Rondônia, - 14:48
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Ateus e religiosos fervorosos têm menos medo da morte
Publicado Terça-Feira, 28 de Março de 2017, às 10:57 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=325090&codDep=67" data-text="Ateus e religiosos fervorosos têm menos medo da morte

  
 
 

 

Homem reza no primeiro dia do ano tibetano, no templo de Yonghegong Lama, em Pequim

Homem reza no primeiro dia do ano tibetano, no templo de Yonghegong Lama, em Pequim - 27/02/2017 (Greg Baker/AFP)

 

 

Pessoas muito religiosas e ateias têm menos medo de morrer do que indivíduos que acreditam em alguma entidade superior, mas sem grande fervor, indica um estudo publicado neste mês no periódico Religion, Brain and Behavior. O levantamento foi baseado em uma revisão de 100 pesquisas sobre a associação entre religião e ansiedade diante da morte.

 

Segundo Jonathan Jong, cientista do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o estudo contraria a hipótese de que pessoas sem religião teriam mais medo da morte do que as demais. “Pode ser que o ateísmo também traga algum conforto ou que indivíduos sem medo de morrer não sintam necessidade de procurar uma religião”, afirma em comunicado.

 

O trabalho gira em torno de um conceito chamado Terror Management Theory (TMT), algo como “teoria da administração do terror”, em português. Segundo essa hipótese, o choque entre o desejo de viver e a noção da morte inevitável são a razão por trás da maioria dos valores culturais e dos rituais. Por causa desse conflito, criamos comportamentos que nos ajudam a evitar situações de risco ou esquecer que a morte chegará um dia.

 

Esse mecanismo de defesa também determinaria o desejo de se misturar a grupos sociais específicos, como os religiosos ou políticos. A teoria prevê que a ansiedade em relação à morte seria inferior em pessoas com graus elevados de religiosidade, e que indivíduos que temem o fim da vida naturalmente se sentiriam atraídos pela religião.

 

De fato, 30% dos estudos analisados indicavam uma relação entre níveis altos de religiosidade e menor medo de morrer. A surpresa foi constatar que, das onze pesquisas que consideravam dados de ateus, dez apontavam que esses indivíduos temiam menos a morte do que os demais. De acordo com os cientistas, o receio é maior para quem está no meio do caminho em termos de religiosidade.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa Francisco terá conta no Instagram
...


PAM: Programa Alimentar Mundial usa-se a fome como arma de guerra - Papa Francisco
...


Cardeal australiano diz que Igreja cometeu 'erros' sobre abusos sexuais
...


Igreja: Papa inicia este domingo retiro da Quaresma
O Papa Francisco inicia este domingo o retiro do Tempo da Quaresma, com os membros da Cúria Romana, e convidou “pessoalmente” o sacerdote Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria, para fazer as meditações....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::