Rondônia, - 04:52

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Não falta sangue em Guajará-Mirim
Não falta sangue em Guajará-Mirim, diz governo
O Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, Sid Orleans, viajou na manhã de ontem para Guajará Mirim com o intuito de fazer o levantamento da veracidade de informações referentes à falta de sangue...
Publicado Sábado, 18 de Março de 2017, às 16:52 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=324001&codDep=42" data-text="Não falta sangue em Guajará-Mirim, diz governo

  
 
 

O Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, Sid Orleans, viajou na manhã de ontem para Guajará Mirim com o intuito de fazer o levantamento da veracidade de informações referentes à falta de sangue disparada nos meios de comunicação por representantes do Conselho Municipal de Saúde.
No mês de novembro do ano passado a Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará, devido a sua baixa produção de sangue, com o consequente encarecimento do produto e até para gerar eficiência ao gasto do dinheiro público, foi reclassificada para Agência Transfusional que apenas estoca e guarda sangue. Com isto parte dos profissionais foram devolvidos a Secretaria Estadual de Saúde para ofertar o suporte necessário ao funcionamento do Hospital e futura abertura do novo Hospital Regional.
Acontece que nos últimos dias segundo Orleans, muitos boatos chegaram à imprensa e até a Assembléia Legislativa de que estava faltando sangue e que, ao mesmo tempo, o produto estava sendo extraviado. “A Agência de Guajará é uma das mais bem equipadas e estamos enviando o sangue em quantidade que excede a necessidade, explica o Presidente.

Durante reunião com os técnicos de Guajará ficou evidenciado que apenas 44 bolsas venceram entre os meses de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, o que é plenamente aceitável, segundo Sid, tendo em vista que as hemácias tem apenas 35 dias de vida e as plaquetas 5 dias. “Não está fatando sangue. Precisamos apenas melhorar a logística e a comunicação entre o Hemocentro Coordenador, as Unidades de Coleta e Transfusão e as Agências Transfusionais e isto será totalmente resolvido no município de Guajará Mirim nos próximos dez dias, finaliza o Presidente. 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Este cara tinha um “segundo dedo” crescendo sobre o seu dedo médio
...


Diga adeus aos lábios ressecados no Outono
...


Confira as dicas essenciais para preparar bem os cogumeloss
...


Contato com plástico na gravidez afeta fertilidade por gerações
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM