Rondônia, - 22:17

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Testamos o Galaxy S8: confira as impressões sobre o novo celular da Samsung
Publicado Quinta-Feira, 30 de Março de 2017, às 11:32 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 

(Foto: reprodução/ZDNet)

 

 

A grande novidade do dia é o Galaxy S8, o primeiro top de linha que a Samsung lança desde o fiasco do Galaxy Note 7. O celular foi apresentado em Nova York, e o Olhar Digital teve a oportunidade de testá-lo em primeira mão após o evento.

 

O que fica muito claro ao mexer nele pela primeira vez é que se trata de um celular premium que faz questão de parecer premium, feito para ser leve e o mais agradável ao toque possível. As telas de 5,8 polegadas e 6,2 polegadas parecem enormes, mas esse fato não afeta a pegada no celular por causa da proporção de 18,5:9 do painel (resolução 2960x1440), o que significa que ela foi aumentada verticalmente, mas não horizontalmente, fazendo com que o dispositivo ainda se encaixe bem na mão do usuário.

 

É importante notar que a Samsung não mexeu em algumas características tão queridas de sua base de usuários, como a entrada para cartões microSD e na certificação IP68, que garante que o celular pode aguentar mergulhos rápidos na água e resistir à poeira. A empresa também promete lançar versões do celular com capacidades para dois chips de telefonia, mas não se sabe até o momento se o modelo que será lançado no Brasil terá essa capacidade.

 

 

 

 

Nos primeiros testes, também foi possível observar que, em termos de desempenho, o celular está voando. O Galaxy S8 usa o processador Snapdragon 835, top de linha da Qualcomm, ou um Exynos, da própria Samsung, mas a velocidade deve ser similar em ambos os casos; as duas versões têm 4 GB de memória RAM. O resultado disso é um smartphone altamente veloz que não engasga mesmo quando pressionado.

 

Outro ponto que se destaca no S8, especialmente quando comparado com o S7, é o novo botão Home virtual, que substitui a tecla mecânica tradicional. Agora existe uma resposta tátil similar à vista no iPhone 7, trazendo uma sensação um pouco diferente de apenas tocar em uma tela plana comum. O deslocamento do sensor de impressão digital para trás se tornou obrigatório com a nova identidade visual do aparelho, mas nos testes a posição se mostrou simples e confortável para o uso, mesmo que à primeira vista não pareça.

 

Em termos de áudio, a Samsung também foi uma das primeiras fabricantes a incluir o Bluetooth 5.0 em seu celular, e, com isso, trouxe a oportunidade de um novo recurso, que é a conexão a dois fones sem fios diferentes. O S8 também tenta se destacar em relação ao iPhone 7 oferecendo a tradicional e ameaçada entrada de fones de 3,5 mm, o que é com certeza um acerto.

 

 

 

 

A câmera era um ponto fortíssimo do S7, e continua ótima. Além da qualidade, com 12 megapixels, abertura f/1.7 e estabilização óptica, que precisa ser avaliada com um teste mais profundo, o app da câmera se destaca pela incrível quantidade de configurações e tanto para o usuário mais avançado, que quer ter o máximo controle sobre a imagem, quanto aqueles que procuram mais diversão, com filtros para brincar com as fotos, incluindo o famigerado cachorrinho do Snapchat. Ou seja: tem qualidade para todos os gostos. Nos testes breves, ficamos satisfatoriamente impressionados com a velocidade do foco e a qualidade dos registros fotográficos.

 

Por fim, a assistente Bixby também é um destaque do S8, embora ela provavelmente não esteja disponível quando o aparelho for lançado no Brasil por questões de tradução para o português. Na versão que pudemos experimentar, porém, o recurso ainda não reconhecia comandos de voz, mas pelo menos usava inteligência artificial para auxiliar o usuário ao reconhecer o objeto fotografado e conectá-lo a lojas online. A ideia da Samsung é promissora. Segundo André Varga, diretor de produto da Samsung, um dos diferenciais é a capacidade de se integrar ao que o usuário estiver fazendo. Um exemplo dado pelo executivo é que é possível pedir para a ferramenta selecionar e enviar uma foto por comando de voz sem precisar abrir nenhum app. Será, no entanto, um desafio para a empresa tirar a atenção do Google Now e do Google Assistente, que já são nomes mais populares no mundo do Android.

 

 

 

 

Por fim, também é necessário observar a TouchWiz, que sempre foi apontada como um calcanhar de Aquiles da Samsung. A empresa tem feito um grande esforço nos últimos anos para reverter a má imagem de seu software, e isso se reflete no S8, que traz uma versão mais refinada, elegante e limpa do que nunca. Se será o suficiente para desfazer a má imagem que a interface tem entre os usuários mais ávidos do Android, só o tempo poderá dizer.

 







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


São Paulo pode chegar a 265 mil casos de Covid-19 no fim de junho
Governo paulista defende, no entanto, que a estimativa já está prevista no plano de reabertura econômica do estado...


Android 11 Beta tem mais formatos de ícones e novo controle de música e vídeo
Embora o Android 11 Beta Show que estava programado para esta quarta-feira (3) tenha sido adiado...


Mesmo sabendo de vazamento, só um terço dos usuários muda senha exposta
A maioria das pessoas não costuma trocar as suas senhas mesmo depois de serem avisadas de um vazamento de dados...


Os problemas daquele grande estudo sobre riscos da cloroquina para tratar COVID-19
Há cerca de duas semanas um grande estudo observacional sobre o uso da hidroxicloroquina para o tratamento de COVID-19 ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News