Rondônia, - 17:24

 

Você está no caderno - Porto Velho
Cadastro Único do Governo Federal
Prefeitura cadastra famílias para receberem benefícios sociais
A prefeitura de Porto Velho realizou ação no final de semana na comunidade de Cujubim Grande com objetivo de registrar famílias carentes no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico)
Publicado Quarta-Feira, 22 de Março de 2017, às 12:29 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=324405&codDep=27" data-text="Prefeitura cadastra famílias para receberem benefícios sociais

  
 
 

A prefeitura de Porto Velho realizou ação no final de semana na comunidade de Cujubim Grande com objetivo de registrar famílias carentes no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e inseri-las em programas assistenciais. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com a Paróquia São João Bosco.
 
Localizada na região ribeirinha e distante cerca de 40 quilômetros da Capital, Cujubim Grande ainda sofre com os efeitos da enchente histórica de 2014. Os moradores que em sua maioria sobrevivem da agricultura, da pesca e do extrativismo, perderam praticamente tudo o que possuíam. Por conta disso, aumentou o nível de carência e a necessidade de atenção do poder público.
Para aproximar a prefeitura da população e minimizar as demandas sociais, o prefeito dr Hildon Chaves determinou que a Semasf realize ações extraordinárias em todos os distritos e comunidades mais afastadas. Foi nesse contexto que o órgão firmou parceria com a Paróquia São João Bosco para se fazer presente em Cujubim Grande, onde mais de 50 famílias carentes foram cadastradas.
O secretário Claudinaldo Leão da Rocha (Semasf) disse que esses cadastros passarão por triagem. “Só depois desse procedimento é que poderemos saber em que programa elas serão inseridas, a exemplo do Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida, dentre outros”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, os moradores disseram que há muito tempo estavam abandonados pelo poder público, apesar de todo sofrimento que ainda passam devido aos impactos da grande enchente. “A maioria não tem meio de transporte para vir à cidade em busca de atendimento. Com a prefeitura presente no local tudo fica mais fácil”, frisou Rocha.
Ele acrescentou que a secretaria está aberta para firmar parcerias com outras entidades. “Não temos como trabalhar sem essas parcerias. Elas são de grande importância para que possamos fortalecer as ações do município em outras comunidades carentes”, disse.
A secretária-adjunta, Márcia Durães, também esteve presente e participou ativamente das ações. O trabalho ainda contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dona Cotinha e da diretora do Centro, Maria do Carmo, que acompanhou a equipe da Semasf até a comunidade.
Além das ações da Semasf, Cujubim Grande recebeu atenção nas áreas de saúde (consultas médicas e vacinas), higiene bucal, orientações jurídicas, contábeis, recreações para as crianças e atendimentos por parte de uma equipe do INSS, dentre outras, realizadas por entidades parceiras.
 

Texto e Fotos Comdecom 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Porto Velho


Morre aos 68 anos jornalista Maurício Calixto
Morreu nesta segunda-feira, no Hospital das Clínicas, em Porto Velho, o jornalista, radialista e ex-deputado federal Maurício Calixto, aos 68 anos de idade....


Veículo do Governo de Rondônia pega fogo e coloca em risco vida de servidor
um veículo Kombi que pertence a Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (SUGESPE), ficou parcialmente destruído pelo fogo....


Nota de Pesar - Prefeitura de Porto Velho
A morte se deu, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após uma provável perda do controle da direção do veículo em que conduzia, na BR-319......


Confira aqui os nomes das 221 pessoas convocadas para o Cristal da Calama, em Porto Velho
Famílias convocadas foram atingidas pela cheia do Rio Madeira, em 2014. Entre os documentos exigidos estão CPF, certidão de nascimento, entre outros....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM