Rondônia, - 12:40
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Entenda o caso do jovem que morreu após levar um soco
Publicado Quinta-Feira, 2 de Março de 2017, às 10:19 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=322851&codDep=42" data-text="Entenda o caso do jovem que morreu após levar um soco
  
 
 

 

Oliver Dearlove foi golpeado enquanto conversava com um grupo de mulheres na saída de um bar e não resistiu à agressão.

Oliver Dearlove foi golpeado enquanto conversava com um grupo de mulheres na saída de um bar e não resistiu à agressão. (Polícia Metropolitana de Londres/Divulgação)

 

 

O britânico Oliver Dearlove, de 30 anos, foi golpeado na cabeça após sair de um bar em Londres, na Inglaterra, com amigos, em agosto do ano passado. O motivo, aparentemente, foi o fato de Oliver ter se aproximado de um grupo de mulheres que comemoravam um aniversário com Trevor, o agressor, de 31 anos.

 

“Não entendemos por que o rapaz bateu nele, aconteceu tudo muito rapidamente”, disse Andrew Cook, amigo da vítima que acompanhou o incidente, à BBC. Depois de horas do ataque, Oliver não resistiu e morreu.

 

Um soco pode matar

 

Embora seja assustador, casos como o de Oliver não são assim tão raros. Segundo a BBC Brasil, a ONG australiana One Punch Can Kill – em tradução livre, “um soco pode matar” – registrou mais de 80 casos parecidos desde 2007. Ann Bartlett fundou a ONG após seu filho, Kyle, morrer ao receber um soco em uma briga de bar em 2009. Em outubro do ano passado, também na Inglaterra, Richard Eveleigh foi preso por matar com um soco, após uma discussão, seu melhor amigo Paul Lightowler. Eles se conheciam havia 45 anos. Com isso, a mensagem da organização é clara: “Seja um herói e afaste-se de brigas”.

 

De acordo com o cirurgião ortopédico Duncan Bew,do Hospital Kings College, em Londres, as mortes por um único soco tendem a acontecer por três motivos: dano fatal no cérebro, resposta fisiológica que faz com que a pessoa pare de respirar e o cérebro fique sem oxigênio ou quando a vítima bate a cabeça em uma superfície dura após perder a consciência devido ao soco. 

 

“Muitas vezes as pessoas dão muita importância aos ferimentos penetrantes, mas, na verdade, bater em alguém na cabeça pode ser igualmente fatal”, explicou Duncan Bew, cirurgião ortopédico do Hospital Kings College, em Londres, à BBC. O impacto é semelhante ao de ser atingido no topo da cabeça, com um bloco de concreto, salienta o especialista.

 

Casos de violência

 

Atos de violência praticados por homens jovens, muitas vezes motivados pelo consumo excessivo do álcool, são os principais casos. Para Finola Farrant, criminologista da Universidade de Roehampton, em Londres, em entrevista à BBC, a justiça precisa analisar até que ponto os acusados são realmente culpados levando em conta as causas ou se eles sabiam que apenas um soco poderia ser fatal. 

 

No Reino Unido, ataques como esse geralmente são julgados como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, com penas de até cinco anos de prisão. No Brasil, é previsto de um a três anos.

 

Na última quinta-feira, Trevor foi absolvido das acusações de homicídio doloso, quando há intenção de matar, mas irá enfrentar cinco anos de prisão.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Maternidades do Acre ganham cartórios para facilitar o registro de bebês
Apenas 60% das crianças acreanas possuem certidão de nascimento...


Marido e mulher morrem com 40 minutos de diferença após 69 anos de casamento
...


Em caso raro, mulher dá à luz trigêmeos idênticos em Londrina
Meninos nasceram no dia 21 de abril, no Hospital Universitário. Mãe não passou por tratamento de fertilização antes de engravidar....


Brasil, um país de obesos
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE