Rondônia, - 22:12

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Apple encerra parceria e vai fabricar GPU dos próximos iPhones e iPads
Publicado Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017, às 10:29 | Fonte Tec Mundo 0

 
 

 

 

 

A Apple parece ter tomado uma importante decisão que vai afetar os componentes internos e o processamento das próximas gerações de seus principais produtos. Segundo a fabricante de processadores Imagination Tech, a Maçã agora será a responsável pela produção de seus próprios chips gráficos em dispositivos como iPhones, iPods, iPads e Apple Watches.

 

Até agora e desde a época de ouro do iPod, a Imagination era a contratada para fornecer as GPUs PowerVR para a Apple. Em um comunicado oficial, ela confirmou que foi informada a respeito do corte recentemente. O motivo? A empresa comandada por Tim Cook estaria "trabalhando em um design independente e individual para ter controle de seus produtos, reduzindo a parceria futura com a tecnologia da Imagination".

 

A fabricante recebia royalties por cada chip usado em um dispositivo Apple, mas essa receita deve acabar em no máximo dois anos. Isso significa que a geração de 2017 e talvez até do ano que vem dos smartphones e tablets ainda venha com chips PowerVR.

 

A chapa pode esquentar

 

Se para a Apple esse é um grande passo, já que pode significar a chegada de uma GPU revolucionária (assim como fez quando passou a controlar de perto a fabricação da própria CPU), para a Imagination pode significar sérias consequências financeiras Por isso, a separação dessa aliança pode ser mais trabalhosa — e até acabar em processo. Saiba mais: Especialistas cogitam a possibilidade de a Apple comprar a Disney 

 

A Imagination argumenta que a Apple simplesmente não conseguiria produzir em tão pouco tempo uma GPU tão capaz e compatível sem violar qualquer propriedade intelectual, patente ou informação confidencial da agora antiga aliada. Ela vai ficar de olho e, caso identifique alguma irregularidade, não vai hesitar em acionar seus advogados.

 

As ações da fabricante caíram ao menor valor desde 2009 com o fim da parceria

 

Segundo a Reuters, as ações da fabricante caíram ao menor valor desde 2009 com o fim da parceria, e o orçamento deve diminuir bastante com o encerramento desse valioso contato. Além da Apple, ela já estabeleceu ou ainda mantém contratos com fabricantes taiwanesas e chinesas, como Meizu, ASUS, Xiaomi, BLU e MediaTek.

 

FONTE(S)REUTERS/PAUL SANDLE

IMAGEN(S)IMAGINATION

 

 







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Startup brasileira cria carro que faz 100km com menos de R$ 10
O buggy elétrico ainda não foi lançado, mas promete chegar logo ao mercado, com versões a partir de R$ 119 mil ...


WhatsApp foi o app mais baixado no Brasil e no mundo em 2019
Já no ranking de receitas obtidas em apps pagos, o grupo mostra a força dos aplicativos de entretenimento e dos serviços de relacionamento ...


Usuários de realidade virtual estão sujeitos a dores e lesões musculares
Movimentos comuns no ambiente RV podem facilitar o surgimento de dores e lesões musculares no pescoço e nos ombros dos usuários, mostra estudo americano. Resultado poderá ser considerado no desenvolvimento de novos jogos e programas ...


Chip que simula crescimento do câncer ajuda em pesquisas sobre a doença
O dispositivo, apresentado na revista Biomaterials, é do tamanho de uma moeda, com um furo de 1mm no centro ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News