Rondônia, - 09:11

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Limão ajuda a emagrecer? Bem Estar explica mitos e verdades sobre a fruta
Publicado Quarta-Feira, 22 de Março de 2017, às 10:24 | Fonte Bem Estar - Do G1, em São Paulo 0

  
 
 

 

Resultado de imagem para Limão ajuda a emagrecer? Bem Estar explica mitos e verdades sobre a fruta

Divulgação - Foto do site UOL Estilo 1170 × 540 Pesquisar por imagens

 

 

Quer uma boa notícia? O limão está barato, o preço vem caindo desde outubro do ano passado. Quer outra boa notícia? Cem gramas do bagaço da fruta têm mais da metade do cálcio e do magnésio que a gente precisa por dia.

 

Mas o que é mito e o que é verdade sobre a fruta? Por exemplo, dizem que limão ajuda a absorver o ferro e se for tomado de manhã com água morna, ajuda a alcalinizar o corpo. Você já ouviu falar? No Bem Estar desta quarta-feira (22), a nutricionista Fernanda Timermann e a gastroenterologista Luciana Lobato explicam.

 

Saiba mais

 

O uso do limão para supostamente tirar a acidez do organismo, desintoxicar e emagrecer não faz sentido porque o limão é ácido por si só e nenhum ácido poderia transformar qualquer outro do estômago, quanto mais alcalinizar o corpo todo. Em segundo lugar, qualquer alimento ou substância que mexesse no equilíbrio das substâncias ácidas e alcalinas do corpo de forma tão eficaz poderia nos levar à morte, uma vez que esse equilíbrio é essencial para o funcionamento das células. O terceiro ponto é que nosso corpo tem meios de manter esse equilíbrio naturalmente, bloqueando a maior parte das interferências externas, exceto quando há um envenenamento, por exemplo, por alguma droga. Além disso, não existe detox melhor do que o feito pelo nosso próprio organismo, pelo sistema gastrointestinal.

 

Benefícios do limão – O limão é fonte de vitamina C, antioxidante e um aliado do ferro. Os sucos cítricos ajudam na absorção de ferro e podem ser muito importantes para acompanhar refeições vegetarianas, pois os vegetais que contêm ferro tem baixa biodisponibilidade.

 

Um protetor das frutas – A ação antioxidante dos cítricos ajuda a manter outras frutas, frescas por mais tempo. No Brasil, apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que representa a ingestão diária de, pelo menos, 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos.

 

Um jeito de comer menos sal – Use o limão no tempero de saladas e outras preparações.

 

Sugestão – Molho de limão para salada

 

Ingredientes – 50 ml de limão para 150 ml de azeite, 1 colher de cheiro verde picado, sal e pimenta a gosto.

 

Modo de preparo – Coloque os ingredientes em um pote de vidro com tampa, feche e chacoalhe bem até ficar homogêneo e cremoso. Se preferir, bata à mão com garfo ou fouet até atingir uma consistência cremosa.

 

Viva a acidez – A acidez nos protege contra o hipercrescimento de bactérias, por exemplo, no intestino grosso, delgado, na pele e nos órgãos genitais. É por isso que os órgãos mais vulneráveis têm um PH mais baixo, mais ácido. No estômago, tecido com maior acidez, isso auxilia na digestão, principalmente das proteínas.

 

Não é só o ácido que explica problemas estomacais – Medicamentos, estresse e protozoários (H. pilori) podem deteriorar a camada que protege o estômago de seu próprio ácido. Problemas de motilidade e esvaziamento gástrico podem manter o volume no estômago por muito tempo e haver escape para o esôfago, que não tem proteção. O esfíncter do esôfago pode não funcionar direito e o conteúdo gástrico alcançá-lo, causando danos.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Mulher viveu por 99 anos sem saber que seus órgãos estavam nos lugares errados
Uma mulher de Oregon, nos Estados Unidos, viveu por 99 anos com uma das condições mais raras do mundo: ela tinha a maioria de seus órgãos do lado contrário....


Dentista ensina como manter o hálito saudável
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre de halitose....


Cresce em 264% o número de casos de dengue no país
O sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito......


Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em todo o país
A mobilização vai até 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News