Rondônia, - 18:54

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
'Pokémon Go' ajuda a zerar taxa de mortalidade em famoso ponto de suicídio
Publicado Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017, às 10:15 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 

Tojinbo - (Foto: Wikimedia)

 

 

Mesmo que o sucesso de "Pokémon Go" tenha diminuído, o jogo deixou uma marca importante no Japão. Existe um conjunto de fiordes em Fukui chamado Tojinbo. Banhado pelo Mar do Japão, o local vem há anos construindo uma reputação macabra como ponto de suicídio, mas o problema caiu drasticamente recentemente e há indícios de que "Pokémon Go" tenha algo a ver com isso.

 

A região vem recebendo os cuidados de um ex-policial chamado Yukio Shinge, que montou um grupo de patrulha e conseguiu diminuir as taxas de mortalidade a sete casos em 2014. Infelizmente, os números voltaram a crescer, chegando a 12 em 2015 e 14 em 2016. Só que, no primeiro trimestre de 2017, ninguém se matou no local, e isso acontece num momento em que os índices de suicídio no Japão estão em uma alta histórica.

 

O que mudou, como explica o site Rocket News 24, é que desde o surgimento de "Pokémon Go" o Tojinbo foi tomado por jogadores. A todo momento sua extensão está cheia de gente atrás de algum personagem raro. Isso fez com que o antes desolado e contemplativo coletivo de fiordes se transformasse em área de lazer, afastando os potenciais suicidas.

 

Obviamente, isso não acaba com a questão, já que o fenômeno meramente tira o suicida de um ponto, não significando que ele mudou de ideia só porque topou com pessoas se divertindo. Mas a situação pode, sim, fazer com que a pessoa repense seus planos devido ao atraso que gera.

 

Shinge disse em uma entrevista repercutida pelo mesmo Rocket News 24 que nunca recebeu cartas em que a pessoa diz com todas as letras que deseja morrer; geralmente, explica, o sujeito quer viver, mas sem algum tipo de dor que ele considera pesada demais para seguir em frente. Assim, o tempo necessário para refazer os planos estragados pelos jogadores pode acabar colocando essa pessoa no caminho da ajuda.

 

[Rocket News 24]

 







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Pesquisa tenta entender o funcionamento do cérebro no espaço
Para descobrir quais são os efeitos da ausência de gravidade nas nossas mentes, a professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Londres,.....


Sistema de realidade aumentada permite segurar objetos
Pesquisadores da Brown Unversity, dos Estados Unidos, desenvolveram um software de realidade aumentada chamado Portal-ble, em que os usuários......


Triciclo todo-o-terreno para quem anda de cadeira de rodas
O novo triciclo em autosserviço Benur permite às pessoas com mobilidade reduzida percorrerem longas distâncias em todo o tipo de terreno...


Site brasileiro lista Moto G8 Play antes da hora e revela quanto ele custará
O Moto G8 Play pode estar mais próximo do que a gente imagina...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News