
Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil - Polífica Federal deflagra nova fase da Lava Jato, batizada de Operação Paralelo, e cumpre mandados no Rio de Janeiro
Batizada de Operação Paralelo, a 39ª fase da Lava Jato cumpre mandados no Rio de Janeiro, sendo um deles de prisão preventiva; confira detalhes
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) uma nova fase da Lava Jato, batizada de Operação Paralelo. A 39ª fase da operação, autorizada pelo juiz Sérgio Moro, cumpre mandados no Rio de Janeiro; um deles é de prisão preventiva e outros cinco, de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba e o nome da operação se refere à ação clandestina dos investigados no mercado financeiro.
Relembre a última fase da Lava Jato
A nova ação da Polícia Federal acontece pouco mais de um mês após a Operação Blackout, 38ª fase da Lava Jato , deflagrada no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Rio de Janeiro.
Essa fase da Lava Jato tinha como alvo principal a atuação de operadores financeiros identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras.
Segundo a Polícia Federal, os dois operadores financeiros investigados são Jorge Luz e Bruno Luz, seu filho. Jorge Luz é um dos principais operadores financeiros ligados ao PMDB. Ambos são investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros.
O nome da operação - Blackout - é uma referência ao sobrenome de dois dos operadores financeiros do esquema criminoso que envolve a Petrobras.
*Com informações da Agência Ansa