Rondônia, - 00:44
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Papa Francisco estaria aberto à ordenação de homens casados
Publicado Sexta-Feira, 10 de Março de 2017, às 11:55 | Fonte Do G1 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=323439&codDep=67" data-text="Papa Francisco estaria aberto à ordenação de homens casados
  
 
 

 

Resultado de imagem para Papa Francisco estaria aberto à ordenação de homens casados

Papa Francisco chega à Praça de São Pedro para a audiência geral semanal no Vaticano em 1º de março (Foto: Andrew Medichini/AP Photo)

 

 

O Papa Francisco considerou em uma entrevista ao jornal alemão "Die Zeit", publicada na quinta-feira (9), que é necessário "refletir" sobre a possibilidade de ordenar os chamados "viri probati", homens maduros envolvidos na Igreja e casados, de acordo com a France Presse.

 

"Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas", detalhou o papa ao jornal de Hamburgo, dando forma ao projeto que ele menciona há vários anos.

 

Muitos na Igreja acreditam que, dada a falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor: ao lados dos padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação, recomendam ordenar os "viri probati", homens casados, aposentados e com tempo e que construíram um longo compromisso na Igreja.

 

Estes católicos que quiserem se colocar ao serviço da Igreja têm a oportunidade de se tornar diáconos, mas não sacerdotes. O diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio e nele podem administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente só os homens podem receber.

 

Em várias ocasiões, o papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados não era um ponto imutável da doutrina.

 

Bento XVI já havia afirmado que este não era um dogma, como é, por exemplo, a fé na ressurreição de Cristo.

 

No entanto, o pontífice sustentou que permitir aos seminaristas escolher o celibato "não era a solução".

 

Falta de padres

 

Em um trecho da entrevista reproduzida pela Rádio Vaticano, em português, o pontífice afirmou que existe uma falta de padres principalmente na Suíça. "É um grande problema. Na Suíça é pior, não? Muitas paróquias estão nas mãos de mulheres dedicadas que nos domingos conduzem as orações. É um problema a falta de vocações. É um problema que a Igreja deve resolver, procurar como resolver isso”, declarou.

 

Para o Papa Francisco, a baixa natalidade contribui para o baixo número de padres. Para reverter a situação, seria preciso intensificar a oração pelas vocações, mas ressalta que é preciso fazer uma boa seleção. “Hoje, temos muitos jovens que depois arruínam a Igreja, porque não são sacerdotes por vocação. O problema das vocações é um problema grave”, destacou.

 

 

Resultado de imagem para Papa Francisco estaria aberto à ordenação de homens casados

Papa Francisco deixando Ariccia, na Itália, nesta sexta-feira (10), em último dia de retiro espiritual (Foto: Osservatore Romano / AFP )

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa terá encontro inédito hoje com líderes da União Europeia
...


Desde 2010, uma nova organização religiosa surge por hora
...


Papa Francisco visita população carente durante passagem rápida por Milão
...


Papa expressa solidariedade a todos os afetados pelo ataque de Londres
...

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE