Rondônia, - 02:57
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - NACIONAL
nacional
Piscicultores aprovam criação de Centro de Referência na Zona da Mata
Publicado Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017, às 10:39 | Fonte Do G1 Zona da Mata 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=325545&codDep=30" data-text="Piscicultores aprovam criação de Centro de Referência na Zona da Mata

  
 
 

  

Criação de peixe beta é opção de renda na Zona da Mata (Foto: Reprodução/TV Integração)

Oito municípios produzem peixes ornamentais na Zona da Mata (Foto: Reprodução/TV Integração)

 

 

Será inaugurado nesta segunda-feira (3), o Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce em Leopoldina, na Zona da Mata.

 

A unidade vai atender a piscicultores de Barão de Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras, região da Zona da Mata que tem se consolidado como polo produtor de peixes ornamentais.

 

O vice-presidente da Associação de Aquicultores do Vale do Glória, Márcio Onibene, comemorou o fato dos 200 produtores de Vieiras, São Francisco do Glória, Miradouro, Fervedouro, e de Itamuri, distrito de Muriaé, 124 já estarem veiculados à organização.

 

“Quanto mais a gente movimentar o setor e tiver reconhecimento e apoio do município, do Estado e do país, melhor. Nossa associação trabalha com 180 a 200 variedades de peixes ornamentais que atendem a vários estados do Brasil. Por isso, a nossa avaliação da instalação deste centro é a melhor possível”, disse.

 

 

(...) a instalação do Centro de Referência nos auxilia ao trazer novas espécies, tratamento de algumas doenças. Teoria e prática se unindo para fortalecer todos os produtores"

 

Márcio Onibene

 

 

 

De acordo com Onibene, no atual quadro econômico, muitas famílias na região encontraram uma opção na piscultura ornamental.

 

“Apesar da crise nacional, temos tido bons resultados e até crescimento. Muitas pessoas voltaram para a cidade e encontraram na piscicultura o meio de sobrevivência. Por isso, a instalação do Centro de Referência nos auxilia ao trazer novas espécies, tratamento de algumas doenças. Teoria e prática se unindo para fortalecer todos os produtores”, analisou.

 

O piscicultor, Cristiano da Cunha Paula, de Patrocínio do Muriaé, também destacou que a iniciativa é relevante para os demais produtores. “Esta ajuda técnica é de extrema importância, porque, atualmente, a gente trabalha quebrando a cabeça para ver o que dá certo. Agora teremos a referência para esclarecer dúvidas e evitar desperdícios de tempo e dinheiro”, afirmou.

 

 

Atualmente, a gente trabalha quebrando a cabeça para ver o que dá certo. Agora teremos a referência para esclarecer dúvidas e evitar desperdícios de tempo e dinheiro"

Cristiano da Cunha da Paula

 

 

Paula é um dos integrantes da Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé-Barão do Monte Alto (AAQUIPAM-BMA). Ele destacou o peso da atividade para a economia regional.

 

“Por causa da falência de empresas locais, é a piscicultura ornamental que está segurando a renda de muitas famílias. Nosso mercado é bom. Tudo que vier para somar tem extremo valor para nós”, disse

 

Referência

 

O Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce é resultado de uma parceria da empresa com Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do extinto Ministério de Aquicultura e Pesca (MAP).

 

A unidade demonstrativa vai funcionar no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Leopoldina e terá diferentes sistemas de produção, composta por um prédio e uma estufa onde foram instalados aquários de vidro e caixas de fibra de vidro.

 

O objetivo é gerar informações que contribuam para melhorar o desempenho técnico, ambiental e econômico da atividade em Minas Gerais. A atuação será integrada com associações, cooperativas, extensão rural e demais entidades representativas, para promover a capacitação de técnicos, o desenvolvimento de técnicas para a criação de espécies ornamentais.

 

 

 

Criação de peixe beta é opção de renda na Zona da Mata (Foto: Reprodução/TV Integração)

Peixe beta é uma das espécies criadas na Zona da Mata (Foto: Reprodução/TV Integração)

 

 

De acordo com a Epamig, cinco linhas prioritárias de pesquisa serão conduzidas na Unidade: definição e avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental de sistemas intensivos de produção para diversas espécies de peixes ornamentais de água doce; avaliação e desenvolvimento de técnicas de produção de alimentos vivos; melhoramento genético e reprodução; avaliação de componentes de rações e alimentos funcionais, além de ordenamento e monitoramento da piscicultura ornamental desenvolvida comercialmente na Zona da Mata.

 

A criação de peixes ornamentais se popularizou na Zona da Mata como uma alternativa de renda para famílias de áreas rurais. Além do clima favorável, da grande disponibilidade de água e da proximidade com os grandes centros, a região tem atraído um grande número de produtores, principalmente familiares, devido à vantagem de ser uma atividade barata e de rápido retorno econômico.

 

Anualmente, cerca de 12 milhões de unidades de peixes ornamentais são comercializadas em Minas Gerais. Estima-se que mais de 100 de espécies sejam cultivadas em diferentes sistemas de produção, com destaque para aquelas que necessitam de pouca técnica de manejo e que são, em geral, muito prolíferas, como beta, espada, platy, molinésia, tricogaster e colisa.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Transformação do Brasil depende de todos
...


Cármen Lúcia vai enfrentar Gilmar?
...


Taxista leva tiro na cabeça durante assalto em BH
...


Vereador Jaime Ferreira morre após fazer cirurgia bariátrica em Goiânia
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE