Rondônia, - 02:36

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Ferramenta de apoio para o vereador
Palestrante destaca que Interlegis é ferramenta de apoio para o vereador
O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:34 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis. O evento está sendo realizado no auditório da Ulbra, em Porto Velho.

 

“O papel mais relevante do vereador é legislar em assuntos de interesse do município, sem invadir a competência estadual e federal. Mas não se pode desconsiderar que o vereador deve fiscalizar as ações do executivo, não só para atestar a legalidade, mas na eficiência dos atos”, argumentou Luiz Fernando. Ele lembrou que o Ministério Publico tem firmado termos de ajustamento de gestão para exigir eficácia das ações legislativas e executivas nos municípios.

 

Luiz Fernando enumerou áreas onde o vereador deve ter grande ênfase na atuação, como as questões ambientais, “ainda mais em se tratando da região amazônica” e nos espaços públicos da cidade, “em especial na mobilidade urbana e no código de postura”.

 

Mas, para o palestrante, estes aspectos não tornam menos importante a atuação legislativa para fortalecer a saúde e educação, além do esporte e do incentivo às ações sociais.

 

O palestrante revelou que o Interlegis, programa de intercâmbio de informação do Senado Federal em apoio aos legislativos dos Estados e municípios, disponibiliza um excelente banco de dados como iniciativas que deram certo e que podem ser aplicadas nas cidades. “A tecnologia e a maior disponibilidade de informação é um grande aliado do vereador nos dias de hoje”, afirmou.

 

 

 

ALE/RO - DECOM - [Alexandre Badra]

 

Foto: José Hilde 

 

 

 

FOTOS

 

 







Veja também em Ação Parlamentar


Ezequiel Neiva anuncia liberação de R$ 500 mil para a reforma do centro cirúrgico de Colorado do Oeste
Emenda do parlamentar garante a recuperação do centro cirúrgico, que está desativado há seis anos...


Deputados aprovam PEC que disciplina reservas ambientais em Rondônia
Os deputados Maurão de Carvalho (MDB), Jean Oliveira (MDB) e Alex Redano (PRB), tiveram aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), alterando o § 2º do art. 6º, acrescenta o inciso XIII ao art. 3...


Léo Moraes indica criação e reativação de residências do DER
O deputado Léo Moraes (PTB), indicou ao governo de Rondônia a necessidade de criar uma residência do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) no distrito de União Bandeirantes, de Porto Velho e a reativação da Re...


Deputado Laerte Gomes participa da entrega de veículo na Agrovila em Presidente Médici
No final de semana, o deputado Laerte Gomes (PSDB) esteve no Assentamento Chico Mendes III, na Agrovila, no município de Presidente Médici onde participou da entrega de um veículo Spin sete lugares, adquirido, através de emenda parlamentar no valor...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News