Rondônia, - 21:08

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Cientistas descobrem maneira de transformar grama em combustível para aviões
Publicado Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017, às 11:49 | Fonte Olhar Digital 0

  
 
 

 

(Foto: reprodução)

 

 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, descobriu um processo que pode mudar a maneira como se obtém combustível para aeronaves. Os cientistas desenvolveram uma maneira de se obter decano, um dos componentes do combustível usado em aviões, a partir de um ingrediente bem corriqueiro: grama.

 

O processo é bem mais complicado do que simplesmente jogar grama no tanque de combustível do avião. É necessário tratar a grama com um composto que faz com que ela se decomponha e vire celulose. Essa celulose é, então, dada como alimento para bactérias do gênero Clostridium. Os resultados do processo de digestão das bactérias pode então ser tratado para, ao longo de algumas etapas, produzir o decano.

 

Embora seja um processo relativamente complexo, ele ainda pode ser bem mais eficiente do que a alternativa: obter o decano a partir do petróleo. Os pesquisadores, no entanto, acreditam que a eficiência do processo possa ser melhorada com estudos mais aprofundados sobre o processo.

 

Energia suja

 

Como o Engadget aponta, o decano e um combustível "sujo": ele produz gás carbônico (CO2) ao ser queimado, e o gás carbônico é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que gera o aquecimento global. No entanto, ele ainda deve ser usado pela aviação comercial pelo menos pelos próximos dez anos. Por esse motivo, a possibilidade de obtê-lo a partir de algo tão simples quanto grama seria de grande valia para a indústria.

 

Por outro lado, já está acontecendo um movimento no sentido de possibilitar aviões movidos a formas mais limpas de energia. No ano passado, um dos grandes passos nesse sentido foi dado pela equipe por trás do Solar Impulse 2, um avião movido a energia solar que conseguiu completar uma volta ao redor do planeta usando apenas a energia do sol.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Desenvolvedores chineses denunciam exploração trabalhista no fórum do GitHub
Reclamações focam na jornada excessiva de trabalho das 9h às 21h durante seis dias por semana; autores das denúncias acusam algumas das maiores e mais conhecidas empresa, como a Huawei...


Iron Man VR: o game de realidade virtual que quase te transforma em Tony Stark. Confira o vídeo!
Jogo chega ainda em 2019 para o Playstaton VR...


Twitter remove vídeo de Donald Trump que continha faixa de filme do Batman
Parece que a campanha presidencial de Donald Trump para 2020 já começou — e com pequenos imprevistos. ...


Apple é acusada de fraudar avaliações para evitar reparos gratuitos
Pelo visto, as batalhas judiciais da Apple não se resumem apenas à Samsung e Qualcomm....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News