Rondônia, - 02:06

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Ferramenta de apoio para o vereador
Palestrante destaca que Interlegis é ferramenta de apoio para o vereador
O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:34 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis. O evento está sendo realizado no auditório da Ulbra, em Porto Velho.

 

“O papel mais relevante do vereador é legislar em assuntos de interesse do município, sem invadir a competência estadual e federal. Mas não se pode desconsiderar que o vereador deve fiscalizar as ações do executivo, não só para atestar a legalidade, mas na eficiência dos atos”, argumentou Luiz Fernando. Ele lembrou que o Ministério Publico tem firmado termos de ajustamento de gestão para exigir eficácia das ações legislativas e executivas nos municípios.

 

Luiz Fernando enumerou áreas onde o vereador deve ter grande ênfase na atuação, como as questões ambientais, “ainda mais em se tratando da região amazônica” e nos espaços públicos da cidade, “em especial na mobilidade urbana e no código de postura”.

 

Mas, para o palestrante, estes aspectos não tornam menos importante a atuação legislativa para fortalecer a saúde e educação, além do esporte e do incentivo às ações sociais.

 

O palestrante revelou que o Interlegis, programa de intercâmbio de informação do Senado Federal em apoio aos legislativos dos Estados e municípios, disponibiliza um excelente banco de dados como iniciativas que deram certo e que podem ser aplicadas nas cidades. “A tecnologia e a maior disponibilidade de informação é um grande aliado do vereador nos dias de hoje”, afirmou.

 

 

 

ALE/RO - DECOM - [Alexandre Badra]

 

Foto: José Hilde 

 

 

 

FOTOS

 

 







Veja também em Ação Parlamentar


Facebook é uma mídia ainda muito dominante
Não se pode negar as grandes vantagens que as redes sociais nos proporcionam...


Taxistas pedem regulamentação de lei que foi sancionada em 2010
Reunidos com deputados estaduais, na tarde desta terça-feira (24), representantes dos taxistas solicitaram a regulamentação da Lei Estadual 2366, de 15 de dezembro de 2010, que instituiu o Serviço de Transporte Público Alternativo Intermunicipal de...


Luizinho Goebel cobra manutenção da BR 364
O deputado Luizinho Goebel (PV), durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), contestou a falta de comprometimento do órgão responsável pela manutenção da BR 364....


Dr. Neidson é proponente de homenagem ao Projeto Bulliyng e a servidor da Seduc
Na próxima segunda-feira (25), às 9h, uma Sessão Solene, de propositura do deputado Dr. Neidson (PMN) homenageará com a entrega de Voto de Louvor, os integrantes do Projeto Bulliyng, realizado em Porto Velho....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News