Rondônia, - 02:58

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
mudanças no zoneamento
Ariquemes: Produtores rurais preocupados com mudanças no zoneamento
Publicado Domingo, 9 de Abril de 2017, às 19:08 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=325968&codDep=50" data-text="Ariquemes: Produtores rurais preocupados com mudanças no zoneamento

  
 
 

Em uma conversa rápida com o governador Confúcio Moura (PMDB), um grupo de produtores rurais, liderados pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e pela Associação de Proprietário de Imóveis da RO-257 (Apro), mostraram preocupação com os ajustes que estão sendo feito no Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia (ZSEE-RO).
 
 
 
De acordo com o presidente da APA, Dorival Gaspar, o novo ZSEE-RO pode inviabilizar o setor produtivo. Pela nova proposta a área de reserva ambiental em algumas áreas agricultáveis, em municípios do Vale do Jamari, passaria de 50% para 80%. “Dessa forma é impraticável a pecuária de corte e a agricultura”, disse o presidente da APA. “Não podemos inviabilizar o setor produtivo alterando as regras já existentes do zoneamento. Neste caso até a piscicultura vai ser afetada”, lembrou Edson Sápiras, presidente da APRO.
 
 
 
O novo ZSEE-RO está em fase de discussão em audiências públicas e se for aprovado com as novas regras pode impor sanções graves aos produtores rurais que estiverem fora deste enquadramento.
 
 
 
O governador Confúcio Moura se sensibilizou com o pedido dos produtores rurais e disse que vai promover um encontro entre a classe produtiva e a empresa responsável pela realização das oficinas do ZSEE-RO, para buscar uma solução de equidade para o setor produtivo e o meio ambiente. “É preciso fazer estes ajustes antes que o zoneamento vire uma lei. Este projeto, depois de discutido, vai ser encaminhado para a Assembleia Legislativa. Depois que virar lei não tem como reverter”, explicou.
 
 
 
A APA e a APRO vão promover reuniões com os seus associados e buscar o diálogo com os coordenadores do ZSEE-RO na tentativa de realizar os ajustes necessários para não causar prejuízos à classe produtora. O pedido dessas associações é para que seja respeitado o direito adquirido dos produtores que fizeram a abertura de suas propriedades até 2008, conforme estabelecia o próprio INCRA ao conceder o título de terras aos produtores rurais nas décadas de 70 e 80.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Banco da Amazônia exclui tarifa para agronegócio
Segundo a CNA, produtor era cobrado indevidamente pela análise de projetos apresentados para financiamento no Fundo Constitucional do Norte...


Estudantes visitam Viveiro Cidadão em Rolim de Moura
Os estudantes participaram de uma visita guiada, onde conheceram as etapas de produção de mudas que são produzidas no viveiro e as sementes de diversas espécies nativas......


Embrapa lança boletim periódico com dados agropecuários de Rondônia
A primeira edição traz informações dos últimos 40 anos de atividades do setor...


Diretoria técnica do Sebrae se reúne com comitê gestor da cafeicultura de Rondônia
O Projeto Cafeicultura de Rondônia oferece e divulga conhecimentos inovadores sobre assuntos pertinentes à atividade....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM