Rondônia, - 13:54
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
AGRONEGÓCIO
Troca eficiente no campo
Negociações baseadas em troca de mercadorias, as chamadas operações de ''barter'' garantem liquidez aos produtores rurais e às empresas
Publicado Terça-Feira, 28 de Março de 2017, às 07:30 | Fonte Joelito Santos da Silva 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=324992&codDep=50" data-text="Troca eficiente no campo

  
 
 

A operação de barter (palavra em inglês que significa "permuta")surgiu como uma oportunidade para facilitar a aquisição de insumos pelos produtores rurais e como uma forma segura para as empresas fornecedoras destes insumos comercializarem seus produtos.
 
 
Em termos práticos, significa antecipar as vendas de sementes, defensivos, fertilizantes e corretivos para os produtores rurais em troca do recebimento de um volume da colheita futura.
 
 
Essa negociação é vantajosa para o produtor, pois permite o planejamento da produção agrícola e o dimensionamento da rentabilidade, e também para a indústria compradora, já que garante o pagamento e possibilita a venda de mais produtos ou serviços ao mesmo cliente.
 
 
O barter surgiu no Brasil no início da década de 90, com o interesse das tradings (empresas comercializadoras de grãos)em negócios de compra e venda de soja no Cerrado.
 
 
No início ficou conhecida como "operação soja verde", na qual a trading realizava o pagamento antecipado de um contrato de soja e o agricultor tinha o compromisso de produzir e entregar a produção, nos termos do contrato. Neste período, o financiamento agrícola era quase que exclusivamente oferecido pelo governo e estava sujeito às oscilações da disponibilidade de recursos devido a crises ou endividamentos do estado brasileiro.
 
 
Hoje em dia ocorre não só a troca de insumos por grãos, mas também por carne bovina. No mercado existe, inclusive, a possibilidade da aquisição de insumos para a produção pecuária em troca do pagamento, em reais, indexado na arroba do boi no vencimento do contrato.
 
 
Para a sustentabilidade das negociações, o produtor, cooperativa ou associação tem a possibilidade de emitir a Cédula do Produto Rural (CPR), onde está a descrição da troca e o compromisso de entrega. É uma garantia para a empresa fornecedora do insumo e para a trading que está operando, pois a liquidação da CPR só ocorre com a entrega física da mercadoria. A CPR é positiva para as relações de crédito no agronegócio e facilita o crescimento deste tipo de negociação no país, com a maior credibilidade e entrada do capital privado.
 
 
A principal barreira deste tipo de negociação é prever as condições do mercado no momento da colheita, além dos problemas logísticos para a entrega da produção, como o preço do frete, a falta de estrutura para escoamento da produção e a flexibilidade necessária para o armazenamento.
 
 
Segundo estimativas de agentes-chave consultados, de 25,0% a 30,0% das vendas de insumos ocorram através do modelo de barter. Entre as principais commodities usadas na operação está a soja, milho, algodão, café e açúcar.
 
 
Para que ocorra essa troca é importante a previsibilidade de preços e a possibilidade de travamento no mercado futuro.
 Retorno garantido: as operações de barter tendem a crescer no Brasil como uma das mais seguras formas de negócio no campo.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Empreendedores de Urupá dão exemplo de economia criativa exportando plantas para outros estados e para o Peru
Com pouco mais de 13 mil habitantes, o município de Urupá tem economia sustentada pela agropecuária, mas a receita sofre com a queda nos repasses constitucionais que, por sua vez, sofrem com os reflexos da crise. ...


Rondoleite: Card Ideal vai fomentar negócios para aquecer indústria do leite
Durante a realização da 1ª Feira do Agronegócio do Leite de Rondônia (Rondoleite), que acontece nos dias 16 e 17 de novembro em Ji-Paraná, a Card Ideal levará uma nova oportunidade de negócio que tem o foco no fomento ao crédito para o agronegócio....


Exportações do setor agropecuário crescem mais de 150% em um ano
O indicador mensal de Comércio Exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre/Icomex), que traz os principais dados da balança comercial brasileira, mostram aumento de 31,7% no volume exportado no país em outubro ...


Coamo deve repetir em 2017 desempenho de 2016, diz presidente
A Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, com sede no Paraná, deverá atingir neste ano um resultado semelhante ao de 2016, apesar de preços mais fracos de 2017, em meio a uma produção recorde de grãos....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::