Rondônia, - 16:36
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Imagem do Legislativo
Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo
As técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, são procedimentos previstos em lei e que refletem a imagem do Legislativo.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:25 | Fonte Ale - Ascom 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321724&codDep=53" data-text="Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo

  
 
 

 

As técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, são procedimentos previstos em lei e que refletem a imagem do Legislativo. O alerta foi do coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo, que abordou o tema no 1º Encontro de Legisladores Municipais, em Porto Velho.

 

Ele alertou que, com os meios tecnológicos disponíveis, uma solenidade pública é assistida em qualquer lugar do mundo através da internet, o que aumenta a responsabilidade de quem organiza o cerimonial.

 

Qual a conclusão que um cidadão terá se ele assistir a uma sessão legislativa onde todos estão em pé e gritam desordenadamente? E qual seria a percepção se todos estivessem sentados, debatendo os temas de forma protocolar? O cidadão prossegue, já tem dificuldade em entender o papel do vereador e, se observar uma desordem, terá menos condições ainda de compreensão.

 

Biondo relacionou erros mais comuns em cerimoniais, como solenidades demoradas, com dezenas de discursos e com citação nominal de cada uma das autoridades presentes, por cada pessoa que for discursar. É preciso simplificar, mas sem informalidade.

 

O palestrante orientou sobre formação da mesa diretora, do posicionamento das autoridades durante o Hino Nacional, o nível hierárquico nos municípios, a ordem dos pronunciamentos e as formas de tratamento protocolar.

 

A postura do vereador também foi destacada pelo palestrante. “Uma coisa é o candidato em busca de votos, outra é sua atuação como vereador em plenário. A postura deve ser de legislador, bem como sua vestimenta”.

 

 

 

Modernidade

 

Francisco Biondo, também apresentou aos participantes do 1º Encontro dos Legisladores Municipais os recursos disponíveis para a modernização do Legislativo.

 

Biondo lembrou que a partir do surgimento da internet, o Senado Federal tem investido na tecnologia para capacitar seus servidores e apoiar os legislativos em todo Brasil. Ele citou o Interlegis, o programa que integra todos os legislativos e permite o intercâmbio de informações e o sistema de videoconferência.

 

Outro avanço foi o desenvolvimento de programas para que os legislativos informatizassem seus processos. Hoje o cidadão pode entrar em um site e observar os projetos em pauta, os relatórios, votos e toda tramitação, proporcionando transparência e eficiência.

 

Biondo elencou uma série de ações que podem ser desenvolvidas em apoio aos legislativos, bastando que procurem o Senado Federal, mas alertou que é preciso também qualificar a mão de obra que atuará nestas tecnologias.

 

Após a palestra, Biondo ainda respondeu a perguntas dos vereadores sobre o tema.

 

 

 

FOTOS

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


Deputado Jesuíno Boabaid solicita prorrogação de concursos da Polícia e Bombeiro Militar
O deputado Jesuíno Boabaid (PMN), fez indicação ao Poder Executivo, solicitando a prorrogação dos concursos públicos da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia....


Deputados asseguram emenda extra de R$ 1 milhão para asfaltamento em Ariquemes
Graças a uma emenda em conjunto dos deputados Adelino Follador (DEM), Saulo Moreira (PDT), Alex Redano (PRB) e Geraldo da Rondônia (PSC), a cidade de Ariquemes vai receber um recurso extra, no valor de R$ 1 milhão, para obras de asfaltamento urbano...


Assembleia Legislativa discute Projeto de Lei que faz alterações na administração do Estado
A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (16) audiência pública para discutir o Projeto de Lei que prevê alterações na administração do Poder Executivo Estadual com a categoria de socioeducadores....


Lazinho da Fetagro indica instalação de câmeras monitoras em escolas
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao Poder Executivo para que, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sejam implantadas câmeras de segurança nos redores das escolas não militarizadas de Rondônia....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::