% na produção. Mas o milho teve o maior crescimento: mais de 37%. Nesta safra, o feijão também deve apresentar um bom desempenho, acima de 33%.

Um dos motivos para este recorde na safra total de grãos é o aumento de 3% na área plantada, alcançando mais de 60 milhões de hectares. Mas, segundo a Conab, as condições climáticas foram decisivas para esta safra histórica. Choveu no momento certo do plantio e isso ajudou no desenvolvimento dos grãos, aumentando a produtividade na maior parte do país.

A soja é a lavoura com maior produção na safra: mais de 110 milhões de toneladas. Depois vem o milho, com quase 91,5 milhões e, em terceiro, o arroz, com quase 12 milhões de toneladas.

Mato Grosso
Mato Grosso é o estado que mais produz milho no Brasil. As lavouras ocupam mais de 4,2 milhões de hectares – 13% a mais que há um ano. O avanço é sustentado por agricultores, que aumentam a aposta na safrinha. A Conab prevê uma colheita farta no estado, mais de 24 milhões de toneladas do grão. Ou seja, quase 30% de todo milho produzido no país.

Rio Grande do Sul
Nem o tempo fechado e nuvens carregadas param os agricultores gaúchos. Os produtores de soja usam toda tecnologia das máquinas para tirar uma safra recorde das lavouras. Toda produção que sai do campo movimenta a economia do estado. Segundo dados da Emater, a safra de grãos representa um faturamento bruto de R$ 28,9 bilhões. Desse valor, somente a soja responde por R$ 19 bilhões.

Paraná
O estado é o maior produtor de feijão do país. Segundo a Conab, agora na segunda safra do grão, a área plantada no Paraná é de 229 mil hectares. Quase 10% a mais que no ano anterior. O calor se estendeu até mais tarde e isso acaba influenciado diretamente na produtividade. A previsão é que sejam colhidas 403 mil toneladas de feijão na safrinha. Uma média de 1.760 quilos por hectare.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Banco da Amazônia exclui tarifa para agronegócio
Segundo a CNA, produtor era cobrado indevidamente pela análise de projetos apresentados para financiamento no Fundo Constitucional do Norte...


Estudantes visitam Viveiro Cidadão em Rolim de Moura
Os estudantes participaram de uma visita guiada, onde conheceram as etapas de produção de mudas que são produzidas no viveiro e as sementes de diversas espécies nativas......


Embrapa lança boletim periódico com dados agropecuários de Rondônia
A primeira edição traz informações dos últimos 40 anos de atividades do setor...


Diretoria técnica do Sebrae se reúne com comitê gestor da cafeicultura de Rondônia
O Projeto Cafeicultura de Rondônia oferece e divulga conhecimentos inovadores sobre assuntos pertinentes à atividade....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM