Rondônia, - 01:48
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Esclerose múltipla aumenta risco de Alzheimer
Publicado Sábado, 18 de Março de 2017, às 18:53 | Fonte Superinteressante 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=324036&codDep=42" data-text="Esclerose múltipla aumenta risco de Alzheimer

  
 
 

 

(wildpixel/iStock)

 

 

De acordo com Relatório Mundial de Alzheimer, liberado em 2016, a cada três segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo. O problema, que deve triplicar até 2050, acaba de ser estudado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os resultados apontam uma conexão inusitada: quem tem uma disfunção autoimune apresenta maior probabilidade de padecer desse mal.

 

Os pesquisadores coletaram dados de hospitais britânicos entre 1998 e 2012, que abrangiam mais de 1,8 milhão de pacientes com uma das 25 condições autoimunes estudadas. Em média, esses indivíduos possuíam um risco 20% maior de sofrerem de demência.

 

Algumas doenças apresentaram uma ligação especialmente forte com os problemas de memória. A ligação mais notável foi com a esclerose múltipla, enfermidade que danifica os neurônios e compromete a movimentação. Seus portadores corriam um risco 97% maior de manifestar déficits cognitivos. A psoríase, que causa irritações e descama a pele, também chamou a atenção dos experts. Ela foi ligada a um aumento de 29% na possibilidade de ser diagnosticado com demência.

 

A investigação também trouxe uma exceção: os participantes com artrite reumatoide pareciam estar protegidos contra a perda das capacidades mentais. A hipótese dos médicos é que isso acontece pelo uso de anti-inflamatórios não esteroides, que já foram relacionados à redução do risco de Alzheimer em pesquisas anteriores.

 

*Este conteúdo foi publicado originalmente na Revista Saúde.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Transplante de barba: saiba como funciona
...


A vítima de febre amarela que foi diagnosticada com sinusite, infecção urinária e enxaqueca
...


Agevisa alerta para cuidados que podem ser tomados para evitar a doença de chagas em Rondônia
A Agência estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) retomará neste primeiro semestre todas as parcerias com órgãos públicos de produção, consumo e fiscalização sanitária em Rondônia...


Por que mulheres morrem mais do que homens após ataques cardíacos
...

 

::: Publicidade :::

a



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE