Rondônia, - 04:11

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Ferramenta de apoio para o vereador
Palestrante destaca que Interlegis é ferramenta de apoio para o vereador
O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:34 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis. O evento está sendo realizado no auditório da Ulbra, em Porto Velho.

 

“O papel mais relevante do vereador é legislar em assuntos de interesse do município, sem invadir a competência estadual e federal. Mas não se pode desconsiderar que o vereador deve fiscalizar as ações do executivo, não só para atestar a legalidade, mas na eficiência dos atos”, argumentou Luiz Fernando. Ele lembrou que o Ministério Publico tem firmado termos de ajustamento de gestão para exigir eficácia das ações legislativas e executivas nos municípios.

 

Luiz Fernando enumerou áreas onde o vereador deve ter grande ênfase na atuação, como as questões ambientais, “ainda mais em se tratando da região amazônica” e nos espaços públicos da cidade, “em especial na mobilidade urbana e no código de postura”.

 

Mas, para o palestrante, estes aspectos não tornam menos importante a atuação legislativa para fortalecer a saúde e educação, além do esporte e do incentivo às ações sociais.

 

O palestrante revelou que o Interlegis, programa de intercâmbio de informação do Senado Federal em apoio aos legislativos dos Estados e municípios, disponibiliza um excelente banco de dados como iniciativas que deram certo e que podem ser aplicadas nas cidades. “A tecnologia e a maior disponibilidade de informação é um grande aliado do vereador nos dias de hoje”, afirmou.

 

 

 

ALE/RO - DECOM - [Alexandre Badra]

 

Foto: José Hilde 

 

 

 

FOTOS

 

 







Veja também em Ação Parlamentar


Deputado Lebrão indica serviços para Costa Marques e bairro da capital
O deputado José Lebrão (MDB), indicou ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) a necessidade de elevação do aterro na linha 02 no município de Costa Marques e serviços de limpeza e encascalhamento na rua Santa Catarina e entornos do bairro Flo...


Adelino Follador acompanha andamento de obras no Vale do Jamari
Na manhã desta sexta-feira (27), o deputado Adelino Follador esteve na 2ª Residência Regional do DER em Ariquemes....


Léo Moraes cobra projeto que altera lei que trata o Estatuto da Polícia Civil
O deputado Léo Moraes (PTB) indicou ao Poder Executivo que seja enviado a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que acrescenta o §3º no Art. 96 da Lei Complementar nº 76, que trata sobre o Estatuto da Polícia Civil de Rondônia....


Follador cobra recursos de transporte escolar, conclusão de obra e energia para escola
Em reunião com o prefeito de Monte Negro, Evandro Marques (DEM), as empresas que fazem o transporte escolar no município cobraram agilidade no pagamento pela prestação do serviço, pois já estavam planejando paralisar as atividades antes do recesso ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News