Rondônia, - 21:07

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Imagem do Legislativo
Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo
As técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, são procedimentos previstos em lei e que refletem a imagem do Legislativo.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:25 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321724&codDep=53" data-text="Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo

  
 
 

 

As técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, são procedimentos previstos em lei e que refletem a imagem do Legislativo. O alerta foi do coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo, que abordou o tema no 1º Encontro de Legisladores Municipais, em Porto Velho.

 

Ele alertou que, com os meios tecnológicos disponíveis, uma solenidade pública é assistida em qualquer lugar do mundo através da internet, o que aumenta a responsabilidade de quem organiza o cerimonial.

 

Qual a conclusão que um cidadão terá se ele assistir a uma sessão legislativa onde todos estão em pé e gritam desordenadamente? E qual seria a percepção se todos estivessem sentados, debatendo os temas de forma protocolar? O cidadão prossegue, já tem dificuldade em entender o papel do vereador e, se observar uma desordem, terá menos condições ainda de compreensão.

 

Biondo relacionou erros mais comuns em cerimoniais, como solenidades demoradas, com dezenas de discursos e com citação nominal de cada uma das autoridades presentes, por cada pessoa que for discursar. É preciso simplificar, mas sem informalidade.

 

O palestrante orientou sobre formação da mesa diretora, do posicionamento das autoridades durante o Hino Nacional, o nível hierárquico nos municípios, a ordem dos pronunciamentos e as formas de tratamento protocolar.

 

A postura do vereador também foi destacada pelo palestrante. “Uma coisa é o candidato em busca de votos, outra é sua atuação como vereador em plenário. A postura deve ser de legislador, bem como sua vestimenta”.

 

 

 

Modernidade

 

Francisco Biondo, também apresentou aos participantes do 1º Encontro dos Legisladores Municipais os recursos disponíveis para a modernização do Legislativo.

 

Biondo lembrou que a partir do surgimento da internet, o Senado Federal tem investido na tecnologia para capacitar seus servidores e apoiar os legislativos em todo Brasil. Ele citou o Interlegis, o programa que integra todos os legislativos e permite o intercâmbio de informações e o sistema de videoconferência.

 

Outro avanço foi o desenvolvimento de programas para que os legislativos informatizassem seus processos. Hoje o cidadão pode entrar em um site e observar os projetos em pauta, os relatórios, votos e toda tramitação, proporcionando transparência e eficiência.

 

Biondo elencou uma série de ações que podem ser desenvolvidas em apoio aos legislativos, bastando que procurem o Senado Federal, mas alertou que é preciso também qualificar a mão de obra que atuará nestas tecnologias.

 

Após a palestra, Biondo ainda respondeu a perguntas dos vereadores sobre o tema.

 

 

 

FOTOS

 

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Deputado Edson Martins confirma nota de empenho para implantação de brinquedoteca em hospital de Cerejeiras
O deputado Edson Martins (MDB), 1º vice-presidente esteve no município de Cerejeiras na última sexta-feira (15) juntamente com o vereador José Carlos Valendorff (MDB), onde entregou a cópia da nota de empenho à diretora Marly Alves, para implantaçã...


Rosangela Donadon apresenta projeto que institui cadastro para bloquear ligações de telemarketing
A deputada Rosangela Donadon (PDT) é autora do projeto de lei que institui o cadastro ‘Não Perturbe’, que bloqueia o recebimento de ligações de empresas de telemarketing. ...


Anderson do Singeperon intercede por remanescentes do curso da PM de 2014
O deputado Anderson do Singeperon (Pros), na manhã desta terça-feira (15) se reuniu com remanescentes do curso da Polícia Militar de 2014 que buscam apoio junto ao parlamentar para conseguirem a prorrogação da validade do concurso público....


Cônsul boliviano visita Assembleia e reforça interesse em fortalecer negócios
Brasil, em especial Rondônia, tem interesse no sal e na uréia produzidos na Bolívia...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM