Rondônia, - 01:08
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - POLÍTICA
turismo em rondônia
Rondônia: Conselho define ações para o turismo em 2017
Publicado Quinta-Feira, 30 de Março de 2017, às 13:08 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=325401&codDep=19" data-text="Rondônia: Conselho define ações para o turismo em 2017

  
 
 

O superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, participou na tarde de quarta-feira (29) da quarta reunião ordinária do Conselho Empresarial do Turismo do Estado de Rondônia (Conetur), para apresentação da pesquisa de demanda turística, discussão do plano de ação de 2017, dentre outras demandas.
 
Durante a reunião uma pesquisa realizada no final de 2016 pelo Sebrae que identifica o perfil dos visitantes de Porto Velho foi apresentada, pelo coordenador de turismo do Sebrae, Cléris Jean Kussler,  aos membros do conselho, onde foi constatado que o maior fluxo de visitantes mensalmente é por via terrestre, sendo que 48,1% dos turistas chegam por ônibus. Segundo a pesquisa estes visitantes são originários em sua grande maioria de Rondônia (predominante de Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará Mirim), seguido de Amazonas, Acre, São Paulo e Paraná.
 
Com a pesquisa, foi possível perceber que a maioria destes visitantes não chega a Rondônia com o intuito exclusivo de fazer turismo, eles aportam por motivos de negócios e aproveitam a permanência para buscar algumas opções de lazer, sendo a principal passeios no shopping center. Estes visitantes injetam, em média, quase R$ 1 bilhão por ano na economia da Capital.
 
Ainda este ano, o Conetur irá realizar um estudo de mercado de turismo em Guajará Mirim e Ouro Preto. O estudo servirá para formatar e subsidiar a divulgação dos produtos e arranjos turísticos locais.
 
O superintende estadual de Turismo, Júlio Olivar, destacou durante a reunião que o turismo precisa ser priorizado como política pública, sendo provido no viés econômico. “O Conetur exerce um papel importante no balizamento destas políticas e precisa se fortalecer para o reconhecimento do turismo como fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Estado”. 
 
Júlio Olivar aproveitou para falar sobre a 1ª Feira da Indústria e do Turismo (Fitur), aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder) para liberação de recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider). A feira será realizada no entorno do Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, de 22 a 24 de junho, com o intuito de valorizar a cadeia produtiva do turismo, incluindo os meios de hospedagem, gastronomia, transportes, serviços, entre outros segmentos interligados.
 
“A feira é pioneira neste setor e será uma vitrine para que os próprios rondonienses conheçam o potencial de Rondônia, por isso é importante o apoio dos membros do Conetur”, enfatizou Júlio.
 

Ações como a criação de um aplicativo de eventos para Porto Velho, realização do Festival Gastronômico e capacitação de mão-de-obra qualificada para atuar no setor e formação de guias turísticos, infraestrutura aeroportuária, dentre outras questões diretamente ligadas ao setor turístico, também foram discutidas durante a reunião. 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em POLÍTICA


Aliança pré-impeachment: Serra e Temer negociam pacto para governo após queda de Dilma
...


Lava Jato: PF suspeita que mais empreiteiras repassaram propina a João Santana
...


Polícia prende ex-presidente da Assembleia de SP e mais 6 por fraude na merenda
...


Câmara começa a decidir se abrirá processo de impeachment de Dilma
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::